Ensino de estatística : concepções e análises

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa, Marcos vinicius Babinski
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/128012
Resumo: Considerando a presença de conceitos estatísticos nos programas de várias disciplinas do Ensino Básico e procurando ressaltar opções teóricas e práticas para suas abordagens e suas articulações, este trabalho tem por objetivo principal relacionar a área da Estatística com a da Matemática, fazendo com que a chamada Educação Estatística seja inserida desde os anos iniciais do Ensino Fundamental, devido a sua importância no mundo cada vez mais moderno que nos é apresentado. Para tanto, a discussão é dividida em quatro etapas. Num primeiro momento, apontam-se os contributos dessa área, tanto como ciência quanto disciplina escolar. Realiza-se, desse modo, uma coleta de informações relativas às possíveis fundamentações que o campo científico apresenta, assim como dos textos de autores que auxiliam o desenvolvimento do assunto no âmbito educacional. Destarte, Batanero (2000, 2002) e Lopes (2003, 2008, 2011) adquirem destaque. Em seguida, propõe-se o vínculo entre as disciplinas de matemática e estatística, fundamentando-se nas indicações realizadas pelos Parâmetros Nacionais Curriculares (PNC’s), na abordagem interdisciplinar para conteúdos escolares (principalmente com o apontamento dos projetos de pesquisa acompanhados na modelagem matemática) e na participação dos livros didáticos no processo de ensino-aprendizagem. Num terceiro momento, exercícios que incluem conteúdos pertencentes às áreas da Matemática e da Estatística são pesquisados, a fim de evidenciar as principais características das questões propostas pelas recentes provas do ENEM, bem como dos vestibulares da UFRGS, UFSM e PUCRS. Por fim, ratificam-se alguns elementos que podem possibilitar uma melhor abordagem para o ensino e para a aprendizagem dos conteúdos de amplitude estatística.
id UFRGS-2_f6e1f77e007ba6b6751ed21ed4646247
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/128012
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Corrêa, Marcos vinicius BabinskiBisognin, Cleber2015-10-27T02:35:12Z2015http://hdl.handle.net/10183/128012000972752Considerando a presença de conceitos estatísticos nos programas de várias disciplinas do Ensino Básico e procurando ressaltar opções teóricas e práticas para suas abordagens e suas articulações, este trabalho tem por objetivo principal relacionar a área da Estatística com a da Matemática, fazendo com que a chamada Educação Estatística seja inserida desde os anos iniciais do Ensino Fundamental, devido a sua importância no mundo cada vez mais moderno que nos é apresentado. Para tanto, a discussão é dividida em quatro etapas. Num primeiro momento, apontam-se os contributos dessa área, tanto como ciência quanto disciplina escolar. Realiza-se, desse modo, uma coleta de informações relativas às possíveis fundamentações que o campo científico apresenta, assim como dos textos de autores que auxiliam o desenvolvimento do assunto no âmbito educacional. Destarte, Batanero (2000, 2002) e Lopes (2003, 2008, 2011) adquirem destaque. Em seguida, propõe-se o vínculo entre as disciplinas de matemática e estatística, fundamentando-se nas indicações realizadas pelos Parâmetros Nacionais Curriculares (PNC’s), na abordagem interdisciplinar para conteúdos escolares (principalmente com o apontamento dos projetos de pesquisa acompanhados na modelagem matemática) e na participação dos livros didáticos no processo de ensino-aprendizagem. Num terceiro momento, exercícios que incluem conteúdos pertencentes às áreas da Matemática e da Estatística são pesquisados, a fim de evidenciar as principais características das questões propostas pelas recentes provas do ENEM, bem como dos vestibulares da UFRGS, UFSM e PUCRS. Por fim, ratificam-se alguns elementos que podem possibilitar uma melhor abordagem para o ensino e para a aprendizagem dos conteúdos de amplitude estatística.Considering the presence of statistical concepts in the programs of various Basic Education disciplines and seeking to highlight theoretical and practical options for its approaches and articulations, this paper have the main goal to relate the statistics área to the Mathematics; Statistics eduacaticion is being inserted since early years of basic school because of its importance in the World that is more and more modern. Then, the discussion is divided in four steps. Firstly, it points the contributions from the field, both as a science and as a school assignment. It makes, in this way, a collect of data related to possible foundations which scientific field shows, as well as of the texts of authors that support the development of the subject in the educational field. Thus, Batanero (2000, 2002) and Lopes (2003, 2008, 2011) acquire prominence. Then, it is proposed the link between mathematics and statistics, based on indications made by the National Parameters Curriculum (PNC's), in the interdisciplinary approach of the school subjects (mainly with the appointment of research projects accompanied on mathematical modeling) and in the influence of didactic books on learning process. Thirdly, exercises