O desenvolvimento de competências TIC nos professores : uma oportunidade de inovação em educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Teresa Isabel Bacalhau Lopes Rocha Tasso de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/7687
Resumo: Tese de mestrado, Educação (TIC e Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
id RCAP_ab8722d7db053b9357306132d5bd777e
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/7687
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O desenvolvimento de competências TIC nos professores : uma oportunidade de inovação em educaçãoNovas tecnologias da informação e da comunicaçãoInovação - educaçãoFormação de professoresTeses de mestrado - 2012Tese de mestrado, Educação (TIC e Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012As tecnologias de informação e comunicação encerram, em si próprias, o poder de transformar a sociedade e estão hoje nela tão imersas que o seu domínio adquire uma importância quase comparável à capacidade de ler e escrever. A escola, no seu processo de adaptação à realidade social, tem que se transformar num local onde a utilização destas ferramentas seja tão natural como um outro recurso qualquer, deixando de olhar para as TIC como “uma peça estranha” a que se recorre esporadicamente. Elas são, por excelência, potenciadoras da criação de ambientes de aprendizagem conducentes a uma pedagogia para o sucesso e para a autonomia dos alunos, em espaços de mediação social naturais e enriquecedores. O presente estudo, mais do que avaliar a forma como os professores dominam a tecnologia, pretende procurar caminhos para um modelo de desenvolvimento profissional, vivido no colectivo, conducente a uma verdadeira integração e evolução da utilização da tecnologia nas práticas lectivas. Baseado no modelo de integração exemplar das TIC e através da análise dos dados recolhidos em questionários aplicados a 51 professores envolvidos num programa de desenvolvimento profissional na área das TIC e de outros indicadores como estatísticas de colaboração em plataformas e testemunhos escritos, foi possível identificar factores que contribuem para a condução de uma comunidade de professores de uma etapa essencialmente exploratória a uma verdadeira integração e desenvolvimento da utilização pedagógica das Tecnologias de Informação e Comunicação nas práticas lectivas. Os agentes de mudança identificados vão deste o envolvimento dos órgãos de gestão/administração da escola, à presença contínua de professores motivadores/orientadores das experiências dos seus pares, passando pela formação orientada para as necessidades dos professores e pelo desenvolvimento de um espirito colectivo de mudança.Information and Communication Technologies (ICT) in of themselves have the power to transform society, and they are so immersed in it that their proficiency acquires an importance almost comparable to the ability to read and write. The school, in its process of adaptation to the social reality, must transform itself in a place where the use of these tools is as natural as any other resource. ICT cannot be "an odd number" resorted to sporadically. By excellence, ICT has the power to create learning environments conducive to pedagogical success and to student autonomy in areas of natural and enriching social mediation. The present study, rather than assessing how teachers mastered the technology, aims to seek ways for a collective professional development model leading to a true integration and development of technology use in teaching practices. Based on the model of exemplary integration of ICT, analysis of data collected from questionnaires to 51 teachers involved in a professional development program in ICT, and other indicators such as statistics of collaboration in platforms and written testimonies, it was possible to identify the factors that will lead a community of teachers from an essentially exploratory step to a real integration and development of ICT in the teaching practice. The agents of change identified range from the involvement of the management/administration of the school to the continuous presence of motivating teachers/mentors, and including training geared to the needs of teachers and the development of a collective spirit of change.Matos, João Filipe, 1950-Repositório da Universidade de LisboaFigueiredo, Teresa Isabel Bacalhau Lopes Rocha Tasso de2013-02-07T17:06:57Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/7687porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:51:06Zoai:repositorio.ul.pt:10451/7687Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:32:27.246533Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O desenvolvimento de competências TIC nos professores : uma oportunidade de inovação em educação
title O desenvolvimento de competências TIC nos professores : uma oportunidade de inovação em educação
spellingShingle O desenvolvimento de competências TIC nos professores : uma oportunidade de inovação em educação
Figueiredo, Teresa Isabel Bacalhau Lopes Rocha Tasso de
Novas tecnologias da informação e da comunicação
Inovação - educação
Formação de professores
Teses de mestrado - 2012
title_short O desenvolvimento de competências TIC nos professores : uma oportunidade de inovação em educação
title_full O desenvolvimento de competências TIC nos professores : uma oportunidade de inovação em educação
title_fullStr O desenvolvimento de competências TIC nos professores : uma oportunidade de inovação em educação
title_full_unstemmed O desenvolvimento de competências TIC nos professores : uma oportunidade de inovação em educação
title_sort O desenvolvimento de competências TIC nos professores : uma oportunidade de inovação em educação
author Figueiredo, Teresa Isabel Bacalhau Lopes Rocha Tasso de
author_facet Figueiredo, Teresa Isabel Bacalhau Lopes Rocha Tasso de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Matos, João Filipe, 1950-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueiredo, Teresa Isabel Bacalhau Lopes Rocha Tasso de
dc.subject.por.fl_str_mv Novas tecnologias da informação e da comunicação
Inovação - educação
Formação de professores
Teses de mestrado - 2012
topic Novas tecnologias da informação e da comunicação
Inovação - educação
Formação de professores
Teses de mestrado - 2012
description Tese de mestrado, Educação (TIC e Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2013-02-07T17:06:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/7687
url http://hdl.handle.net/10451/7687
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134217220653056