Adição e subtração de números racionais na representação fracionária : uma proposta de ensino em turmas de 5º ano
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/36513 |
Resumo: | Trabalho de projeto de mestrado, Educação (Área de especialidade em Didáctica da Matemática), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2018 |
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Adição e subtração de números racionais na representação fracionária : uma proposta de ensino em turmas de 5º anoNúmeros racionaisFracçõesModelo linearTrabalhos de projeto de mestrado - 2018Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoTrabalho de projeto de mestrado, Educação (Área de especialidade em Didáctica da Matemática), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2018Este trabalho de projeto tem como objetivo perceber como os alunos de turmas de 5.º ano, de um colégio no Brasil, adicionam e subtraem números racionais na representação fracionária, no contexto de uma unidade de ensino apoiada na utilização do modelo linear de barras. Para alcançar esse objetivo, foi implementada uma sequência de tarefas envolvendo não somente as operações de adição e subtração de frações, como também tarefas abrangendo os tópicos de equivalência e comparação de frações, considerados pré-requisitos para as demais operações. O enquadramento teórico centra-se nas ideias e princípios inerentes à Educação Matemática Realista – EMR (Realistic Mathematic Education – RME), reportando-se ao uso de modelos e contextos no decorrer do processo de ensino e aprendizagem, com destaque ao modelo linear de barras. Adicionalmente, este estudo apoia-se na discussão entre os conhecimentos conceitual e processual que revestem a aprendizagem dos números racionais e suas operações. A metodologia adotada enquadra-se nos fundamentos do paradigma interpretativo e insere-se na modalidade de estudos de casos observacionais. A recolha de dados foi efetuada em duas turmas de 5º ano, sendo analisadas todas as soluções dadas pelos grupos para as tarefas propostas durante a unidade de ensino implementada. Atuei como participante observador, não interagindo com os demais participantes no momento da investigação em sala de aula. Os resultados mostram que os alunos desenvolveram seus conhecimentos conceituais e processuais inerentes às operações de adição e subtração de frações, a partir da implementação de uma sequência didática apoiada no modelo linear de barras, com o objetivo de transitar entre as representações visual e simbólica, inter-relacionando-as. No entanto, a maioria das estratégias escolhidas pelos alunos para solucionarem as tarefas propostas apontam para uma predominância da representação simbólica, através da utilização de regras e procedimentos algorítmicos, em detrimento da representação visual.This project work aims to understand how students in 5th grade classes, of a school in Brazil, add and subtract rational numbers in fractional representation, in a context of a teaching proposal based on the use of the linear bar model. To achieve this objective, a sequence of tasks was implemented, involving not only fractional addition and subtraction, but also tasks covering the topics of equivalence and comparison, considered as prerequisites for other operations. The theoretical framework focuses on the ideas and principles inherent to Realistic Mathematic Education (EMR), referring to the use of models and contexts in the teaching and learning process, with emphasis on the linear bar model. In addition, this study is based on the discussion between the conceptual and procedural knowledge that covers the learning of rational numbers and their operations. The methodology adopted is based on the foundations of the interpretative paradigm and is part of the observational case studies modality. The data was collected in two classes of 5th grade, and all the solutions provided by the students groups for the tasks implemented during the teaching unit were analyzed. I acted as an observer participant, not interacting with the other participants at the moment of the research in the classroom. The results show that the students developed their conceptual and procedural knowledge inherent to the operations of addition and subtraction of fractions, from the implementation of a didactic sequence supported by the linear bar model, with the objective of transiting between the visual and symbolic representations, interrelating them. However, most of the strategies chosen by the students to solve the proposed tasks point to a predominance of symbolic representation, through the use of algorithmic rules and procedures, in detriment of the visual representation.Oliveira, Hélia Margarida Aparício Pintão de, 1965-Repositório da Universidade de LisboaCosta, Marcelo Cardoso da2019-01-18T10:15:01Z20182018-10-152018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/36513TID:202200639porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:33:15Zoai:repositorio.ul.pt:10451/36513Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:50:49.177557Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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