Avaliação de perfis de risco em adolescentes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://repositorio.cespu.pt/handle/20.500.11816/130 http://hdl.handle.net/20.500.11816/130 |
Resumo: | As formulações sobre o fenómeno do crime foram acompanhando as ideologias que perpassaram pela história, considerando cada vez mais a sua multi-causalidade sócio-psicológica, bio-psicológica e psico-moral. Das várias teorias que conceptualizam este fenómeno, seleccionámos a Personal Interpersonal and Community-Reinforcement Theory (PIC-R) como referencial teórico de sustentação. A emergência da avaliação do risco está intimamente relacionada com a investigação do comportamento criminal e pode descrever-se em quatro gerações distintas, das quais se evidencia a última, a que pertence o Youth Level of Service / Case Management Inventory (YLS/CMI), instrumento utilizado neste estudo. Destaca-se ainda a importância desta avaliação na concepção de planos de intervenção personalizados mais eficazes. Objectivo: Esta investigação foi concebida com o propósito de avaliar perfis de risco em menores do sexo masculino que divergem na presença / ausência de medida de institucionalização durante o seu desenvolvimento psicossocial, bem como assinalar as necessidades interventivas mais evidentes. Método: Aplicámos o YLS/CMI a uma amostra de 56 adolescentes, 28 indivíduos institucionalizados (Grupo I) e 28 indivíduos não institucionalizados (Grupo NI). Resultados: O nível de risco global é significativamente superior no Grupo I, quando comparado com o Grupo NI. O primeiro apresenta ainda níveis de risco significativamente superiores nas sub-escalas de Contexto Familiar / Práticas Parentais; Educação / Emprego; Relação com os Pares; Tempos Livres e Personalidade / Comportamento, bem como um número significativamente superior de Factores de Protecção e de Outras Necessidades. |
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