O Papel das Redes Sociais no Marketing Desportivo Digital dos Clubes de Futebol Caso do Sporting Clube de Portugal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/45829 |
Resumo: | As redes sociais, desde o seu nascimento em 1995, com a rede social Classmates e mais tarde, no início deste século, com o Facebook, Twitter, Instagram, entre outras, tiveram uma larga adesão por parte da sociedade, atraindo cada vez mais utilizadores. Desta forma, as redes sociais têm registado uma importância crescente na sociedade, o que tem levado a que grande parte das marcas, empresas e indústrias estejam registadas e tenham um papel ativo nas redes sociais. Com milhões de utilizadores e sendo uma ótima plataforma de marketing para as empresas e indústrias, a indústria do desporto e o marketing desportivo digital não podiam deixar de fora esta oportunidade das redes sociais. Numa era cada vez mais global e digital, os clubes de futebol têm vindo a aumentar muito significativamente os seus fãs e seguidores de todo o mundo que procuram ter experiências únicas e estar perto dos clubes que apoiam. As redes sociais têm um papel muito importante para satisfazer essas necessidades e os clubes devem utilizá-las, para que os seus fãs se sintam mais próximos do clube. Esta dissertação apresenta uma revisão de literatura sobre a temática abordada e de forma a apresentar o Sporting Clube de Portugal foi realizado um levantamento de informação no site e nas redes sociais do clube. Foi ainda utilizada uma metodologia quantitativa, através da aplicação de um questionário aos adeptos do SCP. Os resultados permitem apontar uma elevada conexão dos adeptos do SCP nas redes sociais do clube. |
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O Papel das Redes Sociais no Marketing Desportivo Digital dos Clubes de Futebol Caso do Sporting Clube de PortugalRedes SociaisMarketing DesportivoMarketing Desportivo DigitalSporting Clube de PortugalAs redes sociais, desde o seu nascimento em 1995, com a rede social Classmates e mais tarde, no início deste século, com o Facebook, Twitter, Instagram, entre outras, tiveram uma larga adesão por parte da sociedade, atraindo cada vez mais utilizadores. Desta forma, as redes sociais têm registado uma importância crescente na sociedade, o que tem levado a que grande parte das marcas, empresas e indústrias estejam registadas e tenham um papel ativo nas redes sociais. Com milhões de utilizadores e sendo uma ótima plataforma de marketing para as empresas e indústrias, a indústria do desporto e o marketing desportivo digital não podiam deixar de fora esta oportunidade das redes sociais. Numa era cada vez mais global e digital, os clubes de futebol têm vindo a aumentar muito significativamente os seus fãs e seguidores de todo o mundo que procuram ter experiências únicas e estar perto dos clubes que apoiam. As redes sociais têm um papel muito importante para satisfazer essas necessidades e os clubes devem utilizá-las, para que os seus fãs se sintam mais próximos do clube. Esta dissertação apresenta uma revisão de literatura sobre a temática abordada e de forma a apresentar o Sporting Clube de Portugal foi realizado um levantamento de informação no site e nas redes sociais do clube. Foi ainda utilizada uma metodologia quantitativa, através da aplicação de um questionário aos adeptos do SCP. Os resultados permitem apontar uma elevada conexão dos adeptos do SCP nas redes sociais do clube.Lopes, PaulaRepositório ComumSaraiva Guerra e Silva, Nuno David Bernardo2023-07-28T12:05:13Z2023-07-182023-07-112023-07-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/45829TID:203335279porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T18:30:31Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/45829Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:26:15.372170Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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