Práticas Avaliativas de Professores que Ensinam Matemática para Alunos Surdos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/33470 |
Resumo: | Esse artigo compartilha parte da pesquisa doutoral que vem analisando as práticas avaliativas desenvolvidas por professoras que ensinam Matemática para alunos surdos nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Esse objetivo foi orientado pelo questionamento: Em que termos as professoras que ensinam matemática para alunos surdos nos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma escola especializada desenvolvem práticas avaliativas? Os conceitos estruturantes da tese são Avaliação para aprendizagem matemática; Práticas avaliativas de professores que ensinam matemática; Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, Formação de professores que ensinam matemática; Formação continuada de professores e Ensino Remoto Emergencial. Para esse evento apresentamos um dos conceitos estruturantes da pesquisa, a metodologia adotada e um recorte da análise da pesquisa. Esperamos que o compartilhamento desta pesquisa aprofunde e incentive o estudo na área das práticas avaliativas em sala de aula contribuindo para a integração entre o ensino, a avaliação e a aprendizagem |
id |
RCAP_f8dd9eea4d2f7815afaab07f0b987b8e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/33470 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Práticas Avaliativas de Professores que Ensinam Matemática para Alunos SurdosAvaliação EscolarAvaliação formativaProfessores que ensinam matemáticaEducação EspecialAluno surdoEsse artigo compartilha parte da pesquisa doutoral que vem analisando as práticas avaliativas desenvolvidas por professoras que ensinam Matemática para alunos surdos nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Esse objetivo foi orientado pelo questionamento: Em que termos as professoras que ensinam matemática para alunos surdos nos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma escola especializada desenvolvem práticas avaliativas? Os conceitos estruturantes da tese são Avaliação para aprendizagem matemática; Práticas avaliativas de professores que ensinam matemática; Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, Formação de professores que ensinam matemática; Formação continuada de professores e Ensino Remoto Emergencial. Para esse evento apresentamos um dos conceitos estruturantes da pesquisa, a metodologia adotada e um recorte da análise da pesquisa. Esperamos que o compartilhamento desta pesquisa aprofunde e incentive o estudo na área das práticas avaliativas em sala de aula contribuindo para a integração entre o ensino, a avaliação e a aprendizagemIFPA2023-01-16T16:05:47Z2023-01-162022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://hdl.handle.net/10174/33470http://hdl.handle.net/10174/33470porQueiroz, M., Borralho, A. & Matos, M. (2022). Práticas Avaliativas de Professores que Ensinam Matemática para Alunos Surdos. Anais do XIII Encontro Paraense de Educação Matemática (EPAEM) e V Seminário de Estudos e Pesquisa em Didática da Matemática (SPDMAT) (pp. 1-20). IFPA. http://www.even3.com.br/sinepem2021IFPA - Campus Belém (Brasil)20978-65-00-36017-2http://www.even3.com.br/sinepem2021Práticas Avaliativas de Professores que Ensinam Matemática para Alunos SurdossimnaonaoDepartamento de Pedagogia e Educaçãomercyaqueiroz@yahoo.com.bramab@uevora.ptmonicagoncal@hotmail.com229Queiroz, MarciaBorralho, AntónioMatos, Mônicainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:35:19Zoai:dspace.uevora.pt:10174/33470Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:22:17.270931Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas Avaliativas de Professores que Ensinam Matemática para Alunos Surdos |
title |
Práticas Avaliativas de Professores que Ensinam Matemática para Alunos Surdos |
spellingShingle |
Práticas Avaliativas de Professores que Ensinam Matemática para Alunos Surdos Queiroz, Marcia Avaliação Escolar Avaliação formativa Professores que ensinam matemática Educação Especial Aluno surdo |
title_short |
Práticas Avaliativas de Professores que Ensinam Matemática para Alunos Surdos |
title_full |
Práticas Avaliativas de Professores que Ensinam Matemática para Alunos Surdos |
title_fullStr |
Práticas Avaliativas de Professores que Ensinam Matemática para Alunos Surdos |
title_full_unstemmed |
Práticas Avaliativas de Professores que Ensinam Matemática para Alunos Surdos |
title_sort |
Práticas Avaliativas de Professores que Ensinam Matemática para Alunos Surdos |
author |
Queiroz, Marcia |
author_facet |
Queiroz, Marcia Borralho, António Matos, Mônica |
author_role |
author |
author2 |
Borralho, António Matos, Mônica |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Queiroz, Marcia Borralho, António Matos, Mônica |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação Escolar Avaliação formativa Professores que ensinam matemática Educação Especial Aluno surdo |
topic |
Avaliação Escolar Avaliação formativa Professores que ensinam matemática Educação Especial Aluno surdo |
description |
Esse artigo compartilha parte da pesquisa doutoral que vem analisando as práticas avaliativas desenvolvidas por professoras que ensinam Matemática para alunos surdos nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Esse objetivo foi orientado pelo questionamento: Em que termos as professoras que ensinam matemática para alunos surdos nos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma escola especializada desenvolvem práticas avaliativas? Os conceitos estruturantes da tese são Avaliação para aprendizagem matemática; Práticas avaliativas de professores que ensinam matemática; Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, Formação de professores que ensinam matemática; Formação continuada de professores e Ensino Remoto Emergencial. Para esse evento apresentamos um dos conceitos estruturantes da pesquisa, a metodologia adotada e um recorte da análise da pesquisa. Esperamos que o compartilhamento desta pesquisa aprofunde e incentive o estudo na área das práticas avaliativas em sala de aula contribuindo para a integração entre o ensino, a avaliação e a aprendizagem |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-01T00:00:00Z 2023-01-16T16:05:47Z 2023-01-16 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/33470 http://hdl.handle.net/10174/33470 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/33470 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Queiroz, M., Borralho, A. & Matos, M. (2022). Práticas Avaliativas de Professores que Ensinam Matemática para Alunos Surdos. Anais do XIII Encontro Paraense de Educação Matemática (EPAEM) e V Seminário de Estudos e Pesquisa em Didática da Matemática (SPDMAT) (pp. 1-20). IFPA. http://www.even3.com.br/sinepem2021 IFPA - Campus Belém (Brasil) 20 978-65-00-36017-2 http://www.even3.com.br/sinepem2021 Práticas Avaliativas de Professores que Ensinam Matemática para Alunos Surdos sim nao nao Departamento de Pedagogia e Educação mercyaqueiroz@yahoo.com.br amab@uevora.pt monicagoncal@hotmail.com 229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
IFPA |
publisher.none.fl_str_mv |
IFPA |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136704744914944 |