Turismo criativo : uma oportunidade para mudança da imagem turística de Brasília

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Maysa Alves dos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/18975
Resumo: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2017.
id UNB-2_d06472f3506f1a5bd3affe999b59051b
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/18975
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Santos, Maysa Alves dosAldrigue, Natalia de SousaSANTOS, Maysa Alves dos. Turismo criativo: uma oportunidade para mudança da imagem turística de Brasília. 2017. 56 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.http://bdm.unb.br/handle/10483/18975Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2017.Brasília, capital do Brasil, é conhecida nacionalmente por seus trâmites políticos. A imagem da cidade que é veiculada pela mídia e pelo boca a boca, por todo o território nacional, faz pensar que a cidade é composta apenas por monumentos que se referem a política e a história do Brasil. Assim, o segmento turístico predominante na cidade, é o Turismo Cívico. Porém, essa segmentação causou estagnação da imagem turística de Brasília. Ao mesmo tempo, o Turismo Criativo surge no cenário mundial como uma forma de ressignificação e reestruturação de lugares, além de atender a demanda dos novos turistas do século XXI, estes que prezam pelas experiências e aprendizados adquiridos em suas viagens. Sendo assim, a presente pesquisa busca responder se Brasília pode ser considerada um destino turístico com potencial para desenvolvimento do Turismo Criativo, e tem o objetivo de apresentar um novo olhar sobre Brasília a partir da exploração deste. Usou-se como base de análise o Plano de Turismo Criativo de Brasília, o trabalho de Greg Richards de 2010 e por fim, atividades de cunho criativo que já estão sendo colocadas em prática em Brasília.Submitted by Ruthlea Nascimento (ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2018-01-11T16:56:12Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_MaysaAlvesdosSantos.pdf: 4658651 bytes, checksum: d4765bd6aeaa6de17ef898fa5ec4ec1f (MD5)Approved for entry into archive by Ruthlea Nascimento (ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2018-01-12T17:35:58Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_MaysaAlvesdosSantos.pdf: 4658651 bytes, checksum: d4765bd6aeaa6de17ef898fa5ec4ec1f (MD5)Made available in DSpace on 2018-01-12T17:35:58Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_MaysaAlvesdosSantos.pdf: 4658651 bytes, checksum: d4765bd6aeaa6de17ef898fa5ec4ec1f (MD5)Brasília, the capital of Brazil, is known nationally for its political procedures. The image of the city that is conveyed by the media and by word of mouth, throughout the national territory, suggests that the city is composed only of monuments that refer to politics and the history of Brazil. Thus, the predominant tourist segment in the city, is the Civic Tourism. However, this segmentation caused stagnation of the tourist image of Brasília. At the same time, Creative Tourism appears on the world scene as a form of re-signification and restructuring of places, in addition to meeting the demand of the new tourists of the XXI century, who appreciate the experiences and learning acquired in their travels. Therefore, the present research seeks to answer whether Brasília can be considered a tourist destination with potential for the development of Creative Tourism, and has the objective of presenting a new look about Brasilia from its exploration. The Brasília Creative Tourism Plan, the work of Greg Richards of 2010 and, lastly, creative activities that are already being put into practice in Brasilia, were used as a basis for analysis.Turismo criativoBrasília (DF) - turismoTurismo criativo : uma oportunidade para mudança da imagem turística de Brasíliainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2018-01-12T17:35:58Z2018-01-12T17:35:58Z2017info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/18975/5/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD55ORIGINAL2017_MaysaAlvesdosSantos.pdf2017_MaysaAlvesdosSantos.pdfapplication/pdf4658651http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/18975/1/2017_MaysaAlvesdosSantos.pdfd4765bd6aeaa6de17ef898fa5ec4ec1fMD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain43http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/18975/2/license_url321f3992dd3875151d8801b773ab32edMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/18975/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/18975/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD5410483/189752018-01-12 15:35:58.304oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712018-01-12T17:35:58Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Turismo criativo : uma oportunidade para mudança da imagem turística de Brasília
title Turismo criativo : uma oportunidade para mudança da imagem turística de Brasília
spellingShingle Turismo criativo : uma oportunidade para mudança da imagem turística de Brasília
Santos, Maysa Alves dos
Turismo criativo
Brasília (DF) - turismo
title_short Turismo criativo : uma oportunidade para mudança da imagem turística de Brasília
title_full Turismo criativo : uma oportunidade para mudança da imagem turística de Brasília
title_fullStr Turismo criativo : uma oportunidade para mudança da imagem turística de Brasília
title_full_unstemmed Turismo criativo : uma oportunidade para mudança da imagem turística de Brasília
title_sort Turismo criativo : uma oportunidade para mudança da imagem turística de Brasília
author Santos, Maysa Alves dos
author_facet Santos, Maysa Alves dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Maysa Alves dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Aldrigue, Natalia de Sousa
contributor_str_mv Aldrigue, Natalia de Sousa
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Turismo criativo
Brasília (DF) - turismo
topic Turismo criativo
Brasília (DF) - turismo
description Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2017.
publishDate 2017
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-01-12T17:35:58Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-01-12T17:35:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTOS, Maysa Alves dos. Turismo criativo: uma oportunidade para mudança da imagem turística de Brasília. 2017. 56 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/18975
identifier_str_mv SANTOS, Maysa Alves dos. Turismo criativo: uma oportunidade para mudança da imagem turística de Brasília. 2017. 56 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/18975
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/18975/5/license.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/18975/1/2017_MaysaAlvesdosSantos.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/18975/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/18975/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/18975/4/license_rdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 21554873e56ad8ddc69c092699b98f95
d4765bd6aeaa6de17ef898fa5ec4ec1f
321f3992dd3875151d8801b773ab32ed
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1813907945297018880