Trabalho de Projeto: proteger para prevenir
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/4718 |
Resumo: | Relatório de Trabalho de Projeto do Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica |
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Trabalho de Projeto: proteger para prevenirInfecção – Prevenção e controlo nos cuidados de saúdeMetodologia de ProjectoDoente críticoCatástrofeInfection – Prevention and control in healthcareProject MethodologyCritical patientCatastropheRelatório de Trabalho de Projeto do Mestrado em Enfermagem Médico-CirúrgicaO presente Relatório de Trabalho de Projecto resultou da frequência do 2º Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica de natureza profissionalizante, realizado com o propósito da obtenção do grau de mestre em enfermagem, na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal. A sua concepção teve como alicerce o trabalho desenvolvido durante a frequência do 1º Curso de Pós-Licenciatura de Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica (CPLEE-MC), no contexto das Unidades Curriculares Enfermagem Médico-Cirúrgica I, II e III e dos Estágios I, II e III. Os três estágios decorreram numa unidade hospitalar na área metropolitana de Lisboa, entre 2011/01/12 e 2011/02/06, 2011/02/08 e 2011/05/08, 2011/06/22 e 2011/11/27. Durante este percurso foram desenvolvidos dois projectos. O Projecto de Intervenção em Serviço (PIS) que abordou a temática Infecção Associada aos Cuidados de Saúde (IACS). As IACS são uma realidade transversal a todas as unidades de saúde à escala global, provocam o agravamento do estado de saúde dos utentes, aumentam o tempo de internamento, a mortalidade e morbilidade e consequentemente adicionam custos económicos às instituições, utentes e famílias. A escolha desta área de intervenção prendeu-se com dois factores, ser uma área em que o Enfermeiro Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica detém conhecimento, aptidão para adoptar uma atitude proactiva, pedagógica e sensibilizadora dos pares neste contexto, ser uma área que espelha amplamente a qualidade dos cuidados que prestamos em articulação e complementaridade com os demais profissionais de saúde. O Projecto de Aprendizagem Clínica (PAC), colocou em evidência o desenvolvimento e aperfeiçoamento das competências de Mestre em enfermagem Médico-Cirúrgica, no cuidado ao utente crítico e sua família, na formação dos pares e equipa multidisciplinar na mesma área temática e na segurança de todos os profissionais, utentes e famílias. Através de uma metodologia descritiva o relatório foi-se edificando com a análise crítica e reflectida do caminho realizado.Abstract: This Report Work Project resulted from the 2nd Professional Master`s Degree in Medical – Surgical Nursing, performed with purpose of obtaining a master´s degree in nursing of the Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal. The Report was based on the work done during the frequency of the 1st Post – Graduate Specialization in Medical – Surgical Nursing, in the context of Curriculum Units Medical – Surgical Nursing I, II, III, were held in a Public Hospital from the Lisbon metropolitan area, between 2011/01/12 and 2011/02/6, 2011/02/08 and 2011/05/08, 2011/06/22 and 2011/11/27. Two projects were developed during this route. The Department Intervention Project addressed the subject Healthcare – Associated Infections. This is a cross-cutting reality affecting healthcare systems worldwide. This problem significantly contributes worsening of health status of users. Increase the hospital stay, mortality, morbidity and consequently enlarge economic costs to institutions, patients and families. The choice of this intervention area was arrested with two factors; it is an area which the Master Nurse in Medical – Surgical has knowledge, ability to take a proactive and pedagogical approach with peers’ nurses, it is an area that amply reflects the quality of nursing care we provide in articulation and complementarity with other health care professionals. The Clinical learning Project, made evident the development and improvement of Medical-Surgical Master Nurse skills in critical care to patient and their family, peers and multidisciplinary team formation and the safety of all professionals, patients and families. Through a descriptive methodology, this report was built with reflective and critical analysis of the way done.Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de SetúbalMartins, Maria de LurdesRepositório ComumRocha, Susana Cristina2013-09-20T09:15:30Z2013-012013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/4718porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:49:53Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/4718Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:06:03.902003Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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