Práticas Avaliativas de Professores que Ensinam Matemática para Alunos Surdos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queiroz, Marcia
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Borralho, António, Matos, Mônica
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/33505
Resumo: Esse texto compartilha parte da pesquisa doutoral que vem analisando as práticas avaliativas desenvolvidas por professoras que ensinam Matemática para alunos surdos nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Esse objetivo foi orientado pelo questionamento: Em que termos as professoras que ensinam matemática para alunos surdos nos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma escola especializada desenvolvem práticas avaliativas? Os conceitos estruturantes da tese são Avaliação para aprendizagem matemática; Práticas avaliativas de professores que ensinam matemática; Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, Formação de professores que ensinam matemática;Formação continuada de professores e Ensino Remoto Emergencial. Para esse evento apresentamos um dos conceitos estruturantes da pesquisa, a metodologia adotada e um recorte da análise da pesquisa. Esperamos que o compartilhamento desta pesquisa aprofunde e incentive o estudo na área das práticas avaliativas em sala de aula contribuindo para a integração entre o ensino, a avaliação e a aprendizagem.
id RCAP_aac5516a1edcc9f415d57aed5ec15c33
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/33505
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Práticas Avaliativas de Professores que Ensinam Matemática para Alunos SurdosAvaliação EscolarAvaliação formativaProfessores que ensinam matemáticaEducação EspecialAluno surdoEsse texto compartilha parte da pesquisa doutoral que vem analisando as práticas avaliativas desenvolvidas por professoras que ensinam Matemática para alunos surdos nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Esse objetivo foi orientado pelo questionamento: Em que termos as professoras que ensinam matemática para alunos surdos nos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma escola especializada desenvolvem práticas avaliativas? Os conceitos estruturantes da tese são Avaliação para aprendizagem matemática; Práticas avaliativas de professores que ensinam matemática; Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, Formação de professores que ensinam matemática;Formação continuada de professores e Ensino Remoto Emergencial. Para esse evento apresentamos um dos conceitos estruturantes da pesquisa, a metodologia adotada e um recorte da análise da pesquisa. Esperamos que o compartilhamento desta pesquisa aprofunde e incentive o estudo na área das práticas avaliativas em sala de aula contribuindo para a integração entre o ensino, a avaliação e a aprendizagem.IFPA (Brasil)2023-01-17T11:23:04Z2023-01-172022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/33505http://hdl.handle.net/10174/33505porQueiroz, M., Borralho, A. & Matos, M. (2022). Práticas Avaliativas de Professores que Ensinam Matemática para Alunos Surdos. Anais do XIII Encontro Paraense de Educação Matemática (EPAEM) e V Seminário de Estudos e Pesquisa em Didática da Matemática (SPDMAT) (pp. 1-20). IFPA. http://www.even3.com.br/sinepem20211489978-65-00-36017-2http://www.even3.com.br/sinepem2021DPEmercyaqueiroz@yahoo.com.bramab@uevora.ptmonicagoncal@hotmail.comAnais do XIII Encontro Paraense de Educação Matemática (EPAEM) e V Seminário de Estudos e Pesquisa em Didática da Matemática (SPDMAT)229Queiroz, MarciaBorralho, AntónioMatos, Mônicainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:35:19Zoai:dspace.uevora.pt:10174/33505Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:22:17.452327Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Práticas Avaliativas de Professores que Ensinam Matemática para Alunos Surdos
title Práticas Avaliativas de Professores que Ensinam Matemática para Alunos Surdos
spellingShingle Práticas Avaliativas de Professores que Ensinam Matemática para Alunos Surdos
Queiroz, Marcia
Avaliação Escolar
Avaliação formativa
Professores que ensinam matemática
Educação Especial
Aluno surdo
title_short Práticas Avaliativas de Professores que Ensinam Matemática para Alunos Surdos
title_full Práticas Avaliativas de Professores que Ensinam Matemática para Alunos Surdos
title_fullStr Práticas Avaliativas de Professores que Ensinam Matemática para Alunos Surdos
title_full_unstemmed Práticas Avaliativas de Professores que Ensinam Matemática para Alunos Surdos
title_sort Práticas Avaliativas de Professores que Ensinam Matemática para Alunos Surdos
author Queiroz, Marcia
author_facet Queiroz, Marcia
Borralho, António
Matos, Mônica
author_role author
author2 Borralho, António
Matos, Mônica
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Queiroz, Marcia
Borralho, António
Matos, Mônica
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação Escolar
Avaliação formativa
Professores que ensinam matemática
Educação Especial
Aluno surdo
topic Avaliação Escolar
Avaliação formativa
Professores que ensinam matemática
Educação Especial
Aluno surdo
description Esse texto compartilha parte da pesquisa doutoral que vem analisando as práticas avaliativas desenvolvidas por professoras que ensinam Matemática para alunos surdos nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Esse objetivo foi orientado pelo questionamento: Em que termos as professoras que ensinam matemática para alunos surdos nos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma escola especializada desenvolvem práticas avaliativas? Os conceitos estruturantes da tese são Avaliação para aprendizagem matemática; Práticas avaliativas de professores que ensinam matemática; Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, Formação de professores que ensinam matemática;Formação continuada de professores e Ensino Remoto Emergencial. Para esse evento apresentamos um dos conceitos estruturantes da pesquisa, a metodologia adotada e um recorte da análise da pesquisa. Esperamos que o compartilhamento desta pesquisa aprofunde e incentive o estudo na área das práticas avaliativas em sala de aula contribuindo para a integração entre o ensino, a avaliação e a aprendizagem.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01T00:00:00Z
2023-01-17T11:23:04Z
2023-01-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/33505
http://hdl.handle.net/10174/33505
url http://hdl.handle.net/10174/33505
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Queiroz, M., Borralho, A. & Matos, M. (2022). Práticas Avaliativas de Professores que Ensinam Matemática para Alunos Surdos. Anais do XIII Encontro Paraense de Educação Matemática (EPAEM) e V Seminário de Estudos e Pesquisa em Didática da Matemática (SPDMAT) (pp. 1-20). IFPA. http://www.even3.com.br/sinepem2021
1489
978-65-00-36017-2
http://www.even3.com.br/sinepem2021
DPE
mercyaqueiroz@yahoo.com.br
amab@uevora.pt
monicagoncal@hotmail.com
Anais do XIII Encontro Paraense de Educação Matemática (EPAEM) e V Seminário de Estudos e Pesquisa em Didática da Matemática (SPDMAT)
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv IFPA (Brasil)
publisher.none.fl_str_mv IFPA (Brasil)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136704752254976