Tensões e reconfigurações no Ensino Superior: o modelo neoliberal chileno em debate

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quaresma, Maria Luisa
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.7458/SPP202310227452
Resumo: Este artigo apresenta uma discussão teórica sobre a reconfiguração da universidade no sentido da massificação e mercadorização, tomando como exemplo o Chile, um dos países do mundo mais permeáveis às lógicas de mercado. Analisam-se os desafios de um processo de massificação ancorado na privatização e na segregação social e os recentes movimentos estudantis chilenos de contestação à mercadorização da educação. Discute-se assim um modelo educativo aplicado pelo neoliberalismo real durante 40 anos, acreditando ser este exemplo um contributo profícuo para o debate nacional em países onde os ventos da ideologia de mercado sopram com mais força.
id RCAP_abad7cc9a8a61afb61ffa1cc30c6987a
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/27452
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Tensões e reconfigurações no Ensino Superior: o modelo neoliberal chileno em debateTensiones y reconfiguraciones en la educación superior: el experimento neoliberal chilenoTensions et reconfigurations de l’enseignement supérieur: le modèle néolibéral Chilien en débatTensões e reconfigurações no Ensino Superior: o modelo neoliberal chileno em debateArtigosEste artigo apresenta uma discussão teórica sobre a reconfiguração da universidade no sentido da massificação e mercadorização, tomando como exemplo o Chile, um dos países do mundo mais permeáveis às lógicas de mercado. Analisam-se os desafios de um processo de massificação ancorado na privatização e na segregação social e os recentes movimentos estudantis chilenos de contestação à mercadorização da educação. Discute-se assim um modelo educativo aplicado pelo neoliberalismo real durante 40 anos, acreditando ser este exemplo um contributo profícuo para o debate nacional em países onde os ventos da ideologia de mercado sopram com mais força. This paper aims to present a theoretical discussion about the university reconfiguration, and its massification and marketisation, taking as example Chile, one of the most highly marketized countries in the world. It discusses the challenges of a massification anchored in privatisation and segregation and also the Chilean student movements against the market-oriented educational system. With the discussion about the Chilean educational model implemented by the real neoliberalism over the last 40 years we intend to bring a proficuous contribution to the national debate in countries where the market ideology winds are blowing more strongly.Este artículo presenta una discusión teórica sobre la reconfiguración de la universidad, su mercantilización y masificación, tomando como ejemplo Chile, uno de los países del mundo más permeables a las lógicas de mercado. Se analizan los desafíos de una masificación basada en la privatización y segregación y los movimientos estudiantiles chilenos de contestación a la mercantilización de la universidad. Así, se discute un modelo educativo aplicado por el neoliberalismo real durante 40 años, pensando traer con este ejemplo una contribución para el debate nacional en países donde los vientos de la ideología de mercado soplan con más fuerza.Cet article présente une discussion théorique sur la reconfiguration de l’université, sa massification et sa marchandisation, en prenant comme exemple le Chili, un des pays du monde le plus perméable aux logiques du marché. On analyse les défis d’une massification appuyée sur la privatisation et la ségrégation et on problématise les mouvements d’étudiants chiliens qui contestent la marchandisation de l’éducation. On discute ainsi un modèle éducatif mis en œuvre par le néolibéralisme réel pendant 40 ans, en croyant que cet exemple apportera une contribution pour le débat dans des pays ou les vents de l’idéologie de marché soufflent fort.Mundos Sociais, CIES-IUL, Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL)2023-07-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.7458/SPP202310227452por2182-79070873-6529Quaresma, Maria Luisainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-26T06:30:17Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/27452Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:09:46.946371Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Tensões e reconfigurações no Ensino Superior: o modelo neoliberal chileno em debate
Tensiones y reconfiguraciones en la educación superior: el experimento neoliberal chileno
Tensions et reconfigurations de l’enseignement supérieur: le modèle néolibéral Chilien en débat
Tensões e reconfigurações no Ensino Superior: o modelo neoliberal chileno em debate
title Tensões e reconfigurações no Ensino Superior: o modelo neoliberal chileno em debate
spellingShingle Tensões e reconfigurações no Ensino Superior: o modelo neoliberal chileno em debate
Quaresma, Maria Luisa
Artigos
title_short Tensões e reconfigurações no Ensino Superior: o modelo neoliberal chileno em debate
title_full Tensões e reconfigurações no Ensino Superior: o modelo neoliberal chileno em debate
title_fullStr Tensões e reconfigurações no Ensino Superior: o modelo neoliberal chileno em debate
title_full_unstemmed Tensões e reconfigurações no Ensino Superior: o modelo neoliberal chileno em debate
title_sort Tensões e reconfigurações no Ensino Superior: o modelo neoliberal chileno em debate
author Quaresma, Maria Luisa
author_facet Quaresma, Maria Luisa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Quaresma, Maria Luisa
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description Este artigo apresenta uma discussão teórica sobre a reconfiguração da universidade no sentido da massificação e mercadorização, tomando como exemplo o Chile, um dos países do mundo mais permeáveis às lógicas de mercado. Analisam-se os desafios de um processo de massificação ancorado na privatização e na segregação social e os recentes movimentos estudantis chilenos de contestação à mercadorização da educação. Discute-se assim um modelo educativo aplicado pelo neoliberalismo real durante 40 anos, acreditando ser este exemplo um contributo profícuo para o debate nacional em países onde os ventos da ideologia de mercado sopram com mais força.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.7458/SPP202310227452
url https://doi.org/10.7458/SPP202310227452
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2182-7907
0873-6529
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Mundos Sociais, CIES-IUL, Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL)
publisher.none.fl_str_mv Mundos Sociais, CIES-IUL, Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133346042740736