A motivação da comunidade escolar e o recurso a tecnologias de informação.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menezes, Natércia do Céu Andrade Pesqueira
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Sobral, Sónia Rolland
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/651
Resumo: A constatação de elevados índices de insucesso nas várias disciplinas é uma realidade e, como professores, é nossa convicção que o aparecimento de novas tecnologias poderá contribuir para a criação de “novos ambientes” de trabalho que promovam a motivação e o sucesso na aprendizagem. Pretende-se, com este estudo, compreender a motivação dos alunos aquando a utilização das TIC em sala de aula e alcançar um melhor conhecimento do processo de ensino aprendizagem, no que se refere à utilização das TIC, do seu potencial papel motivador na aprendizagem em geral. Ou seja, o estudo tem como objectivo saber se a utilização das TIC em sala de aula contribui para melhorar significativamente, os índices de motivação, concentração, empenho e é facilitadora na aquisição de novos conhecimentos e competências nos alunos, assim como uma influência positiva no relacionamento entre aluno e professor. Como estudo de caso, a aplicação de um questionário aos alunos do 8º e 9º ano, pretende- se, com os resultados e conclusões apresentados, promover nos professores a consciência da sua prática pedagógica, concluir se os alunos têm papel activo e motivador na construção das aprendizagens aquando a utilização das TIC em sala de aula.
id RCAP_ab0dc4557be5ca87ace2a81b94e35dd5
oai_identifier_str oai:repositorio.upt.pt:11328/651
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A motivação da comunidade escolar e o recurso a tecnologias de informação.MotivaçãoTecnologias de Informação e Comunicação (TIC)Sala de aulaA constatação de elevados índices de insucesso nas várias disciplinas é uma realidade e, como professores, é nossa convicção que o aparecimento de novas tecnologias poderá contribuir para a criação de “novos ambientes” de trabalho que promovam a motivação e o sucesso na aprendizagem. Pretende-se, com este estudo, compreender a motivação dos alunos aquando a utilização das TIC em sala de aula e alcançar um melhor conhecimento do processo de ensino aprendizagem, no que se refere à utilização das TIC, do seu potencial papel motivador na aprendizagem em geral. Ou seja, o estudo tem como objectivo saber se a utilização das TIC em sala de aula contribui para melhorar significativamente, os índices de motivação, concentração, empenho e é facilitadora na aquisição de novos conhecimentos e competências nos alunos, assim como uma influência positiva no relacionamento entre aluno e professor. Como estudo de caso, a aplicação de um questionário aos alunos do 8º e 9º ano, pretende- se, com os resultados e conclusões apresentados, promover nos professores a consciência da sua prática pedagógica, concluir se os alunos têm papel activo e motivador na construção das aprendizagens aquando a utilização das TIC em sala de aula.Universidade Portucalense2014-02-25T15:26:23Z2014-02-252013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/651http://hdl.handle.net/11328/651porMenezes, N.A.P., & Sobral, S.R. (2013). A motivação da comunidade escolar e o recurso a tecnologias de informação. Revista do DICT, 4, 43-50.1647-4023Menezes, Natércia do Céu Andrade PesqueiraSobral, Sónia Rollandinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T02:01:36Zoai:repositorio.upt.pt:11328/651Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:38:24.109831Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A motivação da comunidade escolar e o recurso a tecnologias de informação.
title A motivação da comunidade escolar e o recurso a tecnologias de informação.
spellingShingle A motivação da comunidade escolar e o recurso a tecnologias de informação.
Menezes, Natércia do Céu Andrade Pesqueira
Motivação
Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)
Sala de aula
title_short A motivação da comunidade escolar e o recurso a tecnologias de informação.
title_full A motivação da comunidade escolar e o recurso a tecnologias de informação.
title_fullStr A motivação da comunidade escolar e o recurso a tecnologias de informação.
title_full_unstemmed A motivação da comunidade escolar e o recurso a tecnologias de informação.
title_sort A motivação da comunidade escolar e o recurso a tecnologias de informação.
author Menezes, Natércia do Céu Andrade Pesqueira
author_facet Menezes, Natércia do Céu Andrade Pesqueira
Sobral, Sónia Rolland
author_role author
author2 Sobral, Sónia Rolland
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Menezes, Natércia do Céu Andrade Pesqueira
Sobral, Sónia Rolland
dc.subject.por.fl_str_mv Motivação
Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)
Sala de aula
topic Motivação
Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)
Sala de aula
description A constatação de elevados índices de insucesso nas várias disciplinas é uma realidade e, como professores, é nossa convicção que o aparecimento de novas tecnologias poderá contribuir para a criação de “novos ambientes” de trabalho que promovam a motivação e o sucesso na aprendizagem. Pretende-se, com este estudo, compreender a motivação dos alunos aquando a utilização das TIC em sala de aula e alcançar um melhor conhecimento do processo de ensino aprendizagem, no que se refere à utilização das TIC, do seu potencial papel motivador na aprendizagem em geral. Ou seja, o estudo tem como objectivo saber se a utilização das TIC em sala de aula contribui para melhorar significativamente, os índices de motivação, concentração, empenho e é facilitadora na aquisição de novos conhecimentos e competências nos alunos, assim como uma influência positiva no relacionamento entre aluno e professor. Como estudo de caso, a aplicação de um questionário aos alunos do 8º e 9º ano, pretende- se, com os resultados e conclusões apresentados, promover nos professores a consciência da sua prática pedagógica, concluir se os alunos têm papel activo e motivador na construção das aprendizagens aquando a utilização das TIC em sala de aula.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2014-02-25T15:26:23Z
2014-02-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11328/651
http://hdl.handle.net/11328/651
url http://hdl.handle.net/11328/651
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Menezes, N.A.P., & Sobral, S.R. (2013). A motivação da comunidade escolar e o recurso a tecnologias de informação. Revista do DICT, 4, 43-50.
1647-4023
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Portucalense
publisher.none.fl_str_mv Universidade Portucalense
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134942887673856