A criatividade na escola : as atitudes dos alunos face às metodologias dos professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/5399 |
Resumo: | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, 2011 |
id |
RCAP_e8fe10455e97de49d536b0f6c058f28e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/5399 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A criatividade na escola : as atitudes dos alunos face às metodologias dos professoresCriatividade (Educação)Educação artísticaDesenhoRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2011Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, 2011O presente estudo é uma reflexão teórica sobre a criatividade no ensino artístico, quais as atitudes que promovem a criatividade nos alunos e quais os métodos a aplicar pelos professores no sentido de a desenvolver ou estimular. Até à presente data, este conceito foi apresentado com definições pouco consensuais, levantando questões de certo modo polémicas. No ensino artístico a criatividade é apresentada como uma premissa de qualidade, revelando-se um dos mais importantes substantivos para um ensino de qualidade. Deste modo, ao longo deste estudo pretende-se entender os aspectos cognitivos que condicionam a criatividade: motivação, imaginação, personalidade e pensamento. A criatividade assume-se na educação artística como uma premissa de sucesso, assumindo-se como característica fundamental para gerar práticas pedagógicas inovadoras, com o objectivo de desenvolver a sociedade. Deste modo, a criatividade torna-se vital para o ensino artístico e para a educação no geral, sendo um princípio fundamental em termos de currículo. O papel do professor do ensino artístico é claro: estimular os métodos, processos, atitudes e competências que desenvolvam a criatividade, encorajando os alunos para a aprendizagem pela descoberta.The present work is a theoretical reflexion on creativity in art teaching; the attitudes involved in promoting creativity amongst students and the methods which teachers should apply so as to aid development and incentives in learning. Up to the present time, this concept has been presented according to definitions which vary immensely and which raise issues that are, at the very least, polemic. In the education of the arts, creativity is presented as a premiss for quality which stands as being one of the most important nouns when faced with the reality of education. In this way, this paper tries to understand the cognitive aspects which condition creativity: motivation, imagination, personality and thought. Creativity in the education of the arts takes on a premiss of success; it has a fundamental role in pedagogical practices which have, as an essential objective, the development of society. Thusly, creativity becomes vital in the teaching of the arts and education in general and becomes a fundamental principle in curricular terms. The role of the arts teacher becomes clear; to stimulate methods, processes, attitudes and competence which develop creativity thereby encouraging students to learn through the process of discovery.Pedro, António, 1953-Repositório da Universidade de LisboaNunes, Ercynia Liana de Sá Nogueira Martins2012-02-24T17:28:08Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/5399porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-20T17:07:32Zoai:repositorio.ul.pt:10451/5399Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-20T17:07:32Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A criatividade na escola : as atitudes dos alunos face às metodologias dos professores |
title |
A criatividade na escola : as atitudes dos alunos face às metodologias dos professores |
spellingShingle |
A criatividade na escola : as atitudes dos alunos face às metodologias dos professores Nunes, Ercynia Liana de Sá Nogueira Martins Criatividade (Educação) Educação artística Desenho Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2011 |
title_short |
A criatividade na escola : as atitudes dos alunos face às metodologias dos professores |
title_full |
A criatividade na escola : as atitudes dos alunos face às metodologias dos professores |
title_fullStr |
A criatividade na escola : as atitudes dos alunos face às metodologias dos professores |
title_full_unstemmed |
A criatividade na escola : as atitudes dos alunos face às metodologias dos professores |
title_sort |
A criatividade na escola : as atitudes dos alunos face às metodologias dos professores |
author |
Nunes, Ercynia Liana de Sá Nogueira Martins |
author_facet |
Nunes, Ercynia Liana de Sá Nogueira Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pedro, António, 1953- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Ercynia Liana de Sá Nogueira Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Criatividade (Educação) Educação artística Desenho Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2011 |
topic |
Criatividade (Educação) Educação artística Desenho Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2011 |
description |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, 2011 |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2011-01-01T00:00:00Z 2012-02-24T17:28:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/5399 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/5399 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817548762755629056 |