Turismo criativo : uma oportunidade para mudança da imagem turística de Brasília
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/18975 |
Resumo: | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2017. |
id |
UNB-2_d06472f3506f1a5bd3affe999b59051b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/18975 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Santos, Maysa Alves dosAldrigue, Natalia de SousaSANTOS, Maysa Alves dos. Turismo criativo: uma oportunidade para mudança da imagem turística de Brasília. 2017. 56 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.http://bdm.unb.br/handle/10483/18975Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2017.Brasília, capital do Brasil, é conhecida nacionalmente por seus trâmites políticos. A imagem da cidade que é veiculada pela mídia e pelo boca a boca, por todo o território nacional, faz pensar que a cidade é composta apenas por monumentos que se referem a política e a história do Brasil. Assim, o segmento turístico predominante na cidade, é o Turismo Cívico. Porém, essa segmentação causou estagnação da imagem turística de Brasília. Ao mesmo tempo, o Turismo Criativo surge no cenário mundial como uma forma de ressignificação e reestruturação de lugares, além de atender a demanda dos novos turistas do século XXI, estes que prezam pelas experiências e aprendizados adquiridos em suas viagens. Sendo assim, a presente pesquisa busca responder se Brasília pode ser considerada um destino turístico com potencial para desenvolvimento do Turismo Criativo, e tem o objetivo de apresentar um novo olhar sobre Brasília a partir da exploração deste. Usou-se como base de análise o Plano de Turismo Criativo de Brasília, o trabalho de Greg Richards de 2010 e por fim, atividades de cunho criativo que já estão sendo colocadas em prática em Brasília.Submitted by Ruthlea Nascimento (ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2018-01-11T16:56:12Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_MaysaAlvesdosSantos.pdf: 4658651 bytes, checksum: d4765bd6aeaa6de17ef898fa5ec4ec1f (MD5)Approved for entry into archive by Ruthlea Nascimento (ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2018-01-12T17:35:58Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_MaysaAlvesdosSantos.pdf: 4658651 bytes, checksum: d4765bd6aeaa6de17ef898fa5ec4ec1f (MD5)Made available in DSpace on 2018-01-12T17:35:58Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_MaysaAlvesdosSantos.pdf: 4658651 bytes, checksum: d4765bd6aeaa6de17ef898fa5ec4ec1f (MD5)Brasília, the capital of Brazil, is known nationally for its political procedures. The image of the city that is conveyed by the media and by word of mouth, throughout the national territory, suggests that the city is composed only of monuments that refer to politics and the history of Brazil. Thus, the predominant tourist segment in the city, is the Civic Tourism. However, this segmentation caused stagnation of the tourist image of Brasília. At the same time, Creative Tourism appears on the world scene as a form of re-signification and restructuring of places, in addition to meeting the demand of the new tourists of the XXI century, who appreciate the experiences and learning acquired in their travels. Therefore, the present research seeks to answer whether Brasília can be considered a tourist destination with potential for the development of Creative Tourism, and has the objective of presenting a new look about Brasilia from its exploration. The Brasília Creative Tourism Plan, the work of Greg Richards of 2010 and, lastly, creative activities that are already being put into practice in Brasilia, were used as a basis for analysis.Turismo criativoBrasília (DF) - turismoTurismo criativo : uma oportunidade para mudança da imagem turística de Brasíliainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2018-01-12T17:35:58Z2018-01-12T17:35:58Z2017info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/18975/5/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD55ORIGINAL2017_MaysaAlvesdosSantos.pdf2017_MaysaAlvesdosSantos.pdfapplication/pdf4658651http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/18975/1/2017_MaysaAlvesdosSantos.pdfd4765bd6aeaa6de17ef898fa5ec4ec1fMD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain43http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/18975/2/license_url321f3992dd3875151d8801b773ab32edMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/18975/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/18975/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD5410483/189752018-01-12 15:35:58.304oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712018-01-12T17:35:58Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Turismo criativo : uma oportunidade para mudança da imagem turística de Brasília |
title |
Turismo criativo : uma oportunidade para mudança da imagem turística de Brasília |
spellingShingle |
Turismo criativo : uma oportunidade para mudança da imagem turística de Brasília Santos, Maysa Alves dos Turismo criativo Brasília (DF) - turismo |
title_short |
Turismo criativo : uma oportunidade para mudança da imagem turística de Brasília |
title_full |
Turismo criativo : uma oportunidade para mudança da imagem turística de Brasília |
title_fullStr |
Turismo criativo : uma oportunidade para mudança da imagem turística de Brasília |
title_full_unstemmed |
Turismo criativo : uma oportunidade para mudança da imagem turística de Brasília |
title_sort |
Turismo criativo : uma oportunidade para mudança da imagem turística de Brasília |
author |
Santos, Maysa Alves dos |
author_facet |
Santos, Maysa Alves dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Maysa Alves dos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Aldrigue, Natalia de Sousa |
contributor_str_mv |
Aldrigue, Natalia de Sousa |
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv |
Turismo criativo Brasília (DF) - turismo |
topic |
Turismo criativo Brasília (DF) - turismo |
description |
Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2017. |
publishDate |
2017 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-01-12T17:35:58Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-01-12T17:35:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SANTOS, Maysa Alves dos. Turismo criativo: uma oportunidade para mudança da imagem turística de Brasília. 2017. 56 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/handle/10483/18975 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Maysa Alves dos. Turismo criativo: uma oportunidade para mudança da imagem turística de Brasília. 2017. 56 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
url |
http://bdm.unb.br/handle/10483/18975 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/18975/5/license.txt http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/18975/1/2017_MaysaAlvesdosSantos.pdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/18975/2/license_url http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/18975/3/license_text http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/18975/4/license_rdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
21554873e56ad8ddc69c092699b98f95 d4765bd6aeaa6de17ef898fa5ec4ec1f 321f3992dd3875151d8801b773ab32ed d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1813907945297018880 |