Uma Proposta de Ensino-Aprendizagem das Operações Aritméticas com Frações via Resolução de Problemas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Proença, Marcelo Carlos de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1632
Resumo: O objetivo do presente artigo é apresentar uma proposta de ensino-aprendizagem para abordar o conteúdo das operações aritméticas com frações via resolução de problemas. Utilizou-se quatro situações de Matemática, envolvendo as ideias de adição, subtração, multiplicação e divisão, como possíveis problemas a serem introduzidos no ensino desses conteúdos. A base teórica adotada para a condução de aulas foram as ações no ensino, elencadas por Proença (2018), e que configuram o ensino-aprendizagem de Matemática via resolução de problemas. Pretende-se, assim, elucidar possibilidades de problemas, estratégias, articulação de estratégias de resolução ao conteúdo a ser trabalhado, de modo que professores, futuros professores e demais interessados possam fundamentar suas aulas.
id SBEM_MAT-1_51b80c960bac5eb7cd6d8f2ccdc5efa0
oai_identifier_str oai:emr.www.sbem.com.br:article/1632
network_acronym_str SBEM_MAT-1
network_name_str Educação Matemática em Revista
repository_id_str
spelling Uma Proposta de Ensino-Aprendizagem das Operações Aritméticas com Frações via Resolução de ProblemasResolução de Problemas. Frações. Operações Aritméticas.O objetivo do presente artigo é apresentar uma proposta de ensino-aprendizagem para abordar o conteúdo das operações aritméticas com frações via resolução de problemas. Utilizou-se quatro situações de Matemática, envolvendo as ideias de adição, subtração, multiplicação e divisão, como possíveis problemas a serem introduzidos no ensino desses conteúdos. A base teórica adotada para a condução de aulas foram as ações no ensino, elencadas por Proença (2018), e que configuram o ensino-aprendizagem de Matemática via resolução de problemas. Pretende-se, assim, elucidar possibilidades de problemas, estratégias, articulação de estratégias de resolução ao conteúdo a ser trabalhado, de modo que professores, futuros professores e demais interessados possam fundamentar suas aulas.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2019-10-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Qualitativa.application/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1632Educação Matemática em Revista; v. 24 n. 63 (2019): jul./set.; 5-172317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1632/pdfCopyright (c) 2019 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessProença, Marcelo Carlos de2022-12-21T18:40:46Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/1632Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-21T18:40:46Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma Proposta de Ensino-Aprendizagem das Operações Aritméticas com Frações via Resolução de Problemas
title Uma Proposta de Ensino-Aprendizagem das Operações Aritméticas com Frações via Resolução de Problemas
spellingShingle Uma Proposta de Ensino-Aprendizagem das Operações Aritméticas com Frações via Resolução de Problemas
Proença, Marcelo Carlos de
Resolução de Problemas. Frações. Operações Aritméticas.
title_short Uma Proposta de Ensino-Aprendizagem das Operações Aritméticas com Frações via Resolução de Problemas
title_full Uma Proposta de Ensino-Aprendizagem das Operações Aritméticas com Frações via Resolução de Problemas
title_fullStr Uma Proposta de Ensino-Aprendizagem das Operações Aritméticas com Frações via Resolução de Problemas
title_full_unstemmed Uma Proposta de Ensino-Aprendizagem das Operações Aritméticas com Frações via Resolução de Problemas
title_sort Uma Proposta de Ensino-Aprendizagem das Operações Aritméticas com Frações via Resolução de Problemas
author Proença, Marcelo Carlos de
author_facet Proença, Marcelo Carlos de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Proença, Marcelo Carlos de
dc.subject.por.fl_str_mv Resolução de Problemas. Frações. Operações Aritméticas.
topic Resolução de Problemas. Frações. Operações Aritméticas.
description O objetivo do presente artigo é apresentar uma proposta de ensino-aprendizagem para abordar o conteúdo das operações aritméticas com frações via resolução de problemas. Utilizou-se quatro situações de Matemática, envolvendo as ideias de adição, subtração, multiplicação e divisão, como possíveis problemas a serem introduzidos no ensino desses conteúdos. A base teórica adotada para a condução de aulas foram as ações no ensino, elencadas por Proença (2018), e que configuram o ensino-aprendizagem de Matemática via resolução de problemas. Pretende-se, assim, elucidar possibilidades de problemas, estratégias, articulação de estratégias de resolução ao conteúdo a ser trabalhado, de modo que professores, futuros professores e demais interessados possam fundamentar suas aulas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Qualitativa.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1632
url https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1632
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1632/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Educação Matemática em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Educação Matemática em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista; v. 24 n. 63 (2019): jul./set.; 5-17
2317-904X
1517-3941
reponame:Educação Matemática em Revista
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM_MAT
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM_MAT
institution SBEM_MAT
reponame_str Educação Matemática em Revista
collection Educação Matemática em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br
_version_ 1797050130262654976