Brincar e participar como processos de aprendizagem das operações aritméticas na Educação Pré-Escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/6874 |
Resumo: | Na educação pré-escolar, ensinar concretiza-se na organização do ambiente educativo e em interações mais ou menos orientadas pelo/a educador/a. Nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar portuguesas, a organização do ambiente educativo surge como suporte da gestão curricular e o brincar é valorizado de forma transversal a todas as áreas de conteúdo. Em termos matemáticos, destaca-se o desafio de organizar o espaço, os materiais e as interações que promovam o envolvimento das crianças na resolução de problemas e as oportunidades que o brincar oferece para o desenvolvimento da comunicação e do raciocínio matemáticos. Esta abordagem reconhece os saberes e experiências das crianças como base para a sua aprendizagem, nomeadamente no âmbito da Matemática. Apresentamos situações experienciadas e investigadas num contexto pré-escolar português, analisando as propostas do adulto e as resoluções de 20 crianças entre 3 e 6 anos. As situações foram desenhadas tendo em vista o trabalho com as operações aritméticas, procurando contribuir para o seu desenvolvimento. |
id |
RCAP_ab88c04ced88596a8f1e6ece60b97cc5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/6874 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Brincar e participar como processos de aprendizagem das operações aritméticas na Educação Pré-Escolareducação pré-escolaroperações aritméticasbrincarNa educação pré-escolar, ensinar concretiza-se na organização do ambiente educativo e em interações mais ou menos orientadas pelo/a educador/a. Nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar portuguesas, a organização do ambiente educativo surge como suporte da gestão curricular e o brincar é valorizado de forma transversal a todas as áreas de conteúdo. Em termos matemáticos, destaca-se o desafio de organizar o espaço, os materiais e as interações que promovam o envolvimento das crianças na resolução de problemas e as oportunidades que o brincar oferece para o desenvolvimento da comunicação e do raciocínio matemáticos. Esta abordagem reconhece os saberes e experiências das crianças como base para a sua aprendizagem, nomeadamente no âmbito da Matemática. Apresentamos situações experienciadas e investigadas num contexto pré-escolar português, analisando as propostas do adulto e as resoluções de 20 crianças entre 3 e 6 anos. As situações foram desenhadas tendo em vista o trabalho com as operações aritméticas, procurando contribuir para o seu desenvolvimento.Federación Española de Sociedades de Profesores de MatemáticasRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuDória, GorettiFigueiredo, Maria PachecoGomes, Helena Margarida dos Santos Vasconcelos2021-11-08T15:49:07Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/6874porDória, G., Figueiredo, M. P., & Gomes, H. (2017). Brincar e participar como processos de aprendizagem das operações aritméticas na educação Pré-Escolar. In Federación Española de Sociedades de Profesores de Matemáticas (Eds.), VIII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática: Libro de actas (pp. 54-62). Federación Española de Sociedades de Profesores de Matemáticas.978-84-945722-3-4info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:29:03Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/6874Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:44:42.217824Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Brincar e participar como processos de aprendizagem das operações aritméticas na Educação Pré-Escolar |
title |
Brincar e participar como processos de aprendizagem das operações aritméticas na Educação Pré-Escolar |
spellingShingle |
Brincar e participar como processos de aprendizagem das operações aritméticas na Educação Pré-Escolar Dória, Goretti educação pré-escolar operações aritméticas brincar |
title_short |
Brincar e participar como processos de aprendizagem das operações aritméticas na Educação Pré-Escolar |
title_full |
Brincar e participar como processos de aprendizagem das operações aritméticas na Educação Pré-Escolar |
title_fullStr |
Brincar e participar como processos de aprendizagem das operações aritméticas na Educação Pré-Escolar |
title_full_unstemmed |
Brincar e participar como processos de aprendizagem das operações aritméticas na Educação Pré-Escolar |
title_sort |
Brincar e participar como processos de aprendizagem das operações aritméticas na Educação Pré-Escolar |
author |
Dória, Goretti |
author_facet |
Dória, Goretti Figueiredo, Maria Pacheco Gomes, Helena Margarida dos Santos Vasconcelos |
author_role |
author |
author2 |
Figueiredo, Maria Pacheco Gomes, Helena Margarida dos Santos Vasconcelos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dória, Goretti Figueiredo, Maria Pacheco Gomes, Helena Margarida dos Santos Vasconcelos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação pré-escolar operações aritméticas brincar |
topic |
educação pré-escolar operações aritméticas brincar |
description |
Na educação pré-escolar, ensinar concretiza-se na organização do ambiente educativo e em interações mais ou menos orientadas pelo/a educador/a. Nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar portuguesas, a organização do ambiente educativo surge como suporte da gestão curricular e o brincar é valorizado de forma transversal a todas as áreas de conteúdo. Em termos matemáticos, destaca-se o desafio de organizar o espaço, os materiais e as interações que promovam o envolvimento das crianças na resolução de problemas e as oportunidades que o brincar oferece para o desenvolvimento da comunicação e do raciocínio matemáticos. Esta abordagem reconhece os saberes e experiências das crianças como base para a sua aprendizagem, nomeadamente no âmbito da Matemática. Apresentamos situações experienciadas e investigadas num contexto pré-escolar português, analisando as propostas do adulto e as resoluções de 20 crianças entre 3 e 6 anos. As situações foram desenhadas tendo em vista o trabalho com as operações aritméticas, procurando contribuir para o seu desenvolvimento. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2017-01-01T00:00:00Z 2021-11-08T15:49:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.19/6874 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.19/6874 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Dória, G., Figueiredo, M. P., & Gomes, H. (2017). Brincar e participar como processos de aprendizagem das operações aritméticas na educação Pré-Escolar. In Federación Española de Sociedades de Profesores de Matemáticas (Eds.), VIII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática: Libro de actas (pp. 54-62). Federación Española de Sociedades de Profesores de Matemáticas. 978-84-945722-3-4 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Federación Española de Sociedades de Profesores de Matemáticas |
publisher.none.fl_str_mv |
Federación Española de Sociedades de Profesores de Matemáticas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130917721079808 |