Supervisão colaborativa na capacitação digital de professores de física e química e o seu impacto no autoconceito académico de estudantes do ensino secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Maria de Fátima dos Santos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/13635
Resumo: O presente estudo tem como objetivo principal analisar os efeitos da supervisão colaborativa na capacitação digital de professores de física e química e o seu impacto no autoconceito académico dos estudantes do ensino secundário, procurando, deste modo, o enriquecimento do processo de ensino e de aprendizagem e promovendo a experimentação em ambientes de aprendizagem híbridos. O estudo foi desenvolvido com seis professores do grupo disciplinar de física e química e cento e vinte e três estudantes do ensino secundário (10º e 11º anos). Foi privilegiada uma investigação de natureza qualitativa, baseada na metodologia de Design Based Research. A técnica utilizada para a recolha de dados foi o inquérito por questionário, tendo sido realizada a análise às respostas obtidas. O questionário aplicado aos estudantes foi elaborado com base nas quatro dimensões originais da Self Concept as a Learner Scale: Motivação, Orientação para a Tarefa, Confiança nas Capacidades e Relações com os Colegas. O cruzamento de dados realizado, sugere que a estratégia pedagógica implementada através de supervisão colaborativa teve consequências positivas ao nível do desenvolvimento das práticas profissionais dos professores, o que se refletiu nos níveis de autoconceito elevado dos estudantes, a nível da motivação para as atividades, do reforço da autonomia e da colaboração, participação e interação nas atividades desenvolvidas entre pares e com o professor.
id RCAP_aba45b1ecf356a280d8f818cab8d08c7
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/13635
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Supervisão colaborativa na capacitação digital de professores de física e química e o seu impacto no autoconceito académico de estudantes do ensino secundárioSupervisão colaborativaAutoconceito académicoFísicaQuímicaTecnologias digitaisAmbientes híbridos de aprendizagemCollaborative supervisionAcademic self-conceptPhysics and chemistryDigital technologiesHbrid learning environmentsODS::04:Educação de QualidadeO presente estudo tem como objetivo principal analisar os efeitos da supervisão colaborativa na capacitação digital de professores de física e química e o seu impacto no autoconceito académico dos estudantes do ensino secundário, procurando, deste modo, o enriquecimento do processo de ensino e de aprendizagem e promovendo a experimentação em ambientes de aprendizagem híbridos. O estudo foi desenvolvido com seis professores do grupo disciplinar de física e química e cento e vinte e três estudantes do ensino secundário (10º e 11º anos). Foi privilegiada uma investigação de natureza qualitativa, baseada na metodologia de Design Based Research. A técnica utilizada para a recolha de dados foi o inquérito por questionário, tendo sido realizada a análise às respostas obtidas. O questionário aplicado aos estudantes foi elaborado com base nas quatro dimensões originais da Self Concept as a Learner Scale: Motivação, Orientação para a Tarefa, Confiança nas Capacidades e Relações com os Colegas. O cruzamento de dados realizado, sugere que a estratégia pedagógica implementada através de supervisão colaborativa teve consequências positivas ao nível do desenvolvimento das práticas profissionais dos professores, o que se refletiu nos níveis de autoconceito elevado dos estudantes, a nível da motivação para as atividades, do reforço da autonomia e da colaboração, participação e interação nas atividades desenvolvidas entre pares e com o professor.The main purpose of this study is to analyze the effects of collaborative supervision on the digital empowerment of physics and chemistry teachers and its impact on the academic self-concept of secondary school students, thus seeking to enrich the teaching and learning process and promoting experimentation in hybrid learning environments. The study was developed with six teachers from the physics and chemistry disciplinary group and one hundred and twenty-three high school students (10th and 11th grades). A qualitative research was preferred, based on the Design Based Research methodology. The technique used for data collection was the questionnaire survey, and the obtained answers were analyzed. The questionnaire applied to students was based on the four original dimensions of the Self Concept as a Learner Scale: Motivation, Task Orientation, Confidence in Skills and Relationships with Colleagues. The cross-checking of data suggests that the pedagogical strategy implemented through collaborative supervision had positive consequences in terms of the development of teachers' professional practices, which was reflected in the students' high levels of self-concept, motivation for activities, increased autonomy, and collaboration, participation, and interaction in activities developed among peers and with the teacher.A investigação realizada no âmbito desta Dissertação de Mestrado está integrada nas linhas de investigação da Unidade de Investigação e Desenvolvimento - Laboratório de Educação a Distância e eLearning (UID 4372/FCT), da Fundação para a Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.Moreira, J. AntónioRepositório AbertoFerreira, Maria de Fátima dos Santos2023-04-042023-04-192026-04-04T00:00:00Z2023-04-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/13635TID:203288815porFerreira, Maria de Fátima dos Santos - Supervisão colaborativa na capacitação digital de professores de física e química e o seu impacto no autoconceito académico de estudantes do ensino secundário [Em linha]. [S.l.]: [s.n.], 2023. 