Barco parado não faz viagem . práticas específicas do desenho sem referente visual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Matilde Fabiana Matos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/8221
Resumo: O presente relatório, elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, compreende a descrição pormenorizada e justificada das práticas desenvolvidas em sala de aula no âmbito da cadeira de Prática de Ensino Supervisionada, em duas turmas do 8º ano, com a orientação pedagógica da docente da disciplina. Nasce da possibilidade de relacionar práticas contemporâneas do desenho para o desenvolvimento criativo dos alunos, através de um conjunto alargado de experiências voltadas para a interpretação de obras literárias. Mais concretamente, o projeto de investigação procura explorar o modo como a produção gráfica de um conjunto de alunos do Agrupamento de Escolas D. Filipa de Lencastre em Lisboa poderá incentivar a leitura e interpretação de obras literárias, e simultaneamente estimular o reconhecimento de objetos e ideias independentemente da sua presença física ou imediata. Centra-se no modo como a experiência do desenho poderá incentivar o desenvolvimento de diferentes processos de leitura e interpretação dos estudantes, e seguidamente, o que deriva dessa experiência que possa ser aplicável na estruturação de uma proposta de ação pedagógica diferenciada para o ensino do desenho. No âmbito deste estudo estivemos cerca de quatro meses em trabalho de sala de aula, em contato direto com as duas turmas que estabeleceram a unidade de análise de investigação. Os dados foram recolhidos através de diversas técnicas e meios, privilegiando uma abordagem metodológica qualitativa que valoriza a capacidade expressiva do desenho, o conhecimento que se dá através da ação, a sensibilidade e capacidade para lidar com o imprevisto e a experimentação sem receio. Os fenómenos são descritos de forma exploratória e descritiva, e a informação recolhida desdobra-se sob a forma de questionário, grelhas de observação das aulas, produção gráfica dos estudantes e fichas de autoavaliação. Por último, poderá afirmar-se que a presente investigação coloca a descoberto a grande potencialidade do desenho contribuir para o desenvolvimento de alunos ativos e com capacidade crítica, capazes de trabalhar sobre ideias, palavras e conceitos próprios.
id RCAP_abb435534b0feaeafdbd863b95fb45bc
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/8221
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Barco parado não faz viagem . práticas específicas do desenho sem referente visualMESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIOENSINO DE ARTES VISUAISCRIATIVIDADEENSINO DA ARTEDESENHOILUSTRAÇÃONARRATIVA VISUALVISUAL ARTS TEACHINGCREATIVITYILLUSTRATIONVISUAL NARRATIVEO presente relatório, elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, compreende a descrição pormenorizada e justificada das práticas desenvolvidas em sala de aula no âmbito da cadeira de Prática de Ensino Supervisionada, em duas turmas do 8º ano, com a orientação pedagógica da docente da disciplina. Nasce da possibilidade de relacionar práticas contemporâneas do desenho para o desenvolvimento criativo dos alunos, através de um conjunto alargado de experiências voltadas para a interpretação de obras literárias. Mais concretamente, o projeto de investigação procura explorar o modo como a produção gráfica de um conjunto de alunos do Agrupamento de Escolas D. Filipa de Lencastre em Lisboa poderá incentivar a leitura e interpretação de obras literárias, e simultaneamente estimular o reconhecimento de objetos e ideias independentemente da sua presença física ou imediata. Centra-se no modo como a experiência do desenho poderá incentivar o desenvolvimento de diferentes processos de leitura e interpretação dos estudantes, e seguidamente, o que deriva dessa experiência que possa ser aplicável na estruturação de uma proposta de ação pedagógica diferenciada para o ensino do desenho. No âmbito deste estudo estivemos cerca de quatro meses em trabalho de sala de aula, em contato direto com as duas turmas que estabeleceram a unidade de análise de investigação. Os dados foram recolhidos através de diversas técnicas e meios, privilegiando uma abordagem metodológica qualitativa que valoriza a capacidade expressiva do desenho, o conhecimento que se dá através da ação, a sensibilidade e capacidade para lidar com o imprevisto e a experimentação sem receio. Os fenómenos são descritos de forma exploratória e descritiva, e a informação recolhida desdobra-se sob a forma de questionário, grelhas de observação das aulas, produção gráfica dos estudantes e fichas de autoavaliação. Por último, poderá afirmar-se que a presente investigação coloca a descoberto a grande potencialidade do desenho contribuir para o desenvolvimento de alunos ativos e com capacidade crítica, capazes de trabalhar sobre ideias, palavras e conceitos próprios.This report, prepared within the context of the Master's Degree in Visual Arts Teaching in the 3rd Cycle of Basic Education and Secondary Education, comprises a detailed and justified description of the classroom practices developed in the class of Supervised Teaching Practice. It involves two 8th grade classes and the pedagogical supervision provided by the teacher of the subject. It arose out of the possibility of connecting contemporary practices of drawing towards the creative development of students, through a wide range of experiences directed at the interpretation of literary works. More specifically, the research project seeks to explore how the graphic production of a group of students from the D. Filipa de Lencastre Schools Group in Lisbon could encourage the reading and