Plano de negócio da Prozis: Avaliação do desempenho de uma empresa de nutrição desportiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assunção, Joana Costa
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/48733
Resumo: Trabalho de projeto de mestrado, Matemática Aplicada à Economia e Gestão, Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2021
id RCAP_aba5c63f7a67891bcfbf5a1458f5eb6a
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/48733
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Plano de negócio da Prozis: Avaliação do desempenho de uma empresa de nutrição desportivaPlano de negóciossuplementaçãomarketingplano financeiroestatísticaTrabalhos de projeto de mestrado - 2021Departamento de Estatística e Investigação OperacionalTrabalho de projeto de mestrado, Matemática Aplicada à Economia e Gestão, Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2021O presente trabalho é um plano de negócios de uma marca portuguesa já existente – a Prozis. Esta marca é dedicada à venda de produtos de suplementação alimentar e de bem-estar, que comercializa essencialmente através de uma plataforma online. Foram feitas três abordagens diferentes ao longo do trabalho: Estudo de mercado e marketing, análise financeira do negócio e análise estatística dos resultados obtidos através de questionários. No estudo de mercado e marketing fomos perceber a dimensão do mercado envolvente e as suas caraterísticas, realizando ainda uma análise SWOT e analisando as 5 forças de Porter. Para a realização da análise financeira foram analisados os balanços e as demonstrações de resultados ao longo de cinco anos. Através destes, pudemos prever as projeções financeiras, estudar o mercado nacional e o mercado internacional através das importações e exportações. Realizámos ainda o estudo dos vários rácios da empresa de modo a entender qual o seu desempenho financeiro. Por último, decidimos fazer um estudo estatístico para obter valores numéricos reais. Quisemos saber qual é a faixa etária a maior consumidora da marca, assim como quais são os produtos mais consumidos, entre outros. O objetivo é poder traçar a correlação de várias variáveis de modo a compreender melhor quem são os maiores consumidores da Prozis.The following is a business plan of an already existing Portuguese brand – Prozis. This brand dedicates itself to the sale of food supplements and well-being products, which are mainly sold online. Three different approaches have been made throughout the plan: Market survey and marketing, business financial analysis and statistic analysis of the results obtained with questionnaires. In the market survey and marketing we understood the dimension of the surrounding market and its characteristics, performing yet another SWOT analysis and analysing the 5 Porter forces. In the financial analysis we studied the balance sheets and the results throughout the last five years. With these we were able to predict the financial projections, study the national market and the international one through the import/export. We have also studied the various ratios of the company in order to understand its financial performance. Lastly, we decided to carry out a statistic study to obtain real numerical figures. We wanted to know which age group is the biggest consumer of the brand as well as which products are the most bought, amongst others. The objective is to trace the correlation of different variables so as to understand who the biggest Prozis consumers are.Telhada, João Miguel Paixão, 1971-Vieira, HelenaRepositório da Universidade de LisboaAssunção, Joana Costa2021-06-24T10:52:46Z202120212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/48733TID:202930980porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:52:08Zoai:repositorio.ul.pt:10451/48733Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:00:30.024270Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Plano de negócio da Prozis: Avaliação do desempenho de uma empresa de nutrição desportiva
title Plano de negócio da Prozis: Avaliação do desempenho de uma empresa de nutrição desportiva
spellingShingle Plano de negócio da Prozis: Avaliação do desempenho de uma empresa de nutrição desportiva
Assunção, Joana Costa
Plano de negócios
suplementação
marketing
plano financeiro
estatística
Trabalhos de projeto de mestrado - 2021
Departamento de Estatística e Investigação Operacional
title_short Plano de negócio da Prozis: Avaliação do desempenho de uma empresa de nutrição desportiva
title_full Plano de negócio da Prozis: Avaliação do desempenho de uma empresa de nutrição desportiva
title_fullStr Plano de negócio da Prozis: Avaliação do desempenho de uma empresa de nutrição desportiva
title_full_unstemmed Plano de negócio da Prozis: Avaliação do desempenho de uma empresa de nutrição desportiva
title_sort Plano de negócio da Prozis: Avaliação do desempenho de uma empresa de nutrição desportiva
author Assunção, Joana Costa
author_facet Assunção, Joana Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Telhada, João Miguel Paixão, 1971-
Vieira, Helena
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Assunção, Joana Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Plano de negócios
suplementação
marketing
plano financeiro
estatística
Trabalhos de projeto de mestrado - 2021
Departamento de Estatística e Investigação Operacional
topic Plano de negócios
suplementação
marketing
plano financeiro
estatística
Trabalhos de projeto de mestrado - 2021
Departamento de Estatística e Investigação Operacional
description Trabalho de projeto de mestrado, Matemática Aplicada à Economia e Gestão, Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2021
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-24T10:52:46Z
2021
2021
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/48733
TID:202930980
url http://hdl.handle.net/10451/48733
identifier_str_mv TID:202930980
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134551956520960