As peças de ourivesaria presentes nas pinturas tendo por tema a Adoração dos Magos: tipologia de peças, circulação de modelos e evolução estilística
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/50539 |
Resumo: | Nesta dissertação propomo-nos abordar a utilização da ourivesaria na produção pictórica, elegendo o tema da Adoração dos Magos, episódio litúrgico que representa a oferta de presentes ao Menino Jesus, pelos sábios vindos do Oriente. Estes estão contidos em vasos, preciosos e sofisticados, apresentando grande variedade tipológica e estilística de acordo com a evolução ao longo dos tempos. A análise deve contemplar os diferentes factores que contribuem para essa enorme diversidade de concepção e representação, variedade que reflecte a influência dos modelos utilizados: circulação de gravuras, pinturas de outros artistas, observação de objectos físicos ou apenas o resultado da criatividade do artista; a localização dos centros de produção, a dimensão artística da oficina e o grau de mestria dos pintores e ainda a ligação dos mestres à corte, à nobreza ou ao alto clero, ou ainda a sua a relação com as ordens religiosas, são factores determinantes para a enorme variedade detectada na análise das pinturas. O corpus reunido, compreendendo um período de tempo alargado de aproximadamente três séculos, permitirá perceber e compreender critérios e escolhas adoptados pelos pintores no decurso de vários ciclos estilísticos, constituindo esta opção, um factor de enriquecimento da dissertação. Tentaremos obter as respostas possíveis às questões levantadas, com base em pressupostos credíveis e sustentados. |
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As peças de ourivesaria presentes nas pinturas tendo por tema a Adoração dos Magos: tipologia de peças, circulação de modelos e evolução estilísticaDomínio/Área Científica::Humanidades::História e ArqueologiaDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesNesta dissertação propomo-nos abordar a utilização da ourivesaria na produção pictórica, elegendo o tema da Adoração dos Magos, episódio litúrgico que representa a oferta de presentes ao Menino Jesus, pelos sábios vindos do Oriente. Estes estão contidos em vasos, preciosos e sofisticados, apresentando grande variedade tipológica e estilística de acordo com a evolução ao longo dos tempos. A análise deve contemplar os diferentes factores que contribuem para essa enorme diversidade de concepção e representação, variedade que reflecte a influência dos modelos utilizados: circulação de gravuras, pinturas de outros artistas, observação de objectos físicos ou apenas o resultado da criatividade do artista; a localização dos centros de produção, a dimensão artística da oficina e o grau de mestria dos pintores e ainda a ligação dos mestres à corte, à nobreza ou ao alto clero, ou ainda a sua a relação com as ordens religiosas, são factores determinantes para a enorme variedade detectada na análise das pinturas. O corpus reunido, compreendendo um período de tempo alargado de aproximadamente três séculos, permitirá perceber e compreender critérios e escolhas adoptados pelos pintores no decurso de vários ciclos estilísticos, constituindo esta opção, um factor de enriquecimento da dissertação. Tentaremos obter as respostas possíveis às questões levantadas, com base em pressupostos credíveis e sustentados.Vale, Teresa Leonor M.Repositório da Universidade de LisboaMoura, Maria de Fátima Nina2021-12-22T16:41:52Z2021-10-222021-07-182021-10-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/50539TID:202790266porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:54:46Zoai:repositorio.ul.pt:10451/50539Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:01:58.716143Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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