Google Wave : ferramentas de partilha para o ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.15/1710 |
Resumo: | Relatório de estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém para a Obtenção do grau de mestre em Educação e Comunicação Multimédia |
id |
RCAP_ab03fa120b3fd4944f19253653a7161c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1710 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Google Wave : ferramentas de partilha para o ensinoaprendizagem colaborativaGoogle WaveMoodleredes sociaisRelatório de estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém para a Obtenção do grau de mestre em Educação e Comunicação MultimédiaO presente relatório apresenta o estudo efectuado no âmbito da disciplina de Seminário – Análise, Concepção e Produção de Relatórios de Estágio, inserida no plano curricular do Mestrado em Educação e Comunicação Multimédia, da Escola Superior de Educação de Santarém. O mesmo tem como objectivo verificar e entender de que forma as ferramentas de partilha, focando em particular o Google Wave, podem ser um meio para a aprendizagem colaborativa na faixa etária dos dezassete aos vinte e um anos. A execução do estudo foi validada após apresentação da planificação das actividades a serem desenvolvidas e que foi cumprida ao longo do ano lectivo. Assim, propusemo-nos a avaliar a utilidade e perceber o potencial educativo das ferramentas de partilha, de forma a compreender a motivação do público-alvo para um modelo de aprendizagem colaborativa sob uma perspectiva construtivista a partir destas ferramentas. À priori, apresentaremos a justificação do estudo de forma a compreendermos as actuais tendências e potencialidades de exploração das ferramentas de partilha em modelos de ensino-aprendizagem colaborativa.O presente relatório apresenta o estudo efectuado no âmbito da disciplina de Seminário – Análise, Concepção e Produção de Relatórios de Estágio, inserida no plano curricular do Mestrado em Educação e Comunicação Multimédia, da Escola Superior de Educação de Santarém. O mesmo tem como objectivo verificar e entender de que forma as ferramentas de partilha, focando em particular o Google Wave, podem ser um meio para a aprendizagem colaborativa na faixa etária dos dezassete aos vinte e um anos. A execução do estudo foi validada após apresentação da planificação das actividades a serem desenvolvidas e que foi cumprida ao longo do ano lectivo. Assim, propusemo-nos a avaliar a utilidade e perceber o potencial educativo das ferramentas de partilha, de forma a compreender a motivação do público-alvo para um modelo de aprendizagem colaborativa sob uma perspectiva construtivista a partir destas ferramentas. À priori, apresentaremos a justificação do estudo de forma a compreendermos as actuais tendências e potencialidades de exploração das ferramentas de partilha em modelos de ensino-aprendizagem colaborativa.O Google Wave é um projecto anunciado pela Google durante a conferência "Google I/O", realizada no dia 28 de Maio de 2009. Trata-se de uma plataforma para a Web cuja intenção é unir as características de serviços como e-mail, mensagem instantânea, plataformas de conteúdos e grupos de discussão num ambiente único, intensamente interactivo, funcionando a partir de qualquer browser, em qualquer sistema operativo, freeware e ainda em fase experimental, mas a evoluir rapidamente sobretudo devido a ser uma aplicação opensource, sendo que constantemente surgem novos widgets para o complementar. Algumas das características mais interessantes do Google Wave são os avançados sistemas de correcção ortográfica e tradução instantânea durante a comunicação em tempo real, o que permite, por exemplo, que estudantes de todo o mundo comuniquem entre si em tempo real sem necessidade de recorrer a tradutores para entender imediatamente o que está a ser dito pelo(s) seu(s) interlocutor(es). O Google Wave foi lançado no ano de 2009.Barbas, MariaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémHenriques, Sandra Marina Abalde2017-04-17T22:59:43Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/1710porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:31:32Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1710Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:53:52.327954Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Google Wave : ferramentas de partilha para o ensino |
title |
Google Wave : ferramentas de partilha para o ensino |
spellingShingle |
Google Wave : ferramentas de partilha para o ensino Henriques, Sandra Marina Abalde aprendizagem colaborativa Google Wave Moodle redes sociais |
title_short |
Google Wave : ferramentas de partilha para o ensino |
title_full |
Google Wave : ferramentas de partilha para o ensino |
title_fullStr |
Google Wave : ferramentas de partilha para o ensino |
title_full_unstemmed |
Google Wave : ferramentas de partilha para o ensino |
title_sort |
Google Wave : ferramentas de partilha para o ensino |
author |
Henriques, Sandra Marina Abalde |
author_facet |
Henriques, Sandra Marina Abalde |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Barbas, Maria Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Henriques, Sandra Marina Abalde |
dc.subject.por.fl_str_mv |
aprendizagem colaborativa Google Wave Moodle redes sociais |
topic |
aprendizagem colaborativa Google Wave Moodle redes sociais |
description |
Relatório de estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém para a Obtenção do grau de mestre em Educação e Comunicação Multimédia |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2010-01-01T00:00:00Z 2017-04-17T22:59:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.15/1710 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.15/1710 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137028936302592 |