Reciclagem e literacia estatística : uma prática interdisciplinar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Sofia Laura
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Duque, Isabel, M. L. Martins, Fernando
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/46913
Resumo: Nas últimas décadas, temos vindo assistir à consciencialização da responsabilidade ambiental e aos seus impactos. É através da educação ambiental que os alunos se confrontam com as necessidades de mudar comportamentos e atitudes. Os Media são responsáveis pelas informações que chegam até nós. A literacia estatística é considerada essencial para que os cidadãos possam assumir uma postura crítica face a essa informação. Sendo a ecoliteracia da responsabilidade de todos, cabe ao professor desenvolver nos alunos capacidades que os façam questionar o mundo, de forma crítica e informada. Este estudo tem como objetivos apresentar uma prática educativa de promoção do desenvolvimento da literacia estatística e da ecoliteracia. Esta foi desenvolvida num contexto interdisciplinar, onde o professor surge como mediador, dando voz aos alunos, criando aprendizagens significativas relacionadas, nomeadamente, com a identificação da poluição como um problema ambiental e a interpretação de dados presentes nos media para responder a uma questão-problema.
id RCAP_ab18a3d721924ea29607a55924356a19
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/46913
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Reciclagem e literacia estatística : uma prática interdisciplinarRecycling and statistic literacy : an interdisciplinary praticeEcologiaMatemáticaEstatísticaInterdisciplinaridadeEcologyMathematicsStatisticsInterdisciplinarityNas últimas décadas, temos vindo assistir à consciencialização da responsabilidade ambiental e aos seus impactos. É através da educação ambiental que os alunos se confrontam com as necessidades de mudar comportamentos e atitudes. Os Media são responsáveis pelas informações que chegam até nós. A literacia estatística é considerada essencial para que os cidadãos possam assumir uma postura crítica face a essa informação. Sendo a ecoliteracia da responsabilidade de todos, cabe ao professor desenvolver nos alunos capacidades que os façam questionar o mundo, de forma crítica e informada. Este estudo tem como objetivos apresentar uma prática educativa de promoção do desenvolvimento da literacia estatística e da ecoliteracia. Esta foi desenvolvida num contexto interdisciplinar, onde o professor surge como mediador, dando voz aos alunos, criando aprendizagens significativas relacionadas, nomeadamente, com a identificação da poluição como um problema ambiental e a interpretação de dados presentes nos media para responder a uma questão-problema.[Associação Portuguesa de Educação em Ciências]Repositório ComumCosta, Sofia LauraDuque, IsabelM. L. Martins, Fernando2023-10-02T09:23:29Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/46913porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-06-25T16:08:33Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/46913Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-06-25T16:08:33Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Reciclagem e literacia estatística : uma prática interdisciplinar
Recycling and statistic literacy : an interdisciplinary pratice
title Reciclagem e literacia estatística : uma prática interdisciplinar
spellingShingle Reciclagem e literacia estatística : uma prática interdisciplinar
Costa, Sofia Laura
Ecologia
Matemática
Estatística
Interdisciplinaridade
Ecology
Mathematics
Statistics
Interdisciplinarity
title_short Reciclagem e literacia estatística : uma prática interdisciplinar
title_full Reciclagem e literacia estatística : uma prática interdisciplinar
title_fullStr Reciclagem e literacia estatística : uma prática interdisciplinar
title_full_unstemmed Reciclagem e literacia estatística : uma prática interdisciplinar
title_sort Reciclagem e literacia estatística : uma prática interdisciplinar
author Costa, Sofia Laura
author_facet Costa, Sofia Laura
Duque, Isabel
M. L. Martins, Fernando
author_role author
author2 Duque, Isabel
M. L. Martins, Fernando
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Sofia Laura
Duque, Isabel
M. L. Martins, Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv Ecologia
Matemática
Estatística
Interdisciplinaridade
Ecology
Mathematics
Statistics
Interdisciplinarity
topic Ecologia
Matemática
Estatística
Interdisciplinaridade
Ecology
Mathematics
Statistics
Interdisciplinarity
description Nas últimas décadas, temos vindo assistir à consciencialização da responsabilidade ambiental e aos seus impactos. É através da educação ambiental que os alunos se confrontam com as necessidades de mudar comportamentos e atitudes. Os Media são responsáveis pelas informações que chegam até nós. A literacia estatística é considerada essencial para que os cidadãos possam assumir uma postura crítica face a essa informação. Sendo a ecoliteracia da responsabilidade de todos, cabe ao professor desenvolver nos alunos capacidades que os façam questionar o mundo, de forma crítica e informada. Este estudo tem como objetivos apresentar uma prática educativa de promoção do desenvolvimento da literacia estatística e da ecoliteracia. Esta foi desenvolvida num contexto interdisciplinar, onde o professor surge como mediador, dando voz aos alunos, criando aprendizagens significativas relacionadas, nomeadamente, com a identificação da poluição como um problema ambiental e a interpretação de dados presentes nos media para responder a uma questão-problema.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-01-01T00:00:00Z
2023-10-02T09:23:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/46913
url http://hdl.handle.net/10400.26/46913
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv [Associação Portuguesa de Educação em Ciências]
publisher.none.fl_str_mv [Associação Portuguesa de Educação em Ciências]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817546167626498048