Análise internacional da eficiência produtiva nos portos da Península Ibérica utilizando a metodologia DEA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10216/52397 |
Resumo: | Toda a temática dos portos e navegação tornou-se especialmente relevante nos últimos anos à medida que avançou a globalização e se expandiu a mobilidade dos factores produtivos para onde for mais barato produzir. As barreiras tarifárias e as barreiras técnicas ao comércio caíram significativamente e assim aumentou a importância relativa dos custos de transporte no preço final das mercadorias, especialmente os custos ligados ao transporte marítimo, já que é por essa via que se faz a maior parte do comércio internacional, sobretudo entre continentes. Os portos são uma parte fundamental na equação dos custos de transporte. Ter portos eficientes é determinante para a competitividade dos países e para a sua melhor integração nas cadeias logísticas globais e nos circuitos comerciais internacionais. Daí que se tenham verificado um pouco por todo o mundo, sobretudo a partir dos anos 1990, fortes investimentos públicos e privados em infra-estruturas portuárias, assim como significativas alterações nos modelos de gestão dos portos com um maior envolvimento do sector privado. No sentido de justificar estes investimentos e estudar a viabilidade e eficácia dos mesmos, neste estudo procuramos perceber e quantificar qual tem sido a evolução nos níveis de eficiência técnica e de produtividade dos portos, e, complementando a literatura já existente sobre eficiência portuária, pretendemos estudar em particular os principias portos continentais de Portugal e Espanha. Os resultados do estudo permitem-nos concluir que não existem diferenças significativas entre as performances de eficiência globais dos portos portugueses e espanhóis; que os níveis médios de eficiência melhoraram significativamente no período em análise e que os portos com mais volume de carga tendem a ser mais eficientes. É feita também uma análise particular ao porto de Leixões, onde são identificadas algumas possíveis causas de ineficiência. |
id |
RCAP_ab29702e28d1673f3053c47c4815d642 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio-aberto.up.pt:10216/52397 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Análise internacional da eficiência produtiva nos portos da Península Ibérica utilizando a metodologia DEAEconomiaEconomicsPortoToda a temática dos portos e navegação tornou-se especialmente relevante nos últimos anos à medida que avançou a globalização e se expandiu a mobilidade dos factores produtivos para onde for mais barato produzir. As barreiras tarifárias e as barreiras técnicas ao comércio caíram significativamente e assim aumentou a importância relativa dos custos de transporte no preço final das mercadorias, especialmente os custos ligados ao transporte marítimo, já que é por essa via que se faz a maior parte do comércio internacional, sobretudo entre continentes. Os portos são uma parte fundamental na equação dos custos de transporte. Ter portos eficientes é determinante para a competitividade dos países e para a sua melhor integração nas cadeias logísticas globais e nos circuitos comerciais internacionais. Daí que se tenham verificado um pouco por todo o mundo, sobretudo a partir dos anos 1990, fortes investimentos públicos e privados em infra-estruturas portuárias, assim como significativas alterações nos modelos de gestão dos portos com um maior envolvimento do sector privado. No sentido de justificar estes investimentos e estudar a viabilidade e eficácia dos mesmos, neste estudo procuramos perceber e quantificar qual tem sido a evolução nos níveis de eficiência técnica e de produtividade dos portos, e, complementando a literatura já existente sobre eficiência portuária, pretendemos estudar em particular os principias portos continentais de Portugal e Espanha. Os resultados do estudo permitem-nos concluir que não existem diferenças significativas entre as performances de eficiência globais dos portos portugueses e espanhóis; que os níveis médios de eficiência melhoraram significativamente no período em análise e que os portos com mais volume de carga tendem a ser mais eficientes. É feita também uma análise particular ao porto de Leixões, onde são identificadas algumas possíveis causas de ineficiência.The whole issue of ports and shipping has become especially relevant in recent years as globalization has advanced and expanded the mobility of production factors to where it is cheaper to produce. Tariff barriers and technical barriers to trade have fallen significantly and thus increased the relative importance of transport costs in the final price of goods, especially the costs of shipping, since it is through sea mode that most of international trade is done, especially between continents. Ports are a key part in the equation of transportation costs. Having efficient ports is vital to the competitiven ess of countries and their better integration into global supply chains and international trade channels. Hence, there has been all over the world, especially