Prélude à l’après-midi d’un faune – análise, considerações técnico-interpretativas e métodos de estudo para os excertos de flauta transversal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lança, Pedro Guimarães de Assunção Ferro
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/13740
Resumo: Relatório Final do Estágio do Ensino Especializado, apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa, para cumprimento dos requisitos à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, conforme Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio.
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Esta secção iniciar-se-á com uma descrição telegráfica das minhas expectativas relativamente ao estágio, passando depois para a caraterização do estabelecimento de ensino onde decorreu o estágio (Escola Profissional da Metropolitana). Irei enumerar os diferentes órgãos de gestão do estabelecimento e fazer uma breve descrição da classe de flauta transversal da escola. De seguida, incluí uma nota biográfica sobre cada uma das alunas que fez parte do estágio, fazendo referência à sua situação pessoal, ao seu percurso académico e aos pontos fortes e fracos observados inicialmente. Posto isto, visto tratar-se de um estágio em observação, descrevi detalhadamente as práticas educativas implementadas e desenvolvidas, por parte das professoras cooperantes, com cada um dos alunos. Tendo tido duas professoras cooperantes, também efetuei uma pequena análise aos seus métodos, oferecendo uma comparação onde enalteci algumas diferenças. Após esta secção surge a descrição completa das sessões que, a título de complemento da formação e para permitir praticar o que tenho vindo a observar, foram ministradas por mim. No final da Parte I é feita uma reflexão sobre os aspetos que considerei fáceis e difíceis, apontando os pontos positivos e negativos da minha pedagogia, após reflexão e análise com a professora orientadora do estágio.Resumo II – Parte II (Projeto de Investigação) - A segunda parte do trabalho, relativa ao projeto de investigação, começa com uma descrição pormenorizada da investigação e dos objetivos propostos. São apresentadas as motivações por de trás da escolha deste tema, bem como uma revisão de literatura, fazendo alusão a diversas fontes bibliográficas. A primeira parte da investigação foi focada em compilar e expor informação relativa ao background histórico pertinente sobre a origem do Prelúdio, composto por Debussy. Após reunir esses detalhes, foi estabelecida uma correlação entre o poema de Mallarmé e a obra musical de Debussy, de modo a fornecer todos os aspetos necessário à boa interpretação dos excertos na flauta transversal. A próxima fase remeteu para a realização de questionários, uma entrevista e observação de diversas masterclasses, para estabelecer as dificuldades práticas dos solos de flauta transversal da peça. Posto isto, surge a principal secção do trabalho, que consistiu na criação de uma metodologia, através de explicações e da criação de exercícios, para superação dessas mesmas dificuldades. Ofereci também um esclarecimento sobre como adaptar este método a qualquer outro excerto. Esta metodologia foi depois testada através do processo de Investigação-Ação, de modo a verificar e analisar os resultados da mesma. A última secção do trabalho remete para as fragilidades encontradas na investigação, onde é realizada uma reflexão final sobre todo o processo investigativo.Abstract I – Part I (Pedagogy) - This internship (academic year 2019/2020) was developed within the scope of the curricular unit of Specialized Internship in Teaching, inserted in the Master in Music Teaching provided by Escola Superior de Música de Lisboa. This section begins with a brief list of my expectations regarding the internship, transitioning to a full characterization of the educational institution where the internship was realized (Escola Profissional da Metropolitana). I list the management bodies of the establishment and also do a small description of the flute class. Afterwards, I included a biographical note regarding the students that participated in the internship, referencing their personal situation, their academic trajectory and their initial strengths and weaknesses. As this was an internship where the main purpose was to observe, I describe, in detail, the educational practices that were implemented and developed with each student by their main teachers. Having had two cooperant teachers, I also analyze and compare their methods, just to underline some of the primary differences. After this main section, I start describing in full detail the pedagogic sessions that I taught to the students, as a way to further my education and gain needed experience. At the end of Part I a reflection is made, taking into account the main difficulties I found and other aspects where I felt more at ease. To conclude, a reflection is presented about the positives and negatives found in my pedagogy, made with a great assist from my main mentor.Abstract II – Part II (Investigation Project) - The second part of the paper, related to the investigation project, a detailed description of the investigation is provided, underlining the objectives that are established. I present my motivations for picking this theme, following it with a review of literature, alluding to several bibliographical sources. The focus of the initial section of the investigation was compiling and exposing relevant information regarding Debussy’s Prélude, with particular emphasis on its origin and the historical background. After assembling all these details, I correlated the poem, by Mallarmé, with Debussy’s musical work, as a way to find all the significant aspects that may be required to perform the flute excerpts with a correct interpretation. The next stage of the investigation led me to realize questionnaires, an interview and to observe several masterclasses, to pre-establish the practical difficulties of the flute solos in the piece. The main part of the investigation, after collecting all this information, was about creating a methodology, using explanations and creating practical exercises, to surpass difficulties found in the excerpts. I’ve also included ways to adapt this same method to other orchestral excerpts. This methodology was tested using the action-research process, to verify and analyze the results provided by the methodology. The final section relates to the fragilities found in this investigation, followed by a final reflection about the entire investigative process.Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de LisboaTortajada, AmáliaPinheiro, RicardoRCIPLLança, Pedro Guimarães de Assunção Ferro2021-09-17T08:37:05Z2020-12-092020-12-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/13740TID:202660990porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:08:55Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/13740Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:21:37.741886Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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