Sistema de gestão ambiental para a ESAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, C.
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Matos, N. F., Santos Coelho, Rosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/863
Resumo: O crescimento populacional e o desenvolvimento económico atuais, que se traduzem na necessidade de um aumento da produção e utilização de bens de consumo e na necessidade de dar destino final adequado a resíduos sólidos e efluentes líquidos, entre outros aspetos, determinam pressões elevadas sobre o meio ambiente. Uma das respostas que tem sido encontrada pela sociedade civil para estes problemas reside na definição e aplicação de Sistemas de Gestão Ambiental (SGA). A implementação de SGA a nível das empresas e instituições, permite enquadrar os problemas ambientais, contribuir para as soluções dos mesmos, reforçando uma imagem ambientalmente positiva e promovendo o aumento da competitividade das mesmas. O trabalho que se apresenta surge no âmbito da disciplina de projeto de Engenharia do Ambiente da Escola Superior Agrária de Santarém (ESAS) e pretende mostrar as vantagens que um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) pode ter a nível de instituições ensino como a ESAS, bem como as dificuldades associadas à sua implementação. A aplicação deste modelo à ESAS atesta todas as mais-valias que um SGA pode ter na escola, quer a nível dos benefícios na redução da utilização de recursos e de custos monetários associados quer a nível da imagem melhorada que se transmite para a comunidade envolvente. Procura-se assim, que a ESAS conjugue a tradição pela qual é conhecida com a sustentabilidade a nível da gestão de recursos para as gerações futuras. ----The need for increased production and use of consumer goods due to population growth and economic development and the need to give an appropriate final destination to effluents and solid waste, determine significant pressures on the environment. One answer that has been found by civil society to minimize these problems lies in the definition and implementation of Environmental Management Systems (EMS). The EMS implementation at the level of companies and institutions, allows to frame environmental problems and contributes to their solutions, reinforcing a positive image and promoting the increase of their environmental competitiveness. The developed work within the discipline of Environmental Engineering Project of the Agricultural School of Santarém (ESAS) is intended to show the advantages by a Environmental Management System (EMS) implemented at the level of education institutions like ESAS, as well as the difficulties associated with its implementation. The application of this model to ESAS can show all gains that may have an EMS in school in terms of the benefits in reducing resource use and associated monetary costs and on the improved image that is transmitted to the surrounding community. This way ESAS can combine their ancestral tradition with sustainability in the management of resources for future generations.
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