Aprender ensinando: o início de um percurso profissional: relatório final

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maia, Daniela Pereira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/13456
Resumo: O presente relatório pretende evidenciar o percurso formativo realizado nos estágios supervisionados em 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, no âmbito do curso de Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Este documento começa pela apresentação da componente investigativa, que consistiu na análise de manuais escolares de História e Geografia de Portugal do 5.º e 6.º ano de escolaridade, procurando identificar, nestes recursos educativos, a presença de fontes históricas. A segunda parte, é constituída pelas diversas componentes relativas ao estágio realizado no 1.º Ciclo do Ensino Básico, sendo elas, a caracterização do contexto onde decorreu o estágio, a fundamentação das práticas realizadas e duas experiências-chave relacionadas com práticas vividas durante o estágio. Na terceira parte, caracteriza-se o contexto do estágio no 2.º Ciclo do Ensino Básico, bem como se fundamentam e refletem as práticas relativas a cada um dos quatro domínios do saber: Matemática, História e Geografia de Portugal, Português e Ciências Naturais. Por fim, faz-se a reflexão global sobre as aprendizagens efetuadas ao longo de todo o percurso, o qual me permitiu evoluir pessoal e profissionalmente.
id RCAP_ab137961be4b4313a96aabf67057234b
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/13456
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aprender ensinando: o início de um percurso profissional: relatório finalManuais EscolaresInvestigação Sobre Manuais EscolaresEnsino Básico 1º CicloEnsino Básico 2º CicloO presente relatório pretende evidenciar o percurso formativo realizado nos estágios supervisionados em 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, no âmbito do curso de Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Este documento começa pela apresentação da componente investigativa, que consistiu na análise de manuais escolares de História e Geografia de Portugal do 5.º e 6.º ano de escolaridade, procurando identificar, nestes recursos educativos, a presença de fontes históricas. A segunda parte, é constituída pelas diversas componentes relativas ao estágio realizado no 1.º Ciclo do Ensino Básico, sendo elas, a caracterização do contexto onde decorreu o estágio, a fundamentação das práticas realizadas e duas experiências-chave relacionadas com práticas vividas durante o estágio. Na terceira parte, caracteriza-se o contexto do estágio no 2.º Ciclo do Ensino Básico, bem como se fundamentam e refletem as práticas relativas a cada um dos quatro domínios do saber: Matemática, História e Geografia de Portugal, Português e Ciências Naturais. Por fim, faz-se a reflexão global sobre as aprendizagens efetuadas ao longo de todo o percurso, o qual me permitiu evoluir pessoal e profissionalmente.Neves, Maria de Fátima Fernandes das, 1952-Rato, Virgílio José Monteiro, 1964-Costa, Maria da Conceição Monteiro da, 1948-Albuquerque, Ana Maria Mendes de, 1950-Xavier, Lola Geraldes, 1973-Repositório ComumMaia, Daniela Pereira2016-05-03T10:05:04Z2015-01-01T00:00:00Z2015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/13456201333961porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:39:04Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/13456Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:15:07.203149Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aprender ensinando: o início de um percurso profissional: relatório final
title Aprender ensinando: o início de um percurso profissional: relatório final
spellingShingle Aprender ensinando: o início de um percurso profissional: relatório final
Maia, Daniela Pereira
Manuais Escolares
Investigação Sobre Manuais Escolares
Ensino Básico 1º Ciclo
Ensino Básico 2º Ciclo
title_short Aprender ensinando: o início de um percurso profissional: relatório final
title_full Aprender ensinando: o início de um percurso profissional: relatório final
title_fullStr Aprender ensinando: o início de um percurso profissional: relatório final
title_full_unstemmed Aprender ensinando: o início de um percurso profissional: relatório final
title_sort Aprender ensinando: o início de um percurso profissional: relatório final
author Maia, Daniela Pereira
author_facet Maia, Daniela Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Neves, Maria de Fátima Fernandes das, 1952-
Rato, Virgílio José Monteiro, 1964-
Costa, Maria da Conceição Monteiro da, 1948-
Albuquerque, Ana Maria Mendes de, 1950-
Xavier, Lola Geraldes, 1973-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Maia, Daniela Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Manuais Escolares
Investigação Sobre Manuais Escolares
Ensino Básico 1º Ciclo
Ensino Básico 2º Ciclo
topic Manuais Escolares
Investigação Sobre Manuais Escolares
Ensino Básico 1º Ciclo
Ensino Básico 2º Ciclo
description O presente relatório pretende evidenciar o percurso formativo realizado nos estágios supervisionados em 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, no âmbito do curso de Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Este documento começa pela apresentação da componente investigativa, que consistiu na análise de manuais escolares de História e Geografia de Portugal do 5.º e 6.º ano de escolaridade, procurando identificar, nestes recursos educativos, a presença de fontes históricas. A segunda parte, é constituída pelas diversas componentes relativas ao estágio realizado no 1.º Ciclo do Ensino Básico, sendo elas, a caracterização do contexto onde decorreu o estágio, a fundamentação das práticas realizadas e duas experiências-chave relacionadas com práticas vividas durante o estágio. Na terceira parte, caracteriza-se o contexto do estágio no 2.º Ciclo do Ensino Básico, bem como se fundamentam e refletem as práticas relativas a cada um dos quatro domínios do saber: Matemática, História e Geografia de Portugal, Português e Ciências Naturais. Por fim, faz-se a reflexão global sobre as aprendizagens efetuadas ao longo de todo o percurso, o qual me permitiu evoluir pessoal e profissionalmente.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2015-01-01T00:00:00Z
2016-05-03T10:05:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/13456
201333961
url http://hdl.handle.net/10400.26/13456
identifier_str_mv 201333961
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130015928942592