interpretation of literary works and, at the same time, stimulate the recognition of objects and ideas regardless of their physical or immediate presence. It is focused on how the experience of drawing can encourage the development of different processes of reading and interpretation by students. Afterwards, the results from this experiment may be useful to construct a differentiated pedagogical action proposal for the teaching of drawing. Within the framework of this study we spent about four months doing classroom work in direct contact with the three classes that comprised the research analysis unit. The data were collected through the use of several techniques and means, favouring a qualitative methodological approach that values the expressiveness of drawing, the knowledge that can be perceived through action, the sensitivity and ability to deal with the unexpected and the possibility of experimenting without fear. The phenomena are described in an exploratory and descriptive way, and the information collected resulted from a questionnaire, class observation grids, graphical production by students and self-evaluation sheets. In conclusion, one can state that this research reveals the enormous potential of drawing as a contributing fator to the development of ative and critical students capable of working on their own ideas, words and concepts.2017-08-24T13:52:04Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/8221TID:201723883porPinto, Matilde Fabiana Matosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:10:00Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/8221Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:16:53.077704Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Barco parado não faz viagem . práticas específicas do desenho sem referente visual
title Barco parado não faz viagem . práticas específicas do desenho sem referente visual
spellingShingle Barco parado não faz viagem . práticas específicas do desenho sem referente visual
Pinto, Matilde Fabiana Matos
MESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
ENSINO DE ARTES VISUAIS
CRIATIVIDADE
ENSINO DA ARTE
DESENHO
ILUSTRAÇÃO
NARRATIVA VISUAL
VISUAL ARTS TEACHING
CREATIVITY
ILLUSTRATION
VISUAL NARRATIVE
title_short Barco parado não faz viagem . práticas específicas do desenho sem referente visual
title_full Barco parado não faz viagem . práticas específicas do desenho sem referente visual
title_fullStr Barco parado não faz viagem . práticas específicas do desenho sem referente visual
title_full_unstemmed Barco parado não faz viagem . práticas específicas do desenho sem referente visual
title_sort Barco parado não faz viagem . práticas específicas do desenho sem referente visual
author Pinto, Matilde Fabiana Matos
author_facet Pinto, Matilde Fabiana Matos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Matilde Fabiana Matos
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
ENSINO DE ARTES VISUAIS
CRIATIVIDADE
ENSINO DA ARTE
DESENHO
ILUSTRAÇÃO
NARRATIVA VISUAL
VISUAL ARTS TEACHING
CREATIVITY
ILLUSTRATION
VISUAL NARRATIVE
topic MESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
ENSINO DE ARTES VISUAIS
CRIATIVIDADE
ENSINO DA ARTE
DESENHO
ILUSTRAÇÃO
NARRATIVA VISUAL
VISUAL ARTS TEACHING
CREATIVITY
ILLUSTRATION
VISUAL NARRATIVE
description O presente relatório, elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, compreende a descrição pormenorizada e justificada das práticas desenvolvidas em sala de aula no âmbito da cadeira de Prática de Ensino Supervisionada, em duas turmas do 8º ano, com a orientação pedagógica da docente da disciplina. Nasce da possibilidade de relacionar práticas contemporâneas do desenho para o desenvolvimento criativo dos alunos, através de um conjunto alargado de experiências voltadas para a interpretação de obras literárias. Mais concretamente, o projeto de investigação procura explorar o modo como a produção gráfica de um conjunto de alunos do Agrupamento de Escolas D. Filipa de Lencastre em Lisboa poderá incentivar a leitura e interpretação de obras literárias, e simultaneamente estimular o reconhecimento de objetos e ideias independentemente da sua presença física ou imediata. Centra-se no modo como a experiência do desenho poderá incentivar o desenvolvimento de diferentes processos de leitura e interpretação dos estudantes, e seguidamente, o que deriva dessa experiência que possa ser aplicável na estruturação de uma proposta de ação pedagógica diferenciada para o ensino do desenho. No âmbito deste estudo estivemos cerca de quatro meses em trabalho de sala de aula, em contato direto com as duas turmas que estabeleceram a unidade de análise de investigação. Os dados foram recolhidos através de diversas técnicas e meios, privilegiando uma abordagem metodológica qualitativa que valoriza a capacidade expressiva do desenho, o conhecimento que se dá através da ação, a sensibilidade e capacidade para lidar com o imprevisto e a experimentação sem receio. Os fenómenos são descritos de forma exploratória e descritiva, e a informação recolhida desdobra-se sob a forma de questionário, grelhas de observação das aulas, produção gráfica dos estudantes e fichas de autoavaliação. Por último, poderá afirmar-se que a presente investigação coloca a descoberto a grande potencialidade do desenho contribuir para o desenvolvimento de alunos ativos e com capacidade crítica, capazes de trabalhar sobre ideias, palavras e conceitos próprios.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-24T13:52:04Z
2017-01-01T00:00:00Z
2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/8221
TID:201723883
url http://hdl.handle.net/10437/8221
identifier_str_mv TID:201723883
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131265746599936