Otimização de Vendas em Serviços de Logística – Caso de Estudo da Indústria Fashion

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Poças, Joana Martins
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/49352
Resumo: Trabalho de projeto de mestrado, Matemática Aplicada à Economia e Gestão, Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2021
id RCAP_e8f3f566a06e4f6b791bcd5ee5561598
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/49352
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Otimização de Vendas em Serviços de Logística – Caso de Estudo da Indústria FashionPricingMarketingMarketing MixFashionTrabalhos de projeto de mestrado - 2021Departamento de Estatística e Investigação OperacionalTrabalho de projeto de mestrado, Matemática Aplicada à Economia e Gestão, Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2021O presente trabalho reflete o resultado do estágio realizado na Empresa A, na área de Pricing e tem como principal foco a indústria Fashion, estando inserido no âmbito do mestrado em Matemática Aplicada à Economia e Gestão, pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. O trabalho consiste na análise da indústria Fashion com a finalidade de entender a relevância da definição de uma tabela de preços adequada a esta indústria. Realizou-se um estudo de mercado onde o principal objetivo é conhecer melhor cada cliente, mais especificamente, as suas preferências, o que valorizam na empresa e o que há em comum entre os vários clientes. Previamente a esta análise foram estudados alguns conceitos como, por exemplo, o conceito de Pricing e de Marketing, uma vez que é importante ter uma ideia da área em que se desenvolveu este trabalho, como as empresas encaram os seus clientes e como arranjam estratégias para melhorar o serviço para os mesmos. Para ajudar a perceber como as empresas melhoram o seu serviço e também para perceber como as empresas veem o preço de um bem ou serviço, foi estudado um modelo que tem como foco dar a conhecer o processo de otimização do preço. Por fim, foram retiradas as principais conclusões onde se releva se o principal objetivo deste estudo foi cumprido, isto é, se a construção de uma tabela adaptada é útil para o setor. E, ainda, se este estudo poderá abrir portas a novas oportunidades no setor.The present work reflects the result of the internship held at Company A, in the pricing area and has as main focus the Fashion industry, inserted in the scope of the Mathematics Applied to Economics and Management Master’s degree, by the Faculty of Sciences of the University of Lisbon. This paper consists in the analysis of the Fashion industry in order to understand whether it is worth defining a price list suitable for this industry. A market study was conducted where the main objective was to better know each client, more specifically, their preferences, what they value in the company and what is in common among them. Before this analysis, some concepts were studied, such as the concept of Pricing and Marketing, since it is important to have an idea of the area in which this work was developed, how companies view their customers and how they find strategies to improve the service for them. To help understand how companies improve their service and also to understand how companies see the price of a good or service, a model has been studied that focuses on the price optimization process. To finish, the main conclusions were drawn on whether the main objective of this study was met, that is, whether the construction of an adapted table is useful for the sector. And also, whether this study could open the door to new opportunities in the sector.Telhada, João Miguel Paixão, 1971-Repositório da Universidade de LisboaPoças, Joana Martins2021-08-30T13:50:51Z202120212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/49352TID:202933687porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:53:06Zoai:repositorio.ul.pt:10451/49352Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:01:01.211786Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Otimização de Vendas em Serviços de Logística – Caso de Estudo da Indústria Fashion
title Otimização de Vendas em Serviços de Logística – Caso de Estudo da Indústria Fashion
spellingShingle Otimização de Vendas em Serviços de Logística – Caso de Estudo da Indústria Fashion
Poças, Joana Martins
Pricing
Marketing
Marketing Mix
Fashion
Trabalhos de projeto de mestrado - 2021
Departamento de Estatística e Investigação Operacional
title_short Otimização de Vendas em Serviços de Logística – Caso de Estudo da Indústria Fashion
title_full Otimização de Vendas em Serviços de Logística – Caso de Estudo da Indústria Fashion
title_fullStr Otimização de Vendas em Serviços de Logística – Caso de Estudo da Indústria Fashion
title_full_unstemmed Otimização de Vendas em Serviços de Logística – Caso de Estudo da Indústria Fashion
title_sort Otimização de Vendas em Serviços de Logística – Caso de Estudo da Indústria Fashion
author Poças, Joana Martins
author_facet Poças, Joana Martins
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Telhada, João Miguel Paixão, 1971-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Poças, Joana Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Pricing
Marketing
Marketing Mix
Fashion
Trabalhos de projeto de mestrado - 2021
Departamento de Estatística e Investigação Operacional
topic Pricing
Marketing
Marketing Mix
Fashion
Trabalhos de projeto de mestrado - 2021
Departamento de Estatística e Investigação Operacional
description Trabalho de projeto de mestrado, Matemática Aplicada à Economia e Gestão, Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2021
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-30T13:50:51Z
2021
2021
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/49352
TID:202933687
url http://hdl.handle.net/10451/49352
identifier_str_mv TID:202933687
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134558073913344