Sociedade, escola e cidadania : a teoria em confronto com testemunhos de informantes chave

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fialho, José António Lage
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/18344
Resumo: Em Portugal, o estudo da cidadania em contexto escolar tem sido marcado por uma discussão em torno da melhor forma de transmitir aos jovens os valores que a sociedade lhes exige que saibam. A crise das sociedades, críticas à crise das escolas, discussão sobre os valores a transmitir e os temas a tratar; este trabalho faz um percurso sumário pela política educativa na área do estudo da cidadania, analisando os posicionamentos teóricos dominantes e comparando-os com os testemunhos de um conjunto de entrevistados. Estará a escola a cumprir o seu papel? Percorrendo a teoria e ouvindo os testemunhos, o esforço das escolas portuguesas em transmitir os valores cívicos, independentemente das dificuldades, parece efetivo, ainda que contraditório com aquilo que a sociedade exige e dos exemplos que dá. Defende-se a necessidade de um maior esforço e responsabilização dessa sociedade no apoio à instituição Escola.
id RCAP_abbaf57ee8a358d1400dbd1abde613d3
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/18344
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Sociedade, escola e cidadania : a teoria em confronto com testemunhos de informantes chaveCidadaniaCidadania escolarEducação para a cidadaniaFormação cívicaCitizenship education for citizenship, civic education, school citizenship,Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEm Portugal, o estudo da cidadania em contexto escolar tem sido marcado por uma discussão em torno da melhor forma de transmitir aos jovens os valores que a sociedade lhes exige que saibam. A crise das sociedades, críticas à crise das escolas, discussão sobre os valores a transmitir e os temas a tratar; este trabalho faz um percurso sumário pela política educativa na área do estudo da cidadania, analisando os posicionamentos teóricos dominantes e comparando-os com os testemunhos de um conjunto de entrevistados. Estará a escola a cumprir o seu papel? Percorrendo a teoria e ouvindo os testemunhos, o esforço das escolas portuguesas em transmitir os valores cívicos, independentemente das dificuldades, parece efetivo, ainda que contraditório com aquilo que a sociedade exige e dos exemplos que dá. Defende-se a necessidade de um maior esforço e responsabilização dessa sociedade no apoio à instituição Escola.In Portugal, the study of citizenship in schools has been marked by a discussion about the best way to provide young people de values that society requires them to know. The crisis of societies, the critics about the crisis of schools, the discussion about the values to be transmitted and the topics to be studied; this study is a summary route on the educational policy in the citizenship study area, analyzing the dominant theoretical positions and comparing them with the testimonies of a number of interviewees. Is the school to fulfill its role? Covering the theory and listening to the testimonies, the effort of Portuguese schools in transmitting civic values, regardless of the difficulties, it seems effective, although contradictory to what society demands and the examples that gives. Here is defended the need for greater effort and responsibility from society in supporting the school institution.Silva, Maria do Carmo Vieira daRUNFialho, José António Lage2016-06-29T14:16:21Z2015-10-202015-10-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/18344TID:201046067porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:57:20Zoai:run.unl.pt:10362/18344Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:24:40.296601Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Sociedade, escola e cidadania : a teoria em confronto com testemunhos de informantes chave
title Sociedade, escola e cidadania : a teoria em confronto com testemunhos de informantes chave
spellingShingle Sociedade, escola e cidadania : a teoria em confronto com testemunhos de informantes chave
Fialho, José António Lage
Cidadania
Cidadania escolar
Educação para a cidadania
Formação cívica
Citizenship education for citizenship, civic education
, school citizenship,
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Sociedade, escola e cidadania : a teoria em confronto com testemunhos de informantes chave
title_full Sociedade, escola e cidadania : a teoria em confronto com testemunhos de informantes chave
title_fullStr Sociedade, escola e cidadania : a teoria em confronto com testemunhos de informantes chave
title_full_unstemmed Sociedade, escola e cidadania : a teoria em confronto com testemunhos de informantes chave
title_sort Sociedade, escola e cidadania : a teoria em confronto com testemunhos de informantes chave
author Fialho, José António Lage
author_facet Fialho, José António Lage
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Maria do Carmo Vieira da
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Fialho, José António Lage
dc.subject.por.fl_str_mv Cidadania
Cidadania escolar
Educação para a cidadania
Formação cívica
Citizenship education for citizenship, civic education
, school citizenship,
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Cidadania
Cidadania escolar
Educação para a cidadania
Formação cívica
Citizenship education for citizenship, civic education
, school citizenship,
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Em Portugal, o estudo da cidadania em contexto escolar tem sido marcado por uma discussão em torno da melhor forma de transmitir aos jovens os valores que a sociedade lhes exige que saibam. A crise das sociedades, críticas à crise das escolas, discussão sobre os valores a transmitir e os temas a tratar; este trabalho faz um percurso sumário pela política educativa na área do estudo da cidadania, analisando os posicionamentos teóricos dominantes e comparando-os com os testemunhos de um conjunto de entrevistados. Estará a escola a cumprir o seu papel? Percorrendo a teoria e ouvindo os testemunhos, o esforço das escolas portuguesas em transmitir os valores cívicos, independentemente das dificuldades, parece efetivo, ainda que contraditório com aquilo que a sociedade exige e dos exemplos que dá. Defende-se a necessidade de um maior esforço e responsabilização dessa sociedade no apoio à instituição Escola.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-20
2015-10-20T00:00:00Z
2016-06-29T14:16:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/18344
TID:201046067
url http://hdl.handle.net/10362/18344
identifier_str_mv TID:201046067
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137879791763456