Gestão visual e kanban em equipas de suporte de infraestruturas informáticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Paulo Sérgio Duarte
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11144/739
Resumo: presente Relatório foi elaborado de acordo com as normas estabelecidas pelo Conselho Científico da Universidade Autónoma de Lisboa (UAL), de elaboração do Relatório da Atividade Profissional por candidatos com licenciaturas “Pré-Bolonha”, para a obtenção do grau de Mestre. A origem da atividade profissional do candidato foi a sua paixão pela informática iniciada bem cedo na adolescência; a opção de carreira nesta área foi estabelecida quando entrou no curso de Informática na UAL, onde inclusive iniciou a carreira profissional. O seu percurso profissional foi marcado pela sua polivalência e adaptabilidade a novos projetos, tendo trabalhado com uma ampla variedade de tecnologias. As funções profissionais mais marcantes foram sem dúvida no suporte a infraestruturas de empresas de grande dimensão nacional, EDP e CGD, ambas com grandes parques informáticos de elevado grau de exigência nas tecnologias e metodologias implementadas. Com forte sentido crítico mas também prático, o candidato teve sempre uma atitude de procurar formas mais eficazes de fazer o seu trabalho e servir melhor os seus clientes e empregadores, por isso cedo descobriu e ficou adepto de conceitos e filosofias de melhoria contínua como o “Kaizen” e o “Lean Manufacturing”. Foi ao abrigo da participação num projeto “Lean” no seu último emprego que conheceu os conceitos de “Kanban” e “Gestão Visual”, tendo sido implementada sob a forma e designação de “quadros brancos”, que resumidamente consistem em ter todas as tarefas registadas manualmente num quadro branco de modo que rapidamente se identifica qual o colaborador assignado e o estado de cada uma, aumentando a cooperação da equipa com reuniões regulares. A pouca recetividade dos “quadros brancos” junto da maioria dos seus colegas em contraste com a sua própria opinião levou o candidato a fazer uma pesquisa sobre este conceito, não só para poder fundamentar melhor a utilidade deste sistema através de opiniões e exemplos externos, como também para efetuar sugestões de melhoria ao mesmo. O facto de escolher este tema para este trabalho irá complementar e melhorar essa pesquisa.
id RCAP_ab0991e10425cc6692f569fff1e75d58
oai_identifier_str oai:repositorio.ual.pt:11144/739
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Gestão visual e kanban em equipas de suporte de infraestruturas informáticasLeanLean ITKanbanGestão VisualQuadros Brancospresente Relatório foi elaborado de acordo com as normas estabelecidas pelo Conselho Científico da Universidade Autónoma de Lisboa (UAL), de elaboração do Relatório da Atividade Profissional por candidatos com licenciaturas “Pré-Bolonha”, para a obtenção do grau de Mestre. A origem da atividade profissional do candidato foi a sua paixão pela informática iniciada bem cedo na adolescência; a opção de carreira nesta área foi estabelecida quando entrou no curso de Informática na UAL, onde inclusive iniciou a carreira profissional. O seu percurso profissional foi marcado pela sua polivalência e adaptabilidade a novos projetos, tendo trabalhado com uma ampla variedade de tecnologias. As funções profissionais mais marcantes foram sem dúvida no suporte a infraestruturas de empresas de grande dimensão nacional, EDP e CGD, ambas com grandes parques informáticos de elevado grau de exigência nas tecnologias e metodologias implementadas. Com forte sentido crítico mas também prático, o candidato teve sempre uma atitude de procurar formas mais eficazes de fazer o seu trabalho e servir melhor os seus clientes e empregadores, por isso cedo descobriu e ficou adepto de conceitos e filosofias de melhoria contínua como o “Kaizen” e o “Lean Manufacturing”. Foi ao abrigo da participação num projeto “Lean” no seu último emprego que conheceu os conceitos de “Kanban” e “Gestão Visual”, tendo sido implementada sob a forma e designação de “quadros brancos”, que resumidamente consistem em ter todas as tarefas registadas manualmente num quadro branco de modo que rapidamente se identifica qual o colaborador assignado e o estado de cada uma, aumentando a cooperação da equipa com reuniões regulares. A