Tradição e modernidade na preparação do actor-marionetista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vorontsova, Hikmet Sabahat Özgüler
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/14935
Resumo: A presente dissertação questiona a tradição e a modernidade no contexto do ensino artístico na área do teatro de marionetas na cidade de Évora, num período de tempo que se inicia com o processo de transmissão da tradição dos Bonecos de Santo Aleixo (BSA) a partir dos anos 80 e que chega até aos nossos dias. Pretendemos avaliar a força transformadora deste processo como marco inicial de uma série de acções académicas e artísticas que tiveram como palco a cidade de Évora, cujos agentes são identificados nos momentos do surgimento da Bienal Internacional de Marionetas de Évora, organizada pelo Centro Dramático de Évora (CENDREV); Seminário Internacional de Marionetas de Évora (SIME), organizada pelo Centro de História da Arte e Investigação Artística da Universidade de Évora (CHAIA/UÉ) e o Curso de Mestrado em Teatro Ramo Arte do Actor-Marionetista (CMT/AAM), do Departamento de Artes Cénicas (DAC) da Universidade de Évora (UÉ). Procuraremos demonstrar que no debate sobre a transmissão da tradição do teatro de marionetas dos BSA, coadunam questões sociológicas, políticas, culturais e artísticas que se prolongam e desenvolvem inseridas na modernidade, culminando na discussão sobre o ensino artístico regular na área do teatro de marionetas. Neste contexto, indagaremos ainda sobre as características pedagógico-artísticas deste primeiríssimo curso de teatro de marionetas, no ensino superior público, através de observações e da análise das apresentações públicas da Aula Aberta e do espectáculo A Cantora, como resultado do Projecto I, que faz parte do Plano de Estudos deste curso; ABSTRACT: The present dissertation questions the tradition and the modernity in the context of the artistic teaching in the area of the puppet theater in the city of Evora, within a period of time that begins with the process of transmission of the tradition of the Santo Aleixo’s Puppets in the 1980s to our days. We intend to value the transforming strength of this process as the initial landmark of a series of academic and artistic actions that took place in the city of Evora, whose agents are identified with the creation of the Internacional Puppet Bienal of Évora (BIME) organized by the Centro Dramático de Évora (CENDREV); International Puppet Seminar of Evora (SIME), organized by the Centro de História da Arte e Investigação Artística da Universidade de Évora (CHAIA/UÉ) and the Course of Master's degree in Theater Branch Art of the Actor-Puppeteer, of the Departamento de Artes Cénicas da Universidade de Évora. We will try to demonstrate that, in the discussion on the transmission of the tradition of the puppet theater of the BSA, combine sociological, political, cultural and artistic questions that are extended and develop inserted in the modernity, culminating in the discussion on the artistic teaching in the area of the puppet theater. In this context, we will furthermore inquire on the artistic-pedagogic characteristics of this very first course of Puppet Theater, in the public higher education, through observation and analysis of the public presentations of Open Classroom (Aula Aberta) and of the show The Singer (A Cantora), as a result of Project I, which is part of the Plan of Studies of this course.
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