Helena Almeida: um estudo sobre pintura, fotografia e perceção
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/51796 |
Resumo: | A presente dissertação baseia-se no estudo das obras de Helena Almeida. Numa primeira instância, patenteia-se por ser uma análise sobre a conjuntura portuguesa de meados de 1950 e dos anos 1960 e 1970. Tal análise surge na senda de estabelecer relações entre as características gerais desta conjuntura e o percurso da artista até à realização de pinturas de pendor abstrato-geométrico (década de 1960), com recurso à historiografia da arte. Seguindo esta linha de ideias, as informações recolhidas permitiram-nos colocar as questões que sinteticamente colocamos: 1) em que medida as fotografias da pintora (dado que a artista se identifica sempre como tal) significam um “eterno retorno a casa”?; 2) como é que estas podem expressar o estabelecimento de uma “fronteira” entre o desenho e a pintura?; 3) de que modo a produção fotográfica se interliga com a representação de algo que lhe preexiste (no caso em que procede à materialização de um processo percetivo em específico: a visão)? Na tentativa de responder a estas questões seguimos o raciocínio que nos é suscitado pelos elementos que tridimensionalmente sobressaem das obras de Helena Almeida (nomeadamente a mancha de tinta ou o do fio de crina). Seguindo fielmente esta intuição racional, a presente investigação propõe duas metodologias que se associam à historiografia portuguesa e se coadunam com o teor dos trabalhos de Helena Almeida: uma fenomenológica, outra semiótica. |
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Helena Almeida: um estudo sobre pintura, fotografia e perceçãoDomínio/Área Científica::Humanidades::História e ArqueologiaDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesA presente dissertação baseia-se no estudo das obras de Helena Almeida. Numa primeira instância, patenteia-se por ser uma análise sobre a conjuntura portuguesa de meados de 1950 e dos anos 1960 e 1970. Tal análise surge na senda de estabelecer relações entre as características gerais desta conjuntura e o percurso da artista até à realização de pinturas de pendor abstrato-geométrico (década de 1960), com recurso à historiografia da arte. Seguindo esta linha de ideias, as informações recolhidas permitiram-nos colocar as questões que sinteticamente colocamos: 1) em que medida as fotografias da pintora (dado que a artista se identifica sempre como tal) significam um “eterno retorno a casa”?; 2) como é que estas podem expressar o estabelecimento de uma “fronteira” entre o desenho e a pintura?; 3) de que modo a produção fotográfica se interliga com a representação de algo que lhe preexiste (no caso em que procede à materialização de um processo percetivo em específico: a visão)? Na tentativa de responder a estas questões seguimos o raciocínio que nos é suscitado pelos elementos que tridimensionalmente sobressaem das obras de Helena Almeida (nomeadamente a mancha de tinta ou o do fio de crina). Seguindo fielmente esta intuição racional, a presente investigação propõe duas metodologias que se associam à historiografia portuguesa e se coadunam com o teor dos trabalhos de Helena Almeida: uma fenomenológica, outra semiótica.The present investigation aims to study the artwork of Helena Almeida. It begins with an analysis of the Portuguese conjuncture of the mid-1950s, 1960, and 1970. Then, with that in mind, we interpret the first paintings with an abstract-geometric penchant (dating 1960’s), recurring to art historiography. Above all, we try to answer the following main questions: 1) in what way do the photographs of the artist (1969-2018), which, above all, identifies herself as a painter, mean an “eternal return to home”?; 2) how can it express the establishment of a “frontier” between drawing and painting? 3) Finally, how does the photographic production interconnect with the representation of something that pre-exists (in the case of the materialization of a perceptive process in specific: vision)? In the process of answering these questions, we followed a logic aroused by the elements that stand out from the artwork (namely, the hue or the strings). Following this rational intuition, we propose two methodologies that mingle the Portuguese historiography of art with the content of Helena Almeida’s artwork: one phenomenological and the other semiotical.Lapa, PedroRepositório da Universidade de LisboaMarques, Sofia Morais2022-03-17T14:05:38Z2022-01-062021-09-152022-01-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/51796TID:202851036porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:56:45Zoai:repositorio.ul.pt:10451/51796Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:03:02.640136Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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