Acordes saudáveis: musicoterapia e educação para a saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Ana Maria de Carvalho
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/17756
Resumo: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Educação para a Saúde)
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spelling Acordes saudáveis: musicoterapia e educação para a saúde78:615.8615.8:78Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Educação para a Saúde)Esta dissertação, com uma natureza claramente exploratória, apresenta-se como uma reflexão teórica e empírica acerca das práticas de musicoterapia enquanto processo de educação para a saúde. Inicialmente pode encontrar-se uma breve contextualização histórica que considerámos indispensável para a compreensão do surgimento da musicoterapia enquanto objecto de estudo e enquanto prática de saúde e educação. Mais especificamente procuramos dar a conhecer de que forma a música foi utilizada pela medicina desde os primórdios da humanidade, quando e como se tornou uma prática terapêutica de habilitação ou reabilitação, e qual o lugar da música no campo da educação, enquanto promotora da inclusão e participação humanas. Seguidamente, apresentam-se algumas concepções, valências e teorias da musicoterapia. Para além disto, consideramos ainda premente salientar os mecanismos neurológicos e dar ênfase ao papel do cérebro e estruturas nervosas quanto à recepção, assimilação e posteriores respostas biológicas, psico-sociais e espirituais através da musicoterapia no ser humano portador de distintas necessidades. Considerando conceitos como a autopoiesis, salientamos as suas relações possíveis com o trabalho musicoterápico educacional, que pode potenciar o desenvolvimento de novas estruturações e modelações necessárias ao pleno crescimento individual e colectivo. A educação para a saúde surge aqui implicada num sentido de educação permanente ou ao longo da vida, alargando-se a todos os campos de desenvolvimento, capacitação, auto-conhecimento e conhecimento do mundo. Finalmente, a nossa abordagem empírica incide em relatos de musicoterapeutas e de sujeitos participantes de actividades de musicoterapia, tendo em conta, sobretudo, as suas percepções e opiniões acerca das virtualidades e potencialidades e do papel (educativo e de desenvolvimento global) que a musicoterapia pode ter nas suas vidas pessoais e profissionais.This dissertation, with a clearly exploratory nature, presents itself as a theoretical and empirical reflection on the practices of music therapy as a process of health education. Initially you may find a brief historical background that we consider essential to understanding the emergence of music therapy as an object of study and practice like health and education. More specifically we seek to make known how the music was used in medicine since the dawn of humanity, when and how it become a practical therapy, to habilitation and rehabilitation, and what the place of music in education, while promoting inclusion and human participation. Next, we present some concepts, and theories of music therapy components. In addition, we consider further highlight the neurological mechanisms and emphasize the role of the brain and nervous structures and the reception, assimilation and subsequent biological responses, psychosocial and spiritual through music therapy in patients with different needs. Considering concepts such as autopoiesis, highlight its possible relationships with the music therapy work in education that can enhance the development of new structuring and modelling necessary for the full individual and collective growth. The health education involved here arises a sense of adult education or lifelong, extending to all fields of development, training, self-knowledge and knowledge of the world. Finally, our approach focuses on empirical reports of music therapists and individuals participating in activities of music therapy, taking into account, above all, their perceptions and opinions about the virtues and potential role (in education and overall development) that music therapy can have on their personal and professional lives.Afonso, Almerindo JanelaUniversidade do MinhoGomes, Ana Maria de Carvalho20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/1822/17756porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:49:12Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/17756Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:47:37.493817Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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