Autoconceito, autoestima e rendimento académico em alunos do 11º ano de escolaridade nos cursos de ciências e tecnologias e cursos profissionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Diana Alexandra da Silva
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/5014
Resumo: Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa, como parte dos requisitos para a obtenção do grau de mestre em Psicologia, ramo de Psicologia da Educação e Intervenção Comunitária
id RCAP_3f5d5a0f96027fd28c7784457b5b29eb
oai_identifier_str oai:bdigital.ufp.pt:10284/5014
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Autoconceito, autoestima e rendimento académico em alunos do 11º ano de escolaridade nos cursos de ciências e tecnologias e cursos profissionaisAutoestimaAutoconceitoRendimento académicoSelf esteemSelf conceptAcademic achievementDissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa, como parte dos requisitos para a obtenção do grau de mestre em Psicologia, ramo de Psicologia da Educação e Intervenção ComunitáriaO insucesso escolar ainda afeta muitos jovens em Portugal. A autoestima e o autoconceito têm suscitado um forte interesse para a Psicologia da Educação e sempre aliados aos resultados escolares dos alunos, pois são variáveis que podem influenciar esses mesmos resultados. A escolaridade obrigatória trata-se de outro ponto fulcral na motivação para o sucesso académico dos alunos estando esta associada às três variáveis mencionadas no presente estudo. A presente investigação teve como principais objetivos verificar a relação entre o autoconceito, a autoestima e o rendimento escolar em alunos do 11º ano de escolaridade, nos cursos de ciências e tecnologias e nos cursos profissionais de uma instituição privada. Pretendeu-se ainda, analisar a existência de diferenças nas variáveis autoestima, autoconceito e rendimento académico, entre alunos dos dois cursos e entre rapazes e raparigas. A amostra foi constituída por 147 alunos do 11º ano de escolaridade de uma instituição de ensino privado, no concelho de Santa Maria da Feira, em que 98 são alunos do curso de ciências e tecnologias e 49 são alunos dos cursos profissionais, com idades compreendidas entre os 16 e os 20 anos de idade (M= 16.3 anos; DP= .619),77 (52.4%) do sexo masculino e 70 (47.6%) do sexo feminino. Foi administrado um questionário sociodemográfico e aplicada a Escala de Autoconceito e Autoestima (Peixoto & Almeida, 1999). Os resultados obtidos neste estudo vão parcialmente de encontro ao que é referido na literatura sobre este tema. Verificou-se uma maior associação de variáveis na perceção da competência escolar e da competência a matemática com o rendimento académico, não tendo sido encontrada uma relação estatisticamente significante entre este e a autoestima; alunos do curso de ciências e tecnologias apresentam rendimento académico ligeiramente superior aos dos cursos profissionais; as raparigas apresentam autoconceito global e rendimento académico superior aos rapazes, e estes, valores de autoestima superiores em relação ao sexo feminino.The school failure still affects many young people in Portugal. Self-esteem and self-concept have sparked a strong interest in the Educational Psychology in association with educational achievement of students. Compulsory schooling, being associated to variables mentioned above, is another core issue in the motivation for the students school success. This study aimed at verify if there was na association between self-concept, self-esteem and academic achievement in students of the 11th grade in sciences and technology courses and professional courses in a private institution. It is intended to further investigate if students of both courses differed in self-esteem, self-concept and academic achievement, and whether there were differences between boys and girls. The sample of 147 students of the 11th grade of a private educational institution from sciences and technology (n=98) and professional courses (n=49) ranged from 16 to 20 years old (M= 16.3 years, SD = .619) 77 (52.4%) male and 70 (47.6%) female. It was designed a socio-demographic questionnaire and the Self Concept and Self-Esteem Scale (Peixoto & Almeida, 1999) was applied to students. Results of this study partially confirm the outcomes reported by the literature on this subject. A major variables association in perception of school competence and mathematical competence with academic yield and has not been found a statistically significant relationship between this and self-esteem; students of sciences and technology have slightly higher academic achievement to the professional courses; girls have higher overall self-concept and academic achievement to boys, and these values greater self-esteem in relation to girls.[s.n.]Marinho, SusanaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaOliveira, Diana Alexandra da Silva2015-12-01T12:25:35Z2015-01-01T00:00:00Z2015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/5014202184897porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:04:20Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/5014Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:41:50.854488Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Autoconceito, autoestima e rendimento académico em alunos do 11º ano de escolaridade nos cursos de ciências e tecnologias e cursos profissionais
title Autoconceito, autoestima e rendimento académico em alunos do 11º ano de escolaridade nos cursos de ciências e tecnologias e cursos profissionais
spellingShingle Autoconceito, autoestima e rendimento académico em alunos do 11º ano de escolaridade nos cursos de ciências e tecnologias e cursos profissionais
Oliveira, Diana Alexandra da Silva
Autoestima
Autoconceito
Rendimento académico
Self esteem
Self concept
Academic achievement
title_short Autoconceito, autoestima e rendimento académico em alunos do 11º ano de escolaridade nos cursos de ciências e tecnologias e cursos profissionais
title_full Autoconceito, autoestima e rendimento académico em alunos do 11º ano de escolaridade nos cursos de ciências e tecnologias e cursos profissionais
title_fullStr Autoconceito, autoestima e rendimento académico em alunos do 11º ano de escolaridade nos cursos de ciências e tecnologias e cursos profissionais
title_full_unstemmed Autoconceito, autoestima e rendimento académico em alunos do 11º ano de escolaridade nos cursos de ciências e tecnologias e cursos profissionais
title_sort Autoconceito, autoestima e rendimento académico em alunos do 11º ano de escolaridade nos cursos de ciências e tecnologias e cursos profissionais
author Oliveira, Diana Alexandra da Silva
author_facet Oliveira, Diana Alexandra da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marinho, Susana
Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Diana Alexandra da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Autoestima
Autoconceito
Rendimento académico
Self esteem
Self concept
Academic achievement
topic Autoestima
Autoconceito
Rendimento académico
Self esteem
Self concept
Academic achievement
description Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa, como parte dos requisitos para a obtenção do grau de mestre em Psicologia, ramo de Psicologia da Educação e Intervenção Comunitária
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-01T12:25:35Z
2015-01-01T00:00:00Z
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10284/5014
202184897
url http://hdl.handle.net/10284/5014
identifier_str_mv 202184897
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130285146636288