Percurso de aprendizagens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mota, Ana Luísa Espadinha Ferreira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/11493
Resumo: O presente relatório foi elaborado no âmbito das unidades curriculares de prática educativa de 1.º e 2.º CEB, pertencentes ao Mestrado de Ensino dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Descreve-se, aqui, o meu percurso enquanto estagiária em ambos os ciclos de escolaridade e apresenta-se um breve estudo efetuado na área de Português, nomeadamente da relação entre a concretização dos objetivos e dos descritores de desempenho das Metas Curriculares nos manuais escolares, no domínio da Escrita, para os 1.o e 5.o anos de escolaridade. Deste modo, este documento encontra-se dividido em três partes. Na primeira parte, apresenta-se a componente investigativa que visa analisar e verificar se dois manuais escolares (1.º e 5.º anos) se encontram de acordo com as Metas Curriculares do Ensino Básico, no que concerne ao domínio da Escrita. Na segunda parte é contemplado o estágio efetuado em 1º CEB, sendo abordadas as caraterizações da instituição e respetiva turma, experiências-chave vivenciadas, fundamentação pedagógica das aulas lecionadas e reflexão de todo o percurso neste nível de ensino. A terceira parte consiste no estágio efetuado em 2º CEB, nas disciplinas de Português, História e Geografia de Portugal, Matemática e Ciências Naturais. À semelhança da segunda parte, aqui serão abordados os elementos referentes a este estágio.
id RCAP_5af1445a3a0c626814474a36d3991c64
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/11493
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Percurso de aprendizagensaprender a ensinar para ensinar a aprender: relatório finalManuais EscolaresInvestigação Sobre Manuais EscolaresPráticas EducativasPrática PedagógicaEnsino Básico 1º CicloEnsino Básico 2º CicloEnsino da EscritaO presente relatório foi elaborado no âmbito das unidades curriculares de prática educativa de 1.º e 2.º CEB, pertencentes ao Mestrado de Ensino dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Descreve-se, aqui, o meu percurso enquanto estagiária em ambos os ciclos de escolaridade e apresenta-se um breve estudo efetuado na área de Português, nomeadamente da relação entre a concretização dos objetivos e dos descritores de desempenho das Metas Curriculares nos manuais escolares, no domínio da Escrita, para os 1.o e 5.o anos de escolaridade. Deste modo, este documento encontra-se dividido em três partes. Na primeira parte, apresenta-se a componente investigativa que visa analisar e verificar se dois manuais escolares (1.º e 5.º anos) se encontram de acordo com as Metas Curriculares do Ensino Básico, no que concerne ao domínio da Escrita. Na segunda parte é contemplado o estágio efetuado em 1º CEB, sendo abordadas as caraterizações da instituição e respetiva turma, experiências-chave vivenciadas, fundamentação pedagógica das aulas lecionadas e reflexão de todo o percurso neste nível de ensino. A terceira parte consiste no estágio efetuado em 2º CEB, nas disciplinas de Português, História e Geografia de Portugal, Matemática e Ciências Naturais. À semelhança da segunda parte, aqui serão abordados os elementos referentes a este estágio.Xavier, Lola Geraldes, 1973-Repositório ComumMota, Ana Luísa Espadinha Ferreira2016-02-29T11:37:56Z2015-01-01T00:00:00Z2015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/11493201333139porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:38:36Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/11493Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:14:32.336933Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Percurso de aprendizagens
aprender a ensinar para ensinar a aprender: relatório final
title Percurso de aprendizagens
spellingShingle Percurso de aprendizagens
Mota, Ana Luísa Espadinha Ferreira
Manuais Escolares
Investigação Sobre Manuais Escolares
Práticas Educativas
Prática Pedagógica
Ensino Básico 1º Ciclo
Ensino Básico 2º Ciclo
Ensino da Escrita
title_short Percurso de aprendizagens
title_full Percurso de aprendizagens
title_fullStr Percurso de aprendizagens
title_full_unstemmed Percurso de aprendizagens
title_sort Percurso de aprendizagens
author Mota, Ana Luísa Espadinha Ferreira
author_facet Mota, Ana Luísa Espadinha Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Xavier, Lola Geraldes, 1973-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Mota, Ana Luísa Espadinha Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Manuais Escolares
Investigação Sobre Manuais Escolares
Práticas Educativas
Prática Pedagógica
Ensino Básico 1º Ciclo
Ensino Básico 2º Ciclo
Ensino da Escrita
topic Manuais Escolares
Investigação Sobre Manuais Escolares
Práticas Educativas
Prática Pedagógica
Ensino Básico 1º Ciclo
Ensino Básico 2º Ciclo
Ensino da Escrita
description O presente relatório foi elaborado no âmbito das unidades curriculares de prática educativa de 1.º e 2.º CEB, pertencentes ao Mestrado de Ensino dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Descreve-se, aqui, o meu percurso enquanto estagiária em ambos os ciclos de escolaridade e apresenta-se um breve estudo efetuado na área de Português, nomeadamente da relação entre a concretização dos objetivos e dos descritores de desempenho das Metas Curriculares nos manuais escolares, no domínio da Escrita, para os 1.o e 5.o anos de escolaridade. Deste modo, este documento encontra-se dividido em três partes. Na primeira parte, apresenta-se a componente investigativa que visa analisar e verificar se dois manuais escolares (1.º e 5.º anos) se encontram de acordo com as Metas Curriculares do Ensino Básico, no que concerne ao domínio da Escrita. Na segunda parte é contemplado o estágio efetuado em 1º CEB, sendo abordadas as caraterizações da instituição e respetiva turma, experiências-chave vivenciadas, fundamentação pedagógica das aulas lecionadas e reflexão de todo o percurso neste nível de ensino. A terceira parte consiste no estágio efetuado em 2º CEB, nas disciplinas de Português, História e Geografia de Portugal, Matemática e Ciências Naturais. À semelhança da segunda parte, aqui serão abordados os elementos referentes a este estágio.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2015-01-01T00:00:00Z
2016-02-29T11:37:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/11493
201333139
url http://hdl.handle.net/10400.26/11493
identifier_str_mv 201333139
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130011099201536