Dimensões da internacionalização das empresas: proposta de uma nova dimensão através de estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carrasqueira, Helder Brito
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Baleiro, Rita Rodrigues, Carrasqueira, Margarida Cotrim
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/PJFMA/article/view/588
Resumo: O artigo procura demonstrar que é corrente caracterizar o processo de internacionalização das empresas, nomeadamente na fase inicial (curto-prazo), através da formulação “clássica” das dimensões de internacionalização. Porém, é na extensão do modelo às fases posteriores (nomeadamente no longo-prazo) que é verdadeiramente possível verificar se a empresa consegue consolidar-se no mercado exterior e ter sucesso.No seguimento, propomos uma nova dimensão de análise que designamos de “Após” no sentido de melhorar o poder de análise do modelo; centramo-nos no percurso de um grupo hoteleiro e nos fatores críticos que podem ser apontados como estando na base da sua afirmação no mercado de forma perene, como exemplo demostrativo.Usamos a metodologia de estudo de caso e análise de conteúdo, com triangulação das fontes de informação;Pensamos que esta linha de investigação é relevante para a informação das empresas que pretendem desenvolver processos de internacionalização.
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