that include contents pertaining to the areas of Mathematics and Statistics are surveyed, in order to highlight the main features of issues proposed by ENEM recent tests, as well as admission exams for UFRGS, UFSM and PUCRS. Finally, some elements that can enable a better teaching approach and of the learning of the statistical amplitude contents are ratified.application/pdfporEducação : EstatísticaEstatistica : EnsinoEnsino-aprendizagemStatisticsMathematicsBasic educationInterdisciplinarityTeachingStatistics educationEnsino de estatística : concepções e análisesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2015Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000972752.pdf000972752.pdfTexto completoapplication/pdf2005842http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/128012/1/000972752.pdfc16ec1c61caf3dfa2d821f8a344b3a48MD51TEXT000972752.pdf.txt000972752.pdf.txtExtracted Texttext/plain211816http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/128012/2/000972752.pdf.txt40a1c70aaa0ddaea13103a416208b6d0MD52THUMBNAIL000972752.pdf.jpg000972752.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1025http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/128012/3/000972752.pdf.jpg3a8bf5682fc85c4f79a5d1c3acf9dd4fMD5310183/1280122018-10-08 08:40:28.452oai:www.lume.ufrgs.br:10183/128012Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T11:40:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ensino de estatística : concepções e análises
title Ensino de estatística : concepções e análises
spellingShingle Ensino de estatística : concepções e análises
Corrêa, Marcos vinicius Babinski
Educação : Estatística
Estatistica : Ensino
Ensino-aprendizagem
Statistics
Mathematics
Basic education
Interdisciplinarity
Teaching
Statistics education
title_short Ensino de estatística : concepções e análises
title_full Ensino de estatística : concepções e análises
title_fullStr Ensino de estatística : concepções e análises
title_full_unstemmed Ensino de estatística : concepções e análises
title_sort Ensino de estatística : concepções e análises
author Corrêa, Marcos vinicius Babinski
author_facet Corrêa, Marcos vinicius Babinski
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Corrêa, Marcos vinicius Babinski
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bisognin, Cleber
contributor_str_mv Bisognin, Cleber
dc.subject.por.fl_str_mv Educação : Estatística
Estatistica : Ensino
Ensino-aprendizagem
topic Educação : Estatística
Estatistica : Ensino
Ensino-aprendizagem
Statistics
Mathematics
Basic education
Interdisciplinarity
Teaching
Statistics education
dc.subject.eng.fl_str_mv Statistics
Mathematics
Basic education
Interdisciplinarity
Teaching
Statistics education
description Considerando a presença de conceitos estatísticos nos programas de várias disciplinas do Ensino Básico e procurando ressaltar opções teóricas e práticas para suas abordagens e suas articulações, este trabalho tem por objetivo principal relacionar a área da Estatística com a da Matemática, fazendo com que a chamada Educação Estatística seja inserida desde os anos iniciais do Ensino Fundamental, devido a sua importância no mundo cada vez mais moderno que nos é apresentado. Para tanto, a discussão é dividida em quatro etapas. Num primeiro momento, apontam-se os contributos dessa área, tanto como ciência quanto disciplina escolar. Realiza-se, desse modo, uma coleta de informações relativas às possíveis fundamentações que o campo científico apresenta, assim como dos textos de autores que auxiliam o desenvolvimento do assunto no âmbito educacional. Destarte, Batanero (2000, 2002) e Lopes (2003, 2008, 2011) adquirem destaque. Em seguida, propõe-se o vínculo entre as disciplinas de matemática e estatística, fundamentando-se nas indicações realizadas pelos Parâmetros Nacionais Curriculares (PNC’s), na abordagem interdisciplinar para conteúdos escolares (principalmente com o apontamento dos projetos de pesquisa acompanhados na modelagem matemática) e na participação dos livros didáticos no processo de ensino-aprendizagem. Num terceiro momento, exercícios que incluem conteúdos pertencentes às áreas da Matemática e da Estatística são pesquisados, a fim de evidenciar as principais características das questões propostas pelas recentes provas do ENEM, bem como dos vestibulares da UFRGS, UFSM e PUCRS. Por fim, ratificam-se alguns elementos que podem possibilitar uma melhor abordagem para o ensino e para a aprendizagem dos conteúdos de amplitude estatística.
publishDate 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-10-27T02:35:12Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/128012
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000972752
url http://hdl.handle.net/10183/128012
identifier_str_mv 000972752
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/128012/1/000972752.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/128012/2/000972752.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/128012/3/000972752.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c16ec1c61caf3dfa2d821f8a344b3a48
40a1c70aaa0ddaea13103a416208b6d0
3a8bf5682fc85c4f79a5d1c3acf9dd4f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224491854987264