O Papel das Redes Sociais no Marketing Desportivo Digital dos Clubes de Futebol Caso do Sporting Clube de Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saraiva Guerra e Silva, Nuno David Bernardo
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/45829
Resumo: As redes sociais, desde o seu nascimento em 1995, com a rede social Classmates e mais tarde, no início deste século, com o Facebook, Twitter, Instagram, entre outras, tiveram uma larga adesão por parte da sociedade, atraindo cada vez mais utilizadores. Desta forma, as redes sociais têm registado uma importância crescente na sociedade, o que tem levado a que grande parte das marcas, empresas e indústrias estejam registadas e tenham um papel ativo nas redes sociais. Com milhões de utilizadores e sendo uma ótima plataforma de marketing para as empresas e indústrias, a indústria do desporto e o marketing desportivo digital não podiam deixar de fora esta oportunidade das redes sociais. Numa era cada vez mais global e digital, os clubes de futebol têm vindo a aumentar muito significativamente os seus fãs e seguidores de todo o mundo que procuram ter experiências únicas e estar perto dos clubes que apoiam. As redes sociais têm um papel muito importante para satisfazer essas necessidades e os clubes devem utilizá-las, para que os seus fãs se sintam mais próximos do clube. Esta dissertação apresenta uma revisão de literatura sobre a temática abordada e de forma a apresentar o Sporting Clube de Portugal foi realizado um levantamento de informação no site e nas redes sociais do clube. Foi ainda utilizada uma metodologia quantitativa, através da aplicação de um questionário aos adeptos do SCP. Os resultados permitem apontar uma elevada conexão dos adeptos do SCP nas redes sociais do clube.
id RCAP_ab5069af065aa30b4ff4363824aff20c
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/45829
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O Papel das Redes Sociais no Marketing Desportivo Digital dos Clubes de Futebol Caso do Sporting Clube de PortugalRedes SociaisMarketing DesportivoMarketing Desportivo DigitalSporting Clube de PortugalAs redes sociais, desde o seu nascimento em 1995, com a rede social Classmates e mais tarde, no início deste século, com o Facebook, Twitter, Instagram, entre outras, tiveram uma larga adesão por parte da sociedade, atraindo cada vez mais utilizadores. Desta forma, as redes sociais têm registado uma importância crescente na sociedade, o que tem levado a que grande parte das marcas, empresas e indústrias estejam registadas e tenham um papel ativo nas redes sociais. Com milhões de utilizadores e sendo uma ótima plataforma de marketing para as empresas e indústrias, a indústria do desporto e o marketing desportivo digital não podiam deixar de fora esta oportunidade das redes sociais. Numa era cada vez mais global e digital, os clubes de futebol têm vindo a aumentar muito significativamente os seus fãs e seguidores de todo o mundo que procuram ter experiências únicas e estar perto dos clubes que apoiam. As redes sociais têm um papel muito importante para satisfazer essas necessidades e os clubes devem utilizá-las, para que os seus fãs se sintam mais próximos do clube. Esta dissertação apresenta uma revisão de literatura sobre a temática abordada e de forma a apresentar o Sporting Clube de Portugal foi realizado um levantamento de informação no site e nas redes sociais do clube. Foi ainda utilizada uma metodologia quantitativa, através da aplicação de um questionário aos adeptos do SCP. Os resultados permitem apontar uma elevada conexão dos adeptos do SCP nas redes sociais do clube.Lopes, PaulaRepositório ComumSaraiva Guerra e Silva, Nuno David Bernardo2023-07-28T12:05:13Z2023-07-182023-07-112023-07-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/45829TID:203335279porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T18:30:31Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/45829Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:26:15.372170Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O Papel das Redes Sociais no Marketing Desportivo Digital dos Clubes de Futebol Caso do Sporting Clube de Portugal
title O Papel das Redes Sociais no Marketing Desportivo Digital dos Clubes de Futebol Caso do Sporting Clube de Portugal
spellingShingle O Papel das Redes Sociais no Marketing Desportivo Digital dos Clubes de Futebol Caso do Sporting Clube de Portugal
Saraiva Guerra e Silva, Nuno David Bernardo
Redes Sociais
Marketing Desportivo
Marketing Desportivo Digital
Sporting Clube de Portugal
title_short O Papel das Redes Sociais no Marketing Desportivo Digital dos Clubes de Futebol Caso do Sporting Clube de Portugal
title_full O Papel das Redes Sociais no Marketing Desportivo Digital dos Clubes de Futebol Caso do Sporting Clube de Portugal
title_fullStr O Papel das Redes Sociais no Marketing Desportivo Digital dos Clubes de Futebol Caso do Sporting Clube de Portugal
title_full_unstemmed O Papel das Redes Sociais no Marketing Desportivo Digital dos Clubes de Futebol Caso do Sporting Clube de Portugal
title_sort O Papel das Redes Sociais no Marketing Desportivo Digital dos Clubes de Futebol Caso do Sporting Clube de Portugal
author Saraiva Guerra e Silva, Nuno David Bernardo
author_facet Saraiva Guerra e Silva, Nuno David Bernardo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lopes, Paula
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Saraiva Guerra e Silva, Nuno David Bernardo
dc.subject.por.fl_str_mv Redes Sociais
Marketing Desportivo
Marketing Desportivo Digital
Sporting Clube de Portugal
topic Redes Sociais
Marketing Desportivo
Marketing Desportivo Digital
Sporting Clube de Portugal
description As redes sociais, desde o seu nascimento em 1995, com a rede social Classmates e mais tarde, no início deste século, com o Facebook, Twitter, Instagram, entre outras, tiveram uma larga adesão por parte da sociedade, atraindo cada vez mais utilizadores. Desta forma, as redes sociais têm registado uma importância crescente na sociedade, o que tem levado a que grande parte das marcas, empresas e indústrias estejam registadas e tenham um papel ativo nas redes sociais. Com milhões de utilizadores e sendo uma ótima plataforma de marketing para as empresas e indústrias, a indústria do desporto e o marketing desportivo digital não podiam deixar de fora esta oportunidade das redes sociais. Numa era cada vez mais global e digital, os clubes de futebol têm vindo a aumentar muito significativamente os seus fãs e seguidores de todo o mundo que procuram ter experiências únicas e estar perto dos clubes que apoiam. As redes sociais têm um papel muito importante para satisfazer essas necessidades e os clubes devem utilizá-las, para que os seus fãs se sintam mais próximos do clube. Esta dissertação apresenta uma revisão de literatura sobre a temática abordada e de forma a apresentar o Sporting Clube de Portugal foi realizado um levantamento de informação no site e nas redes sociais do clube. Foi ainda utilizada uma metodologia quantitativa, através da aplicação de um questionário aos adeptos do SCP. Os resultados permitem apontar uma elevada conexão dos adeptos do SCP nas redes sociais do clube.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-28T12:05:13Z
2023-07-18
2023-07-11
2023-07-18T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/45829
TID:203335279
url http://hdl.handle.net/10400.26/45829
identifier_str_mv TID:203335279
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133530627768320