since the 1990s, strong public and private investment in port infrastructure, as well as significant changes in the governance and management of ports with a greater private sector involvement. In order to justify these investments and to study the feasibility and effectiveness of these, and complementing the existing literature on port efficiency, in this study we seek to understand and quantify what has been the trend in the levels of technical efficiency and productivity of ports, studying in particular the main ports of continental Portugal and Spain. The study results allows us to conclude that there are no significant differences between the performance of overall effi ciency of the Portuguese and Spanish ports; that the average levels of efficiency have improved significantly during the period under review and that the ports with more cargo volume tend to be more efficient. It is also made a particular analysis at the port of Leixões, where we identify some possible causes of inefficiency.Faculdade de Economia da Universidade do PortoFEP20092011-02-24T00:00:00Z2011-02-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10216/52397porMonterroso, Nuno Pedro Andradeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-29T15:43:08Zoai:repositorio-aberto.up.pt:10216/52397Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:30:23.233497Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise internacional da eficiência produtiva nos portos da Península Ibérica utilizando a metodologia DEA |
title |
Análise internacional da eficiência produtiva nos portos da Península Ibérica utilizando a metodologia DEA |
spellingShingle |
Análise internacional da eficiência produtiva nos portos da Península Ibérica utilizando a metodologia DEA Monterroso, Nuno Pedro Andrade Economia Economics Porto |
title_short |
Análise internacional da eficiência produtiva nos portos da Península Ibérica utilizando a metodologia DEA |
title_full |
Análise internacional da eficiência produtiva nos portos da Península Ibérica utilizando a metodologia DEA |
title_fullStr |
Análise internacional da eficiência produtiva nos portos da Península Ibérica utilizando a metodologia DEA |
title_full_unstemmed |
Análise internacional da eficiência produtiva nos portos da Península Ibérica utilizando a metodologia DEA |
title_sort |
Análise internacional da eficiência produtiva nos portos da Península Ibérica utilizando a metodologia DEA |
author |
Monterroso, Nuno Pedro Andrade |
author_facet |
Monterroso, Nuno Pedro Andrade |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monterroso, Nuno Pedro Andrade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Economia Economics Porto |
topic |
Economia Economics Porto |
description |
Toda a temática dos portos e navegação tornou-se especialmente relevante nos últimos anos à medida que avançou a globalização e se expandiu a mobilidade dos factores produtivos para onde for mais barato produzir. As barreiras tarifárias e as barreiras técnicas ao comércio caíram significativamente e assim aumentou a importância relativa dos custos de transporte no preço final das mercadorias, especialmente os custos ligados ao transporte marítimo, já que é por essa via que se faz a maior parte do comércio internacional, sobretudo entre continentes. Os portos são uma parte fundamental na equação dos custos de transporte. Ter portos eficientes é determinante para a competitividade dos países e para a sua melhor integração nas cadeias logísticas globais e nos circuitos comerciais internacionais. Daí que se tenham verificado um pouco por todo o mundo, sobretudo a partir dos anos 1990, fortes investimentos públicos e privados em infra-estruturas portuárias, assim como significativas alterações nos modelos de gestão dos portos com um maior envolvimento do sector privado. No sentido de justificar estes investimentos e estudar a viabilidade e eficácia dos mesmos, neste estudo procuramos perceber e quantificar qual tem sido a evolução nos níveis de eficiência técnica e de produtividade dos portos, e, complementando a literatura já existente sobre eficiência portuária, pretendemos estudar em particular os principias portos continentais de Portugal e Espanha. Os resultados do estudo permitem-nos concluir que não existem diferenças significativas entre as performances de eficiência globais dos portos portugueses e espanhóis; que os níveis médios de eficiência melhoraram significativamente no período em análise e que os portos com mais volume de carga tendem a ser mais eficientes. É feita também uma análise particular ao porto de Leixões, onde são identificadas algumas possíveis causas de ineficiência. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 2011-02-24T00:00:00Z 2011-02-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10216/52397 |
url |
http://hdl.handle.net/10216/52397 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Economia da Universidade do Porto FEP |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Economia da Universidade do Porto FEP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136213985132544 |