Reciclagem e literacia estatística : uma prática interdisciplinar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/46913 |
Resumo: | Nas últimas décadas, temos vindo assistir à consciencialização da responsabilidade ambiental e aos seus impactos. É através da educação ambiental que os alunos se confrontam com as necessidades de mudar comportamentos e atitudes. Os Media são responsáveis pelas informações que chegam até nós. A literacia estatística é considerada essencial para que os cidadãos possam assumir uma postura crítica face a essa informação. Sendo a ecoliteracia da responsabilidade de todos, cabe ao professor desenvolver nos alunos capacidades que os façam questionar o mundo, de forma crítica e informada. Este estudo tem como objetivos apresentar uma prática educativa de promoção do desenvolvimento da literacia estatística e da ecoliteracia. Esta foi desenvolvida num contexto interdisciplinar, onde o professor surge como mediador, dando voz aos alunos, criando aprendizagens significativas relacionadas, nomeadamente, com a identificação da poluição como um problema ambiental e a interpretação de dados presentes nos media para responder a uma questão-problema. |
id |
RCAP_ab18a3d721924ea29607a55924356a19 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/46913 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Reciclagem e literacia estatística : uma prática interdisciplinarRecycling and statistic literacy : an interdisciplinary praticeEcologiaMatemáticaEstatísticaInterdisciplinaridadeEcologyMathematicsStatisticsInterdisciplinarityNas últimas décadas, temos vindo assistir à consciencialização da responsabilidade ambiental e aos seus impactos. É através da educação ambiental que os alunos se confrontam com as necessidades de mudar comportamentos e atitudes. Os Media são responsáveis pelas informações que chegam até nós. A literacia estatística é considerada essencial para que os cidadãos possam assumir uma postura crítica face a essa informação. Sendo a ecoliteracia da responsabilidade de todos, cabe ao professor desenvolver nos alunos capacidades que os façam questionar o mundo, de forma crítica e informada. Este estudo tem como objetivos apresentar uma prática educativa de promoção do desenvolvimento da literacia estatística e da ecoliteracia. Esta foi desenvolvida num contexto interdisciplinar, onde o professor surge como mediador, dando voz aos alunos, criando aprendizagens significativas relacionadas, nomeadamente, com a identificação da poluição como um problema ambiental e a interpretação de dados presentes nos media para responder a uma questão-problema.[Associação Portuguesa de Educação em Ciências]Repositório ComumCosta, Sofia LauraDuque, IsabelM. L. Martins, Fernando2023-10-02T09:23:29Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/46913porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-06-25T16:08:33Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/46913Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-06-25T16:08:33Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reciclagem e literacia estatística : uma prática interdisciplinar Recycling and statistic literacy : an interdisciplinary pratice |
title |
Reciclagem e literacia estatística : uma prática interdisciplinar |
spellingShingle |
Reciclagem e literacia estatística : uma prática interdisciplinar Costa, Sofia Laura Ecologia Matemática Estatística Interdisciplinaridade Ecology Mathematics Statistics Interdisciplinarity |
title_short |
Reciclagem e literacia estatística : uma prática interdisciplinar |
title_full |
Reciclagem e literacia estatística : uma prática interdisciplinar |
title_fullStr |
Reciclagem e literacia estatística : uma prática interdisciplinar |
title_full_unstemmed |
Reciclagem e literacia estatística : uma prática interdisciplinar |
title_sort |
Reciclagem e literacia estatística : uma prática interdisciplinar |
author |
Costa, Sofia Laura |
author_facet |
Costa, Sofia Laura Duque, Isabel M. L. Martins, Fernando |
author_role |
author |
author2 |
Duque, Isabel M. L. Martins, Fernando |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Sofia Laura Duque, Isabel M. L. Martins, Fernando |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ecologia Matemática Estatística Interdisciplinaridade Ecology Mathematics Statistics Interdisciplinarity |
topic |
Ecologia Matemática Estatística Interdisciplinaridade Ecology Mathematics Statistics Interdisciplinarity |
description |
Nas últimas décadas, temos vindo assistir à consciencialização da responsabilidade ambiental e aos seus impactos. É através da educação ambiental que os alunos se confrontam com as necessidades de mudar comportamentos e atitudes. Os Media são responsáveis pelas informações que chegam até nós. A literacia estatística é considerada essencial para que os cidadãos possam assumir uma postura crítica face a essa informação. Sendo a ecoliteracia da responsabilidade de todos, cabe ao professor desenvolver nos alunos capacidades que os façam questionar o mundo, de forma crítica e informada. Este estudo tem como objetivos apresentar uma prática educativa de promoção do desenvolvimento da literacia estatística e da ecoliteracia. Esta foi desenvolvida num contexto interdisciplinar, onde o professor surge como mediador, dando voz aos alunos, criando aprendizagens significativas relacionadas, nomeadamente, com a identificação da poluição como um problema ambiental e a interpretação de dados presentes nos media para responder a uma questão-problema. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2020-01-01T00:00:00Z 2023-10-02T09:23:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/46913 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/46913 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[Associação Portuguesa de Educação em Ciências] |
publisher.none.fl_str_mv |
[Associação Portuguesa de Educação em Ciências] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817546167626498048 |