A criatividade na escola : as atitudes dos alunos face às metodologias dos professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Ercynia Liana de Sá Nogueira Martins
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/5399
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, 2011
id RCAP_e8fe10455e97de49d536b0f6c058f28e
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/5399
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A criatividade na escola : as atitudes dos alunos face às metodologias dos professoresCriatividade (Educação)Educação artísticaDesenhoRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2011Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, 2011O presente estudo é uma reflexão teórica sobre a criatividade no ensino artístico, quais as atitudes que promovem a criatividade nos alunos e quais os métodos a aplicar pelos professores no sentido de a desenvolver ou estimular. Até à presente data, este conceito foi apresentado com definições pouco consensuais, levantando questões de certo modo polémicas. No ensino artístico a criatividade é apresentada como uma premissa de qualidade, revelando-se um dos mais importantes substantivos para um ensino de qualidade. Deste modo, ao longo deste estudo pretende-se entender os aspectos cognitivos que condicionam a criatividade: motivação, imaginação, personalidade e pensamento. A criatividade assume-se na educação artística como uma premissa de sucesso, assumindo-se como característica fundamental para gerar práticas pedagógicas inovadoras, com o objectivo de desenvolver a sociedade. Deste modo, a criatividade torna-se vital para o ensino artístico e para a educação no geral, sendo um princípio fundamental em termos de currículo. O papel do professor do ensino artístico é claro: estimular os métodos, processos, atitudes e competências que desenvolvam a criatividade, encorajando os alunos para a aprendizagem pela descoberta.The present work is a theoretical reflexion on creativity in art teaching; the attitudes involved in promoting creativity amongst students and the methods which teachers should apply so as to aid development and incentives in learning. Up to the present time, this concept has been presented according to definitions which vary immensely and which raise issues that are, at the very least, polemic. In the education of the arts, creativity is presented as a premiss for quality which stands as being one of the most important nouns when faced with the reality of education. In this way, this paper tries to understand the cognitive aspects which condition creativity: motivation, imagination, personality and thought. Creativity in the education of the arts takes on a premiss of success; it has a fundamental role in pedagogical practices which have, as an essential objective, the development of society. Thusly, creativity becomes vital in the teaching of the arts and education in general and becomes a fundamental principle in curricular terms. The role of the arts teacher becomes clear; to stimulate methods, processes, attitudes and competence which develop creativity thereby encouraging students to learn through the process of discovery.Pedro, António, 1953-Repositório da Universidade de LisboaNunes, Ercynia Liana de Sá Nogueira Martins2012-02-24T17:28:08Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/5399porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:47:04Zoai:repositorio.ul.pt:10451/5399Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:30:46.103886Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A criatividade na escola : as atitudes dos alunos face às metodologias dos professores
title A criatividade na escola : as atitudes dos alunos face às metodologias dos professores
spellingShingle A criatividade na escola : as atitudes dos alunos face às metodologias dos professores
Nunes, Ercynia Liana de Sá Nogueira Martins
Criatividade (Educação)
Educação artística
Desenho
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2011
title_short A criatividade na escola : as atitudes dos alunos face às metodologias dos professores
title_full A criatividade na escola : as atitudes dos alunos face às metodologias dos professores
title_fullStr A criatividade na escola : as atitudes dos alunos face às metodologias dos professores
title_full_unstemmed A criatividade na escola : as atitudes dos alunos face às metodologias dos professores
title_sort A criatividade na escola : as atitudes dos alunos face às metodologias dos professores
author Nunes, Ercynia Liana de Sá Nogueira Martins
author_facet Nunes, Ercynia Liana de Sá Nogueira Martins
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pedro, António, 1953-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Ercynia Liana de Sá Nogueira Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Criatividade (Educação)
Educação artística
Desenho
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2011
topic Criatividade (Educação)
Educação artística
Desenho
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2011
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, 2011
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
2012-02-24T17:28:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/5399
url http://hdl.handle.net/10451/5399
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134195682902016