Storytelling Digital no destino turístico Perú

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castillo, Alexandra de Almeida
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/7345
Resumo: Atualmente o ato de contar histórias, mais conhecido por Storytelling, tem se assumido como uma ferramenta que proporciona aos turistas viver experiências únicas em turismo. Para além disso, favorece também o desenvolvimento de uma região. As histórias, mitos, lendas e contos folclóricos fazem parte da identidade humana, que contadas com entusiasmo e persuasão, transmitem as melhores sensações para quem ouve. Todos os setores, e especificamente o do turismo, procuram perceber como vender os seus produtos e serviços de uma forma exclusiva e única. Atualmente, os turistas procuram qualidade ao invés de quantidade, buscando experiências únicas e autênticas que façam com que se identifiquem com as culturas e as tradições locais. Neste sentido, os promotores de destinos turístico têm sentido uma grande pressão em compreender como criar experiências turísticas únicas pois estas tornam-se memoráveis e consequentemente determinam a satisfação, a recomendação e as escolhas futuras dos turistas (Hosany & Gilbert, 2010). Em turismo, os consumidores procuram experiências que criem valor, ou seja, ricas e memoráveis, levando à co-criação aquando de uma visita a um destino turístico (Tussyadiah & Fesenmaier, 2009). Atualmente, as experiências são cada vez mais dominadas pelas novas tecnologias, dando ao consumidor uma nova sensação de poder, tendo um papel central na co-criação das suas experiências. Desta forma, os destinos turísticos criaram os sites oficiais de promoção turística tornando-os fontes oficiais de informação para os turistas (Lee & Gretzel, 2012), facilitando não só a quem procura, mas também na promoção da oferta. Quando uma história se torna a base da promoção de um destino, faz com que um turista sinta que a informação é autêntica (Frias, Silva, Amante, & Seabra, 2019). Por outro lado, a informação processada pelos turistas será construir uma ligação com o lugar que visita, memorizando os seus pontos turísticos mais relevantes (Overend, 2012), criando assim uma memória e uma experiência única. Na realidade, os destinos que apresentam alguma certificação oficial têm um número crescente de visitas online e presencial, e também a nível nacional e internacional, pois é considerado mais atrativo (Drost, 1996). Os websites oficiais estão preparados para dar informação aos turistas de forma eficaz tendo como objetivo criar uma conexão entre o turista e o destino, mesmo antes da visita (Frias, Silva, Amante, & Seabra, 2019). Desta forma os websites, contam histórias de forma emocional usando verbos, objetos, experiências, lugares e personagens, alcançando assim uma comunicação eficaz (Yavuz, et.al., 2016). A partir da década dos 60, o turismo começou a ter uma maior presença e relevância nas políticas do Perú (Fuller, 2009). O tipo de turistas que mais recebe este destino é o turista cultural, devido à grande carga histórica do país. No entanto, o Perú têm vindo a perceber que o turista peruano tem-se diversificado cada vez mais, em conjunto com a variedade de ofertas que as entidades do país têm apresentado. Pode-se observar, atualmente, através dos seus websites de promoção turística que tem havido uma maior valorização na publicidade das expressões culturais do país. Neste contexto, o objetivo principal da presente investigação é analisar de que forma os dois websites governamentais do Perú recorrem ao storytelling digital na promoção do destino turístico. Neste sentido, e no âmbito da metodologia, será utilizada a investigação qualitativa com recurso à técnica de análise de conteúdo com base num sistema de categorias à “posteriori” resultado da análise de dois websites governamentais de promoção oficial do Perú atravésdo programa informático NVivo. Para além dos resultados, o trabalho apresenta também as implicações dos mesmos, as limitações sentidas e ainda traça algumas linhas orientadoras para investigações futuras.
