Uma Proposta de Ensino-Aprendizagem das Operações Aritméticas com Frações via Resolução de Problemas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação Matemática em Revista |
Texto Completo: | https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1632 |
Resumo: | O objetivo do presente artigo é apresentar uma proposta de ensino-aprendizagem para abordar o conteúdo das operações aritméticas com frações via resolução de problemas. Utilizou-se quatro situações de Matemática, envolvendo as ideias de adição, subtração, multiplicação e divisão, como possíveis problemas a serem introduzidos no ensino desses conteúdos. A base teórica adotada para a condução de aulas foram as ações no ensino, elencadas por Proença (2018), e que configuram o ensino-aprendizagem de Matemática via resolução de problemas. Pretende-se, assim, elucidar possibilidades de problemas, estratégias, articulação de estratégias de resolução ao conteúdo a ser trabalhado, de modo que professores, futuros professores e demais interessados possam fundamentar suas aulas. |
id |
SBEM_MAT-1_51b80c960bac5eb7cd6d8f2ccdc5efa0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:emr.www.sbem.com.br:article/1632 |
network_acronym_str |
SBEM_MAT-1 |
network_name_str |
Educação Matemática em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma Proposta de Ensino-Aprendizagem das Operações Aritméticas com Frações via Resolução de ProblemasResolução de Problemas. Frações. Operações Aritméticas.O objetivo do presente artigo é apresentar uma proposta de ensino-aprendizagem para abordar o conteúdo das operações aritméticas com frações via resolução de problemas. Utilizou-se quatro situações de Matemática, envolvendo as ideias de adição, subtração, multiplicação e divisão, como possíveis problemas a serem introduzidos no ensino desses conteúdos. A base teórica adotada para a condução de aulas foram as ações no ensino, elencadas por Proença (2018), e que configuram o ensino-aprendizagem de Matemática via resolução de problemas. Pretende-se, assim, elucidar possibilidades de problemas, estratégias, articulação de estratégias de resolução ao conteúdo a ser trabalhado, de modo que professores, futuros professores e demais interessados possam fundamentar suas aulas.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2019-10-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Qualitativa.application/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1632Educação Matemática em Revista; v. 24 n. 63 (2019): jul./set.; 5-172317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1632/pdfCopyright (c) 2019 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessProença, Marcelo Carlos de2022-12-21T18:40:46Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/1632Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-21T18:40:46Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma Proposta de Ensino-Aprendizagem das Operações Aritméticas com Frações via Resolução de Problemas |
title |
Uma Proposta de Ensino-Aprendizagem das Operações Aritméticas com Frações via Resolução de Problemas |
spellingShingle |
Uma Proposta de Ensino-Aprendizagem das Operações Aritméticas com Frações via Resolução de Problemas Proença, Marcelo Carlos de Resolução de Problemas. Frações. Operações Aritméticas. |
title_short |
Uma Proposta de Ensino-Aprendizagem das Operações Aritméticas com Frações via Resolução de Problemas |
title_full |
Uma Proposta de Ensino-Aprendizagem das Operações Aritméticas com Frações via Resolução de Problemas |
title_fullStr |
Uma Proposta de Ensino-Aprendizagem das Operações Aritméticas com Frações via Resolução de Problemas |
title_full_unstemmed |
Uma Proposta de Ensino-Aprendizagem das Operações Aritméticas com Frações via Resolução de Problemas |
title_sort |
Uma Proposta de Ensino-Aprendizagem das Operações Aritméticas com Frações via Resolução de Problemas |
author |
Proença, Marcelo Carlos de |
author_facet |
Proença, Marcelo Carlos de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Proença, Marcelo Carlos de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Resolução de Problemas. Frações. Operações Aritméticas. |
topic |
Resolução de Problemas. Frações. Operações Aritméticas. |
description |
O objetivo do presente artigo é apresentar uma proposta de ensino-aprendizagem para abordar o conteúdo das operações aritméticas com frações via resolução de problemas. Utilizou-se quatro situações de Matemática, envolvendo as ideias de adição, subtração, multiplicação e divisão, como possíveis problemas a serem introduzidos no ensino desses conteúdos. A base teórica adotada para a condução de aulas foram as ações no ensino, elencadas por Proença (2018), e que configuram o ensino-aprendizagem de Matemática via resolução de problemas. Pretende-se, assim, elucidar possibilidades de problemas, estratégias, articulação de estratégias de resolução ao conteúdo a ser trabalhado, de modo que professores, futuros professores e demais interessados possam fundamentar suas aulas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa Qualitativa. |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1632 |
url |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1632 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1632/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Educação Matemática em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Educação Matemática em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista; v. 24 n. 63 (2019): jul./set.; 5-17 2317-904X 1517-3941 reponame:Educação Matemática em Revista instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) instacron:SBEM_MAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
instacron_str |
SBEM_MAT |
institution |
SBEM_MAT |
reponame_str |
Educação Matemática em Revista |
collection |
Educação Matemática em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
repository.mail.fl_str_mv |
emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br |
_version_ |
1797050130262654976 |