Utilização de técnicas de canto como forma de potenciar a prática da flauta transversal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jorge, Beatriz Leonardo
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/6036
Resumo: O presente relatório está dividido em duas partes e contempla a Prática de Ensino Supervisionada e o Projeto de Investigação, ambos realizados no ano letivo 2016/2017. A primeira parte foi realizada na Escola de Música do Centro de Cultura Pedro Álvares Cabral, em Belmonte, e relatou todos os passos tomados na prática pedagógica. Foi escolhida uma aluna para análise de aulas individuais e um ensemble de flautas para a classe de conjunto. A segunda parte explicitou a aplicação do projeto de investigação, com especial incidência nas questões de respiração e sonoridade. A escolha do tema partiu das motivações da investigadora, que experienciou uma melhoria na sua prática da flauta transversal no momento em que iniciou aulas de técnica vocal. O projeto consistiu na criação e aplicação de um conjunto de exercícios, tendo por base o aquecimento vocal, como forma de melhorar o rendimento do grupo de alunos escolhido – igualmente da EMCCPAC. A metodologia selecionada foi a investigaçãoação e a análise de dados feita tendo por base grelhas de observação, grelhas de trabalho em casa e testes de aferição. A temática abordada teve como suporte bibliográfico nomes importantes da música para flauta transversal, tais como Trevor Wye e Michel Debost.
id RCAP_ab54583a157a09b95597d93d696a7f8e
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6036
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Utilização de técnicas de canto como forma de potenciar a prática da flauta transversalFlauta transversalPrática pedagógicaRespiraçãoSonoridadeAquecimento vocalPedagogical practiceFluteBreathingFlute toneVocal warm-upDomínio/Área Científica : HumanidadesO presente relatório está dividido em duas partes e contempla a Prática de Ensino Supervisionada e o Projeto de Investigação, ambos realizados no ano letivo 2016/2017. A primeira parte foi realizada na Escola de Música do Centro de Cultura Pedro Álvares Cabral, em Belmonte, e relatou todos os passos tomados na prática pedagógica. Foi escolhida uma aluna para análise de aulas individuais e um ensemble de flautas para a classe de conjunto. A segunda parte explicitou a aplicação do projeto de investigação, com especial incidência nas questões de respiração e sonoridade. A escolha do tema partiu das motivações da investigadora, que experienciou uma melhoria na sua prática da flauta transversal no momento em que iniciou aulas de técnica vocal. O projeto consistiu na criação e aplicação de um conjunto de exercícios, tendo por base o aquecimento vocal, como forma de melhorar o rendimento do grupo de alunos escolhido – igualmente da EMCCPAC. A metodologia selecionada foi a investigaçãoação e a análise de dados feita tendo por base grelhas de observação, grelhas de trabalho em casa e testes de aferição. A temática abordada teve como suporte bibliográfico nomes importantes da música para flauta transversal, tais como Trevor Wye e Michel Debost.Abstract : This report is in two parts: a Supervised Teaching Practice and a Research Project, both of which were carried out during the 2016/17 school year. The Supervised Teaching Practice took place at the Escola de Música do Centro de Cultura Pedro Alvares Cabral (Music School of the Pedro Alvares Cabral Cultural Center) in Belmonte, Portugal; and describes the methods used in the pedagogical practice. Analysis of the strengths, weaknesses, study, progress and results was made of one individual student’s lessons, and also of a chamber music group—a flute ensemble. The Research Project focussed on questions of breathing and sound production, which generally were the weakest elements in the flute technique of the students involved. The choice of this emphasis was based on the motivations of the researcher, who experienced an improvement in her flute playing at the time she started voice lessons. The Research Project consisted in the creation and application of a set of exercises, based on classical vocal warm-up exercises, as a way to improve the performance of the chosen group of students (also from the EMCCPAC). The methodology selected was action research and data analysis based on the researcher’s observation grids, student homework grids, and benchmarking tests. The value of the subject matter is supported by writings by important names in flute pedagogy such as Trevor Wye and Michel Debost, among others.Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoJorge, Beatriz Leonardo2018-03-11T17:55:32Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/6036TID:201881560porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:45:37Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6036Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:36:45.163663Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Utilização de técnicas de canto como forma de potenciar a prática da flauta transversal
title Utilização de técnicas de canto como forma de potenciar a prática da flauta transversal
spellingShingle Utilização de técnicas de canto como forma de potenciar a prática da flauta transversal
Jorge, Beatriz Leonardo
Flauta transversal
Prática pedagógica
Respiração
Sonoridade
Aquecimento vocal
Pedagogical practice
Flute
Breathing
Flute tone
Vocal warm-up
Domínio/Área Científica : Humanidades
title_short Utilização de técnicas de canto como forma de potenciar a prática da flauta transversal
title_full Utilização de técnicas de canto como forma de potenciar a prática da flauta transversal
title_fullStr Utilização de técnicas de canto como forma de potenciar a prática da flauta transversal
title_full_unstemmed Utilização de técnicas de canto como forma de potenciar a prática da flauta transversal
title_sort Utilização de técnicas de canto como forma de potenciar a prática da flauta transversal
author Jorge, Beatriz Leonardo
author_facet Jorge, Beatriz Leonardo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Jorge, Beatriz Leonardo
dc.subject.por.fl_str_mv Flauta transversal
Prática pedagógica
Respiração
Sonoridade
Aquecimento vocal
Pedagogical practice
Flute
Breathing
Flute tone
Vocal warm-up
Domínio/Área Científica : Humanidades
topic Flauta transversal
Prática pedagógica
Respiração
Sonoridade
Aquecimento vocal
Pedagogical practice
Flute
Breathing
Flute tone
Vocal warm-up
Domínio/Área Científica : Humanidades
description O presente relatório está dividido em duas partes e contempla a Prática de Ensino Supervisionada e o Projeto de Investigação, ambos realizados no ano letivo 2016/2017. A primeira parte foi realizada na Escola de Música do Centro de Cultura Pedro Álvares Cabral, em Belmonte, e relatou todos os passos tomados na prática pedagógica. Foi escolhida uma aluna para análise de aulas individuais e um ensemble de flautas para a classe de conjunto. A segunda parte explicitou a aplicação do projeto de investigação, com especial incidência nas questões de respiração e sonoridade. A escolha do tema partiu das motivações da investigadora, que experienciou uma melhoria na sua prática da flauta transversal no momento em que iniciou aulas de técnica vocal. O projeto consistiu na criação e aplicação de um conjunto de exercícios, tendo por base o aquecimento vocal, como forma de melhorar o rendimento do grupo de alunos escolhido – igualmente da EMCCPAC. A metodologia selecionada foi a investigaçãoação e a análise de dados feita tendo por base grelhas de observação, grelhas de trabalho em casa e testes de aferição. A temática abordada teve como suporte bibliográfico nomes importantes da música para flauta transversal, tais como Trevor Wye e Michel Debost.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-11T17:55:32Z
2018
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/6036
TID:201881560
url http://hdl.handle.net/10400.11/6036
identifier_str_mv TID:201881560
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130828430639104