Metodologia de memorização através de propostas gráficas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Parracho, Vasco
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/4121
Resumo: Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, 2011
id RCAP_aaf0aa603ae15b0fd7e328873a8c0227
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/4121
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Metodologia de memorização através de propostas gráficasMemória visualEnsino do desenhoRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2011Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, 2011A sociedade de hoje, com a grande facilidade no acesso à imagem, leva a maioria dos alunos a não exercitar a sua memória visual. Este relatório tem como objectivo ajudar a colmatar essa falha, de forma construir junto do aluno vocabulários gráficos, indispensáveis à criatividade. Esta pesquisa teve como principal referência Harold Speed, que descreve a memorização visual como um processo que exige uma interpretação artística e técnica daquilo que se está a ver. Optou-se então por desenhar no quadro uma proposta de forma a ser memorizada pelos alunos que assim já ultrapassam os problemas interpretativos da tridimensionalidade. Speed indica a necessidade de se memorizar todos os pormenores, os ângulos ou as linhas principais, o que nos levou a inserir mnemónicas visuais a acompanhar a proposta gráfica. A metodologia foi testada, pedindo-se aos alunos que resolvessem primeiro um exercício recorrendo à sua própria memória. A seguir o aluno respondia ao mesmo exercício mas já com a memorização da proposta e o auxílio das mnemónicas. Alguns sentiram maior segurança recorrendo às suas próprias referências do que memorizando propostas dadas. No entanto as melhores respostas foram obtidas na segunda resposta com a aplicação da metodologia. Constatou-se que através da apreensão de vocabulário gráfico o aluno pode ter mais facilidade na interpretação do mundo que o rodeia.In the modern society, it is very easy to get access to images. This promotes a lack of exercise of most students’ visual memory. This methodology aimed to fill this gap in order to build vocabulary charts, which are essential to creativity. The research had as its main source Harold Speed, who describes visual memory as a process that requires an artistic and technical interpretation of what one is seeing. However this creates a problem for students with shortcomings in representation. So we decided to draw in the board one image that should be memorized by the students, who thus have overcome the problems of translation from three dimensions. Speed indicates the need to memorize all the details, angles or the main lines, which led us to insert visual mnemonics with the proposed design. The methodology was tested by asking students to solve a first exercise using their own memory. After this, the students responded to the same exercise but now with the memorization of the proposals and mnemonics. Some felt safer with their own referrals rather than memorizing the proposals at hand. However, the majority responded better in the second resolution with the application of the methodology . It was found that through the seizure of graphic vocabulary, students may have greater ease in the artistic interpretation of the world around them.Queiroz, João Paulo, 1966-Repositório da Universidade de LisboaParracho, Vasco2011-09-15T14:10:29Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/4121porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-20T17:05:45Zoai:repositorio.ul.pt:10451/4121Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-20T17:05:45Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Metodologia de memorização através de propostas gráficas
title Metodologia de memorização através de propostas gráficas
spellingShingle Metodologia de memorização através de propostas gráficas
Parracho, Vasco
Memória visual
Ensino do desenho
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2011
title_short Metodologia de memorização através de propostas gráficas
title_full Metodologia de memorização através de propostas gráficas
title_fullStr Metodologia de memorização através de propostas gráficas
title_full_unstemmed Metodologia de memorização através de propostas gráficas
title_sort Metodologia de memorização através de propostas gráficas
author Parracho, Vasco
author_facet Parracho, Vasco
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Queiroz, João Paulo, 1966-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Parracho, Vasco
dc.subject.por.fl_str_mv Memória visual
Ensino do desenho
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2011
topic Memória visual
Ensino do desenho
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2011
description Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, 2011
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-15T14:10:29Z
2011
2011-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/4121
url http://hdl.handle.net/10451/4121
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817548751182495744