pouca recetividade dos “quadros brancos” junto da maioria dos seus colegas em contraste com a sua própria opinião levou o candidato a fazer uma pesquisa sobre este conceito, não só para poder fundamentar melhor a utilidade deste sistema através de opiniões e exemplos externos, como também para efetuar sugestões de melhoria ao mesmo. O facto de escolher este tema para este trabalho irá complementar e melhorar essa pesquisa.2015-03-09T15:23:39Z2015-02-04T00:00:00Z2015-02-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11144/739TID:201241846porBorges, Paulo Sérgio Duarteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-11T02:15:23Zoai:repositorio.ual.pt:11144/739Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:32:59.278331Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Gestão visual e kanban em equipas de suporte de infraestruturas informáticas
title Gestão visual e kanban em equipas de suporte de infraestruturas informáticas
spellingShingle Gestão visual e kanban em equipas de suporte de infraestruturas informáticas
Borges, Paulo Sérgio Duarte
Lean
Lean IT
Kanban
Gestão Visual
Quadros Brancos
title_short Gestão visual e kanban em equipas de suporte de infraestruturas informáticas
title_full Gestão visual e kanban em equipas de suporte de infraestruturas informáticas
title_fullStr Gestão visual e kanban em equipas de suporte de infraestruturas informáticas
title_full_unstemmed Gestão visual e kanban em equipas de suporte de infraestruturas informáticas
title_sort Gestão visual e kanban em equipas de suporte de infraestruturas informáticas
author Borges, Paulo Sérgio Duarte
author_facet Borges, Paulo Sérgio Duarte
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Paulo Sérgio Duarte
dc.subject.por.fl_str_mv Lean
Lean IT
Kanban
Gestão Visual
Quadros Brancos
topic Lean
Lean IT
Kanban
Gestão Visual
Quadros Brancos
description presente Relatório foi elaborado de acordo com as normas estabelecidas pelo Conselho Científico da Universidade Autónoma de Lisboa (UAL), de elaboração do Relatório da Atividade Profissional por candidatos com licenciaturas “Pré-Bolonha”, para a obtenção do grau de Mestre. A origem da atividade profissional do candidato foi a sua paixão pela informática iniciada bem cedo na adolescência; a opção de carreira nesta área foi estabelecida quando entrou no curso de Informática na UAL, onde inclusive iniciou a carreira profissional. O seu percurso profissional foi marcado pela sua polivalência e adaptabilidade a novos projetos, tendo trabalhado com uma ampla variedade de tecnologias. As funções profissionais mais marcantes foram sem dúvida no suporte a infraestruturas de empresas de grande dimensão nacional, EDP e CGD, ambas com grandes parques informáticos de elevado grau de exigência nas tecnologias e metodologias implementadas. Com forte sentido crítico mas também prático, o candidato teve sempre uma atitude de procurar formas mais eficazes de fazer o seu trabalho e servir melhor os seus clientes e empregadores, por isso cedo descobriu e ficou adepto de conceitos e filosofias de melhoria contínua como o “Kaizen” e o “Lean Manufacturing”. Foi ao abrigo da participação num projeto “Lean” no seu último emprego que conheceu os conceitos de “Kanban” e “Gestão Visual”, tendo sido implementada sob a forma e designação de “quadros brancos”, que resumidamente consistem em ter todas as tarefas registadas manualmente num quadro branco de modo que rapidamente se identifica qual o colaborador assignado e o estado de cada uma, aumentando a cooperação da equipa com reuniões regulares. A pouca recetividade dos “quadros brancos” junto da maioria dos seus colegas em contraste com a sua própria opinião levou o candidato a fazer uma pesquisa sobre este conceito, não só para poder fundamentar melhor a utilidade deste sistema através de opiniões e exemplos externos, como também para efetuar sugestões de melhoria ao mesmo. O facto de escolher este tema para este trabalho irá complementar e melhorar essa pesquisa.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-09T15:23:39Z
2015-02-04T00:00:00Z
2015-02-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11144/739
TID:201241846
url http://hdl.handle.net/11144/739
identifier_str_mv TID:201241846
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136809496608768