Utilização das ferramentas Google pelos alunos do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UFPB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Raimundo Nonato Ribeiro dos
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Coelho, Odete Máyra Mesquita, Santos, Kleber Lima dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/18179
Resumo: Investigates the usability of the Google tools by students of the postgraduate Centro de Ciências Sociais Aplicadas of the Universidade Federal da Paraíba and their contribution in building a collective intelligence. Contemporary society is characterized by the increasing evolution of digital technologies for information and communication, and offers numerous features to building a collaborative learning environment. In this scenery, we can avail ourselves of the opportunities offered by Web 2.0, where the keyword is interaction and collaboration for the collective construction of knowledge. Analyzes the various functions of Google in the teaching-learning processes as promoter of collaborative actions in the virtual world of interactivity, for a sample of graduate students in the context of formal teaching and learning.
id UFC-7_1df9d21067869adf0484a60d057f529b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/18179
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Utilização das ferramentas Google pelos alunos do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UFPBInteligência coletivaAprendizagem colaborativaGoogleCollective intelligenceCollaborative learningInvestigates the usability of the Google tools by students of the postgraduate Centro de Ciências Sociais Aplicadas of the Universidade Federal da Paraíba and their contribution in building a collective intelligence. Contemporary society is characterized by the increasing evolution of digital technologies for information and communication, and offers numerous features to building a collaborative learning environment. In this scenery, we can avail ourselves of the opportunities offered by Web 2.0, where the keyword is interaction and collaboration for the collective construction of knowledge. Analyzes the various functions of Google in the teaching-learning processes as promoter of collaborative actions in the virtual world of interactivity, for a sample of graduate students in the context of formal teaching and learning.Investiga a usabilidade das ferramentas Google pelos discentes da pós-graduação do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal da Paraíba e sua contribuição na construção de uma inteligência coletiva. A sociedade contemporânea, caracterizada pela crescente evolução das tecnologias digitais de informação e da comunicação, disponibiliza inúmeros recursos para a construção de um ambiente de aprendizagem colaborativa. Nesse cenário, podemos nos valer das possibilidades oferecidas pela Web 2.0, onde a palavra chave é interação e colaboração para a construção coletiva de conhecimentos. Analisa as várias funções do Google em processos de ensino‐aprendizagem como promotor de ações colaborativas no universo da interatividade virtual, por uma amostra de alunos da pósgraduação, no contexto formal de ensino e aprendizagem.Revista do Mestrado Profissional Gestão em Organizações Aprendentes2016-07-06T13:17:19Z2016-07-06T13:17:19Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSANTOS, Raimundo Nonato Ribeiro dos; COELHO, Odete Máyra Mesquita; SANTOS, Kleber Lima dos. Utilização das ferramentas Google pelos alunos do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UFPB. Revista do Mestrado Profissional Gestão em Organizações Aprendentes, João Pessoa, v. 3, n.1, p. 87-108, 2014.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/18179Santos, Raimundo Nonato Ribeiro dosCoelho, Odete Máyra MesquitaSantos, Kleber Lima dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-30T18:02:30Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/18179Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:16:44.077153Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Utilização das ferramentas Google pelos alunos do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UFPB
title Utilização das ferramentas Google pelos alunos do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UFPB
spellingShingle Utilização das ferramentas Google pelos alunos do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UFPB
Santos, Raimundo Nonato Ribeiro dos
Inteligência coletiva
Aprendizagem colaborativa
Google
Collective intelligence
Collaborative learning
title_short Utilização das ferramentas Google pelos alunos do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UFPB
title_full Utilização das ferramentas Google pelos alunos do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UFPB
title_fullStr Utilização das ferramentas Google pelos alunos do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UFPB
title_full_unstemmed Utilização das ferramentas Google pelos alunos do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UFPB
title_sort Utilização das ferramentas Google pelos alunos do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UFPB
author Santos, Raimundo Nonato Ribeiro dos
author_facet Santos, Raimundo Nonato Ribeiro dos
Coelho, Odete Máyra Mesquita
Santos, Kleber Lima dos
author_role author
author2 Coelho, Odete Máyra Mesquita
Santos, Kleber Lima dos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Raimundo Nonato Ribeiro dos
Coelho, Odete Máyra Mesquita
Santos, Kleber Lima dos
dc.subject.por.fl_str_mv Inteligência coletiva
Aprendizagem colaborativa
Google
Collective intelligence
Collaborative learning
topic Inteligência coletiva
Aprendizagem colaborativa
Google
Collective intelligence
Collaborative learning
description Investigates the usability of the Google tools by students of the postgraduate Centro de Ciências Sociais Aplicadas of the Universidade Federal da Paraíba and their contribution in building a collective intelligence. Contemporary society is characterized by the increasing evolution of digital technologies for information and communication, and offers numerous features to building a collaborative learning environment. In this scenery, we can avail ourselves of the opportunities offered by Web 2.0, where the keyword is interaction and collaboration for the collective construction of knowledge. Analyzes the various functions of Google in the teaching-learning processes as promoter of collaborative actions in the virtual world of interactivity, for a sample of graduate students in the context of formal teaching and learning.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-07-06T13:17:19Z
2016-07-06T13:17:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Raimundo Nonato Ribeiro dos; COELHO, Odete Máyra Mesquita; SANTOS, Kleber Lima dos. Utilização das ferramentas Google pelos alunos do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UFPB. Revista do Mestrado Profissional Gestão em Organizações Aprendentes, João Pessoa, v. 3, n.1, p. 87-108, 2014.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/18179
identifier_str_mv SANTOS, Raimundo Nonato Ribeiro dos; COELHO, Odete Máyra Mesquita; SANTOS, Kleber Lima dos. Utilização das ferramentas Google pelos alunos do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UFPB. Revista do Mestrado Profissional Gestão em Organizações Aprendentes, João Pessoa, v. 3, n.1, p. 87-108, 2014.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/18179
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista do Mestrado Profissional Gestão em Organizações Aprendentes
publisher.none.fl_str_mv Revista do Mestrado Profissional Gestão em Organizações Aprendentes
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028735214944256