158 p.info:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:45:45Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/13635Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:52:38.474239Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Supervisão colaborativa na capacitação digital de professores de física e química e o seu impacto no autoconceito académico de estudantes do ensino secundário
title Supervisão colaborativa na capacitação digital de professores de física e química e o seu impacto no autoconceito académico de estudantes do ensino secundário
spellingShingle Supervisão colaborativa na capacitação digital de professores de física e química e o seu impacto no autoconceito académico de estudantes do ensino secundário
Ferreira, Maria de Fátima dos Santos
Supervisão colaborativa
Autoconceito académico
Física
Química
Tecnologias digitais
Ambientes híbridos de aprendizagem
Collaborative supervision
Academic self-concept
Physics and chemistry
Digital technologies
Hbrid learning environments
ODS::04:Educação de Qualidade
title_short Supervisão colaborativa na capacitação digital de professores de física e química e o seu impacto no autoconceito académico de estudantes do ensino secundário
title_full Supervisão colaborativa na capacitação digital de professores de física e química e o seu impacto no autoconceito académico de estudantes do ensino secundário
title_fullStr Supervisão colaborativa na capacitação digital de professores de física e química e o seu impacto no autoconceito académico de estudantes do ensino secundário
title_full_unstemmed Supervisão colaborativa na capacitação digital de professores de física e química e o seu impacto no autoconceito académico de estudantes do ensino secundário
title_sort Supervisão colaborativa na capacitação digital de professores de física e química e o seu impacto no autoconceito académico de estudantes do ensino secundário
author Ferreira, Maria de Fátima dos Santos
author_facet Ferreira, Maria de Fátima dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moreira, J. António
Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Maria de Fátima dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Supervisão colaborativa
Autoconceito académico
Física
Química
Tecnologias digitais
Ambientes híbridos de aprendizagem
Collaborative supervision
Academic self-concept
Physics and chemistry
Digital technologies
Hbrid learning environments
ODS::04:Educação de Qualidade
topic Supervisão colaborativa
Autoconceito académico
Física
Química
Tecnologias digitais
Ambientes híbridos de aprendizagem
Collaborative supervision
Academic self-concept
Physics and chemistry
Digital technologies
Hbrid learning environments
ODS::04:Educação de Qualidade
description O presente estudo tem como objetivo principal analisar os efeitos da supervisão colaborativa na capacitação digital de professores de física e química e o seu impacto no autoconceito académico dos estudantes do ensino secundário, procurando, deste modo, o enriquecimento do processo de ensino e de aprendizagem e promovendo a experimentação em ambientes de aprendizagem híbridos. O estudo foi desenvolvido com seis professores do grupo disciplinar de física e química e cento e vinte e três estudantes do ensino secundário (10º e 11º anos). Foi privilegiada uma investigação de natureza qualitativa, baseada na metodologia de Design Based Research. A técnica utilizada para a recolha de dados foi o inquérito por questionário, tendo sido realizada a análise às respostas obtidas. O questionário aplicado aos estudantes foi elaborado com base nas quatro dimensões originais da Self Concept as a Learner Scale: Motivação, Orientação para a Tarefa, Confiança nas Capacidades e Relações com os Colegas. O cruzamento de dados realizado, sugere que a estratégia pedagógica implementada através de supervisão colaborativa teve consequências positivas ao nível do desenvolvimento das práticas profissionais dos professores, o que se refletiu nos níveis de autoconceito elevado dos estudantes, a nível da motivação para as atividades, do reforço da autonomia e da colaboração, participação e interação nas atividades desenvolvidas entre pares e com o professor.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-04
2023-04-19
2023-04-04T00:00:00Z
2026-04-04T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/13635
TID:203288815
url http://hdl.handle.net/10400.2/13635
identifier_str_mv TID:203288815
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ferreira, Maria de Fátima dos Santos - Supervisão colaborativa na capacitação digital de professores de física e química e o seu impacto no autoconceito académico de estudantes do ensino secundário [Em linha]. [S.l.]: [s.n.], 2023. 158 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135120000548864