Aprender ensinando: o início de um percurso profissional: relatório final
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/13456 |
Resumo: | O presente relatório pretende evidenciar o percurso formativo realizado nos estágios supervisionados em 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, no âmbito do curso de Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Este documento começa pela apresentação da componente investigativa, que consistiu na análise de manuais escolares de História e Geografia de Portugal do 5.º e 6.º ano de escolaridade, procurando identificar, nestes recursos educativos, a presença de fontes históricas. A segunda parte, é constituída pelas diversas componentes relativas ao estágio realizado no 1.º Ciclo do Ensino Básico, sendo elas, a caracterização do contexto onde decorreu o estágio, a fundamentação das práticas realizadas e duas experiências-chave relacionadas com práticas vividas durante o estágio. Na terceira parte, caracteriza-se o contexto do estágio no 2.º Ciclo do Ensino Básico, bem como se fundamentam e refletem as práticas relativas a cada um dos quatro domínios do saber: Matemática, História e Geografia de Portugal, Português e Ciências Naturais. Por fim, faz-se a reflexão global sobre as aprendizagens efetuadas ao longo de todo o percurso, o qual me permitiu evoluir pessoal e profissionalmente. |
id |
RCAP_ab137961be4b4313a96aabf67057234b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/13456 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Aprender ensinando: o início de um percurso profissional: relatório finalManuais EscolaresInvestigação Sobre Manuais EscolaresEnsino Básico 1º CicloEnsino Básico 2º CicloO presente relatório pretende evidenciar o percurso formativo realizado nos estágios supervisionados em 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, no âmbito do curso de Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Este documento começa pela apresentação da componente investigativa, que consistiu na análise de manuais escolares de História e Geografia de Portugal do 5.º e 6.º ano de escolaridade, procurando identificar, nestes recursos educativos, a presença de fontes históricas. A segunda parte, é constituída pelas diversas componentes relativas ao estágio realizado no 1.º Ciclo do Ensino Básico, sendo elas, a caracterização do contexto onde decorreu o estágio, a fundamentação das práticas realizadas e duas experiências-chave relacionadas com práticas vividas durante o estágio. Na terceira parte, caracteriza-se o contexto do estágio no 2.º Ciclo do Ensino Básico, bem como se fundamentam e refletem as práticas relativas a cada um dos quatro domínios do saber: Matemática, História e Geografia de Portugal, Português e Ciências Naturais. Por fim, faz-se a reflexão global sobre as aprendizagens efetuadas ao longo de todo o percurso, o qual me permitiu evoluir pessoal e profissionalmente.Neves, Maria de Fátima Fernandes das, 1952-Rato, Virgílio José Monteiro, 1964-Costa, Maria da Conceição Monteiro da, 1948-Albuquerque, Ana Maria Mendes de, 1950-Xavier, Lola Geraldes, 1973-Repositório ComumMaia, Daniela Pereira2016-05-03T10:05:04Z2015-01-01T00:00:00Z2015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/13456201333961porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:39:04Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/13456Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:15:07.203149Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprender ensinando: o início de um percurso profissional: relatório final |
title |
Aprender ensinando: o início de um percurso profissional: relatório final |
spellingShingle |
Aprender ensinando: o início de um percurso profissional: relatório final Maia, Daniela Pereira Manuais Escolares Investigação Sobre Manuais Escolares Ensino Básico 1º Ciclo Ensino Básico 2º Ciclo |
title_short |
Aprender ensinando: o início de um percurso profissional: relatório final |
title_full |
Aprender ensinando: o início de um percurso profissional: relatório final |
title_fullStr |
Aprender ensinando: o início de um percurso profissional: relatório final |
title_full_unstemmed |
Aprender ensinando: o início de um percurso profissional: relatório final |
title_sort |
Aprender ensinando: o início de um percurso profissional: relatório final |
author |
Maia, Daniela Pereira |
author_facet |
Maia, Daniela Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Neves, Maria de Fátima Fernandes das, 1952- Rato, Virgílio José Monteiro, 1964- Costa, Maria da Conceição Monteiro da, 1948- Albuquerque, Ana Maria Mendes de, 1950- Xavier, Lola Geraldes, 1973- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maia, Daniela Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Manuais Escolares Investigação Sobre Manuais Escolares Ensino Básico 1º Ciclo Ensino Básico 2º Ciclo |
topic |
Manuais Escolares Investigação Sobre Manuais Escolares Ensino Básico 1º Ciclo Ensino Básico 2º Ciclo |
description |
O presente relatório pretende evidenciar o percurso formativo realizado nos estágios supervisionados em 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, no âmbito do curso de Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Este documento começa pela apresentação da componente investigativa, que consistiu na análise de manuais escolares de História e Geografia de Portugal do 5.º e 6.º ano de escolaridade, procurando identificar, nestes recursos educativos, a presença de fontes históricas. A segunda parte, é constituída pelas diversas componentes relativas ao estágio realizado no 1.º Ciclo do Ensino Básico, sendo elas, a caracterização do contexto onde decorreu o estágio, a fundamentação das práticas realizadas e duas experiências-chave relacionadas com práticas vividas durante o estágio. Na terceira parte, caracteriza-se o contexto do estágio no 2.º Ciclo do Ensino Básico, bem como se fundamentam e refletem as práticas relativas a cada um dos quatro domínios do saber: Matemática, História e Geografia de Portugal, Português e Ciências Naturais. Por fim, faz-se a reflexão global sobre as aprendizagens efetuadas ao longo de todo o percurso, o qual me permitiu evoluir pessoal e profissionalmente. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-01-01T00:00:00Z 2015-01-01T00:00:00Z 2016-05-03T10:05:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/13456 201333961 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/13456 |
identifier_str_mv |
201333961 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130015928942592 |