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spelling Storytelling Digital no destino turístico PerúStorytelling DigitalPerúExperiência TurísticaMarca PerúDomínio/Área Científica::Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisAtualmente o ato de contar histórias, mais conhecido por Storytelling, tem se assumido como uma ferramenta que proporciona aos turistas viver experiências únicas em turismo. Para além disso, favorece também o desenvolvimento de uma região. As histórias, mitos, lendas e contos folclóricos fazem parte da identidade humana, que contadas com entusiasmo e persuasão, transmitem as melhores sensações para quem ouve. Todos os setores, e especificamente o do turismo, procuram perceber como vender os seus produtos e serviços de uma forma exclusiva e única. Atualmente, os turistas procuram qualidade ao invés de quantidade, buscando experiências únicas e autênticas que façam com que se identifiquem com as culturas e as tradições locais. Neste sentido, os promotores de destinos turístico têm sentido uma grande pressão em compreender como criar experiências turísticas únicas pois estas tornam-se memoráveis e consequentemente determinam a satisfação, a recomendação e as escolhas futuras dos turistas (Hosany & Gilbert, 2010). Em turismo, os consumidores procuram experiências que criem valor, ou seja, ricas e memoráveis, levando à co-criação aquando de uma visita a um destino turístico (Tussyadiah & Fesenmaier, 2009). Atualmente, as experiências são cada vez mais dominadas pelas novas tecnologias, dando ao consumidor uma nova sensação de poder, tendo um papel central na co-criação das suas experiências. Desta forma, os destinos turísticos criaram os sites oficiais de promoção turística tornando-os fontes oficiais de informação para os turistas (Lee & Gretzel, 2012), facilitando não só a quem procura, mas também na promoção da oferta. Quando uma história se torna a base da promoção de um destino, faz com que um turista sinta que a informação é autêntica (Frias, Silva, Amante, & Seabra, 2019). Por outro lado, a informação processada pelos turistas será construir uma ligação com o lugar que visita, memorizando os seus pontos turísticos mais relevantes (Overend, 2012), criando assim uma memória e uma experiência única. Na realidade, os destinos que apresentam alguma certificação oficial têm um número crescente de visitas online e presencial, e também a nível nacional e internacional, pois é considerado mais atrativo (Drost, 1996). Os websites oficiais estão preparados para dar informação aos turistas de forma eficaz tendo como objetivo criar uma conexão entre o turista e o destino, mesmo antes da visita (Frias, Silva, Amante, & Seabra, 2019). Desta forma os websites, contam histórias de forma emocional usando verbos, objetos, experiências, lugares e personagens, alcançando assim uma comunicação eficaz (Yavuz, et.al., 2016). A partir da década dos 60, o turismo começou a ter uma maior presença e relevância nas políticas do Perú (Fuller, 2009). O tipo de turistas que mais recebe este destino é o turista cultural, devido à grande carga histórica do país. No entanto, o Perú têm vindo a perceber que o turista peruano tem-se diversificado cada vez mais, em conjunto com a variedade de ofertas que as entidades do país têm apresentado. Pode-se observar, atualmente, através dos seus websites de promoção turística que tem havido uma maior valorização na publicidade das expressões culturais do país. Neste contexto, o objetivo principal da presente investigação é analisar de que forma os dois websites governamentais do Perú recorrem ao storytelling digital na promoção do destino turístico. Neste sentido, e no âmbito da metodologia, será utilizada a investigação qualitativa com recurso à técnica de análise de conteúdo com base num sistema de categorias à “posteriori” resultado da análise de dois websites governamentais de promoção oficial do Perú atravésdo programa informático NVivo. Para além dos resultados, o trabalho apresenta também as implicações dos mesmos, as limitações sentidas e ainda traça algumas linhas orientadoras para investigações futuras.ABSTRACT: Currently the act of storytelling, better known as Storytelling, has assumed itself as a tool that provides tourists with unique experiences in tourism. In addition, it also favours the development of a region. Stories, myths, legends and folk tales are part of human identity, which, when told with enthusiasm and persuasion, transmit the best sensations to those listening. All sectors, and specifically tourism, seek to understand how to sell their products and services in an exclusive and unique way. Currently, tourists are looking for quality rather than quantity, seeking unique and authentic experiences that make them identify with local cultures and traditions. In this sense, the promoters of tourism destinations have felt a great pressure to understand how to create unique tourist experiences because these become memorable and consequently determine the satisfaction, recommendation and future choices of tourists (Hosany & Gilbert, 2010). In tourism, consumers seek experiences that create value, i.e., rich and memorable, leading to co-creation when visiting a tourist destination (Tussyadiah & Fesenmaier, 2009). Currently, experiences are increasingly dominated by new technologies, giving the consumer a new sense of power, having a central role in the cocreation of their experiences. In this way, tourist destinations have created the official websites for tourism promotion making them official sources of information for tourists (Lee & Gretzel, 2012), facilitating not only the seeker, but also in the promotion of the offer. When a story becomes the basis of a destination's promotion, it makes a tourist feel that the information is authentic (Frias, Silva, Amante, & Seabra, 2019). On the other hand, the information processed by tourists will be to build a connection with the place they visit, memorizing its most relevant tourist spots (Overend, 2012), thus creating a memory and a unique experience. In fact, destinations that present some official certification have an increasing number of online and in-person visits, and also at national and international level, because it is considered more attractive (Drost, 1996). Official websites are prepared to give information to tourists in an effective way aiming to create a connection between the tourist and the destination, even before the visit (Frias, Silva, Amante, & Seabra, 2019). In this way the websites, tell stories in an emotional way using verbs, objects, experiences, places and characters, thus achieving an effective communication (Yavuz, et.al., 2016). From the 1960s, tourism began to have a greater presence and relevance in the policies of Peru (Fuller, 2009). The type of tourists that most receives this destination is the cultural tourist, due to the great historical load of the country. However, Peru has come to realize that the Peruvian tourist has become more and more diversified, together with the variety of offers those the country’s entities have presented. It can be observed, currently, through its tourist promotion websites that there has been a greater appreciation in the advertising of the cultural expressions of the country. In this context, the main objective of this research is to analyse how the two governmental websites of Peru resort to digital storytelling in the promotion of the tourist destination. In this sense, and in the scope of the methodology, will be used the qualitative technique, through the content analysis based on a system of categories "a posteriori" result of the analysis of two governmental websites of official promotion of Peru through the NVivo software. Besides the results, the work also presents the implications of these results, the limitations felt and also outlines some guidelines for future research.Fernandes, Carla Maria Alves da SilvaSeabra, Cláudia Patrícia de AlmeidaRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuCastillo, Alexandra de Almeida2022-09-20T08:57:32Z2022-07-132022-03-012022-07-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/7345TID:203061330porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:29:30Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/7345Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:45:05.341417Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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