A importância do turismo cultural e criativo na imagem de um destino turístico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, João Fiandeiro
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Carvalho, Rui, Figueira, Luís Mota
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34624/rtd.v3i17/18.13263
Resumo: Creativity and culture´s growing influence in the field of tourism, have originated a new paradigm in terms of destinations supply with implications in their image and branding. Cultural and creative events represent strategic tools in territorial management helping to develop touristic supply. Our goal was to characterize the creative contributions that events incorporate in terms of urban regeneration, differentiation in tourism supply, the use of intangible assets in the preservation of local culture and its contribution to more dynamic image formations and brands.Two case studies were considered relevant to this research, the Trays Festival in Tomar and MED Festival in Loulé. We have verified that such events represent cultural, social and economic development strategies, improving touristic destination images.The creative contribution that events originate, allows the development and growth of touristic fluxes, helping local and regional economies. Events should be included in territorial strategies.  
id RCAP_ab7563a9e8c594ec71e9f11e4a7dacb9
oai_identifier_str oai:proa.ua.pt:article/13263
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância do turismo cultural e criativo na imagem de um destino turísticoCreativity and culture´s growing influence in the field of tourism, have originated a new paradigm in terms of destinations supply with implications in their image and branding. Cultural and creative events represent strategic tools in territorial management helping to develop touristic supply. Our goal was to characterize the creative contributions that events incorporate in terms of urban regeneration, differentiation in tourism supply, the use of intangible assets in the preservation of local culture and its contribution to more dynamic image formations and brands.Two case studies were considered relevant to this research, the Trays Festival in Tomar and MED Festival in Loulé. We have verified that such events represent cultural, social and economic development strategies, improving touristic destination images.The creative contribution that events originate, allows the development and growth of touristic fluxes, helping local and regional economies. Events should be included in territorial strategies.  A criatividade e a influência cada vez maior da cultura no campo do turismo concorreram para o surgimento de um novo paradigma ao nível da oferta dos destinos, com implicações na sua imagem e marca. Eventos culturais e criativos constituem desta forma ferramentas estratégicas na gestão dos territórios ajudando a delinear a oferta turística dos destinos. Foi nosso objetivo caracterizar os contributos criativos que os eventos incorporam em termos de reabilitação urbana, diferenciação da oferta turística, o uso de recursos intangíveis na preservação da cultura local e o seu contributo para a formação de uma imagem e marca do destino turístico mais dinâmicas.Foram analisados dois estudos de caso considerados importantes para a pesquisa em questão, a Festa dos Tabuleiros em Tomar e o Festival MED em Loulé. Verificámos que os eventos correspondem a estratégias de desenvolvimento cultural, social e económico dos destinos melhorando a imagem turística dos territórios.O incremento criativo que os eventos originam, proporciona o desenvolvimento e crescimento de fluxos turísticos contribuindo para o sucesso das economias locais e regionais. Estes devem ser enquadrados nas estratégias territoriais.  Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo da Universidade de Aveiro2012-01-01T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/rtd.v3i17/18.13263oai:proa.ua.pt:article/13263Journal of Tourism & Development; Vol 3 No 17/18 (2012); 1559-1572Revista Turismo & Desenvolvimento; vol. 3 n.º 17/18 (2012); 1559-15722182-14531645-9261reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/rtd/article/view/13263https://doi.org/10.34624/rtd.v3i17/18.13263https://proa.ua.pt/index.php/rtd/article/view/13263/8849https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, João FiandeiroCarvalho, RuiFigueira, Luís Mota2022-09-26T10:57:18Zoai:proa.ua.pt:article/13263Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:05:57.588001Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância do turismo cultural e criativo na imagem de um destino turístico
title A importância do turismo cultural e criativo na imagem de um destino turístico
spellingShingle A importância do turismo cultural e criativo na imagem de um destino turístico
Santos, João Fiandeiro
title_short A importância do turismo cultural e criativo na imagem de um destino turístico
title_full A importância do turismo cultural e criativo na imagem de um destino turístico
title_fullStr A importância do turismo cultural e criativo na imagem de um destino turístico
title_full_unstemmed A importância do turismo cultural e criativo na imagem de um destino turístico
title_sort A importância do turismo cultural e criativo na imagem de um destino turístico
author Santos, João Fiandeiro
author_facet Santos, João Fiandeiro
Carvalho, Rui
Figueira, Luís Mota
author_role author
author2 Carvalho, Rui
Figueira, Luís Mota
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, João Fiandeiro
Carvalho, Rui
Figueira, Luís Mota
description Creativity and culture´s growing influence in the field of tourism, have originated a new paradigm in terms of destinations supply with implications in their image and branding. Cultural and creative events represent strategic tools in territorial management helping to develop touristic supply. Our goal was to characterize the creative contributions that events incorporate in terms of urban regeneration, differentiation in tourism supply, the use of intangible assets in the preservation of local culture and its contribution to more dynamic image formations and brands.Two case studies were considered relevant to this research, the Trays Festival in Tomar and MED Festival in Loulé. We have verified that such events represent cultural, social and economic development strategies, improving touristic destination images.The creative contribution that events originate, allows the development and growth of touristic fluxes, helping local and regional economies. Events should be included in territorial strategies.  
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv journal article
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.34624/rtd.v3i17/18.13263
oai:proa.ua.pt:article/13263
url https://doi.org/10.34624/rtd.v3i17/18.13263
identifier_str_mv oai:proa.ua.pt:article/13263
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://proa.ua.pt/index.php/rtd/article/view/13263
https://doi.org/10.34624/rtd.v3i17/18.13263
https://proa.ua.pt/index.php/rtd/article/view/13263/8849
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo da Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo da Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Tourism & Development; Vol 3 No 17/18 (2012); 1559-1572
Revista Turismo & Desenvolvimento; vol. 3 n.º 17/18 (2012); 1559-1572
2182-1453
1645-9261
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130521531318272