A publicidade e a transmissão do valor de segurança em websites de unidades hoteleiras durante a crise pandémica de 2020

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galhardo, Andreia
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Cairrão, Álvaro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://journals.openedition.org/cp/12255
Resumo: A publicidade é resiliente, moldando-se à realidade, seja aos bons, seja aos maus momentos, como os que vivemos atualmente. Em plena crise sanitária, a publicidade digitalizou-se ainda mais, mas continuou a reger-se por princípios persuasivos (racionais e emocionais), bem como informativos. A publicidade emocional impõe-se como dominante, não obstante a componente racional fazer-se notar em certos setores como aquele de que aqui nos ocupamos – o da hotelaria. Neste, o imperativo da comunicação publicitária é comunicar os valores da segurança e da confiança. A pandemia varreu os magníficos resultados que o turismo apresentava em Portugal e, no caso da hotelaria, entre outras maneiras e medidas, urge um discurso constante de duro combate à insegurança, ao medo e à desconfiança para que as pessoas voltem a ocupar os espaços vazios que se prepararam de acordo com as normativas legais para receber com segurança os seus hóspedes. Para tal, a publicidade veiculada via website tem um papel decisivo, pela sua atratividade, poder de alcance, entre outros fatores.
id RCAP_ab0ba1c4361e3fcdd42f243585800c95
oai_identifier_str oai:revues.org:cp/12255
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A publicidade e a transmissão do valor de segurança em websites de unidades hoteleiras durante a crise pandémica de 2020advertisingwebsitehotelCOVID-19securitypublicidadewebsitehotelaria COVID-19segurançaA publicidade é resiliente, moldando-se à realidade, seja aos bons, seja aos maus momentos, como os que vivemos atualmente. Em plena crise sanitária, a publicidade digitalizou-se ainda mais, mas continuou a reger-se por princípios persuasivos (racionais e emocionais), bem como informativos. A publicidade emocional impõe-se como dominante, não obstante a componente racional fazer-se notar em certos setores como aquele de que aqui nos ocupamos – o da hotelaria. Neste, o imperativo da comunicação publicitária é comunicar os valores da segurança e da confiança. A pandemia varreu os magníficos resultados que o turismo apresentava em Portugal e, no caso da hotelaria, entre outras maneiras e medidas, urge um discurso constante de duro combate à insegurança, ao medo e à desconfiança para que as pessoas voltem a ocupar os espaços vazios que se prepararam de acordo com as normativas legais para receber com segurança os seus hóspedes. Para tal, a publicidade veiculada via website tem um papel decisivo, pela sua atratividade, poder de alcance, entre outros fatores.Advertising is resilient, adapting itself to reality, be it good or bad times, like the ones we live today. In the midst of a health crisis, advertising has become even more digital, but has continued to be governed by persuasive (rational and emotional) as well as informative principles. Emotional advertising imposes itself as dominant, despite the rational component being noticed in certain sectors such as the one we deal with here – the hotel industry. In this sector, the imperative of advertising communication is to communicate the values ​​of security and trust. The pandemic swept away the magnificent results that tourism presented in Portugal and, in the case of the hotel industry, among other ways, a constant speech of hard fight against insecurity, fear and mistrust is urgent so that people return to occupy empty spaces, which have prepared themselves according to legal regulations to safely receive their guests. For this, advertising served via the website has a decisive role, due to its attractiveness, reach power, among other factors.Escola Superior de Comunicação SocialComunicação pública2021-06-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://journals.openedition.org/cp/12255porurn:doi:10.4000/cp.12255http://journals.openedition.org/cp/12255Galhardo, AndreiaCairrão, Álvaroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-04-19T03:45:44Zoai:revues.org:cp/12255Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:14:17.193684Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A publicidade e a transmissão do valor de segurança em websites de unidades hoteleiras durante a crise pandémica de 2020
title A publicidade e a transmissão do valor de segurança em websites de unidades hoteleiras durante a crise pandémica de 2020
spellingShingle A publicidade e a transmissão do valor de segurança em websites de unidades hoteleiras durante a crise pandémica de 2020
Galhardo, Andreia
advertising
website
hotel
COVID-19
security
publicidade
website
hotelaria COVID-19
segurança
title_short A publicidade e a transmissão do valor de segurança em websites de unidades hoteleiras durante a crise pandémica de 2020
title_full A publicidade e a transmissão do valor de segurança em websites de unidades hoteleiras durante a crise pandémica de 2020
title_fullStr A publicidade e a transmissão do valor de segurança em websites de unidades hoteleiras durante a crise pandémica de 2020
title_full_unstemmed A publicidade e a transmissão do valor de segurança em websites de unidades hoteleiras durante a crise pandémica de 2020
title_sort A publicidade e a transmissão do valor de segurança em websites de unidades hoteleiras durante a crise pandémica de 2020
author Galhardo, Andreia
author_facet Galhardo, Andreia
Cairrão, Álvaro
author_role author
author2 Cairrão, Álvaro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Galhardo, Andreia
Cairrão, Álvaro
dc.subject.por.fl_str_mv advertising
website
hotel
COVID-19
security
publicidade
website
hotelaria COVID-19
segurança
topic advertising
website
hotel
COVID-19
security
publicidade
website
hotelaria COVID-19
segurança
description A publicidade é resiliente, moldando-se à realidade, seja aos bons, seja aos maus momentos, como os que vivemos atualmente. Em plena crise sanitária, a publicidade digitalizou-se ainda mais, mas continuou a reger-se por princípios persuasivos (racionais e emocionais), bem como informativos. A publicidade emocional impõe-se como dominante, não obstante a componente racional fazer-se notar em certos setores como aquele de que aqui nos ocupamos – o da hotelaria. Neste, o imperativo da comunicação publicitária é comunicar os valores da segurança e da confiança. A pandemia varreu os magníficos resultados que o turismo apresentava em Portugal e, no caso da hotelaria, entre outras maneiras e medidas, urge um discurso constante de duro combate à insegurança, ao medo e à desconfiança para que as pessoas voltem a ocupar os espaços vazios que se prepararam de acordo com as normativas legais para receber com segurança os seus hóspedes. Para tal, a publicidade veiculada via website tem um papel decisivo, pela sua atratividade, poder de alcance, entre outros fatores.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://journals.openedition.org/cp/12255
url http://journals.openedition.org/cp/12255
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv urn:doi:10.4000/cp.12255
http://journals.openedition.org/cp/12255
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Comunicação Social
Comunicação pública
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Comunicação Social
Comunicação pública
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130596829560832