Propostas do arquiteto José Loureiro para a mudança do perfil da cidade do Porto na década de 50 e 60

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valente, José Manuel Portugal Couto
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/9124
Resumo: Esta dissertação pretende analisar a importância dos fundamentos modernos, na formação do Arquiteto José Carlos Loureiro e da consequente utilização dessas influências nas suas primeiras obras. Não podemos realizar uma correta analise dessas obras, sem avaliar ainda de que de forma limitada, os fundamentos modernos internacionais e as condicionantes Portuguesas, especialmente a situação da Escola do Porto, local de formação do Arquiteto e docência. Os avanços tecnológicos do início do século XX permitem o surgimento do fenómeno moderno na arquitetura e nas artes, sustentado pelo crescimento das cidades e pela consequente necessidade de habitações e equipamentos. Este crescimento origina problemas de espaço e organização urbana. Em função dos novos desafios os arquitetos organizam-se, de forma a acompanhar o processo evolutivo das cidades, com o recurso às novas técnicas construtivas disponíveis. Faltava no entanto uma fórmula que permitisse resolver os problemas das cidades do fim do séc. XIX. Para isso os arquitetos formaram o movimento denominado CIAM «Os Congressos Internacionais de Arquitetura Moderna», com o objetivo de criação de regras e princípios, em resultado do debate de ideias e na experimentação, que permitissem solucionar os problemas das cidades. Este debate terá dado origem á Carta de Atenas, que servirá durante alguns anos como regulamento geral para a arquitetura e urbanismo das cidades modernas. É nesse panorama que surgem nomes como Le Corbusier, Mies Van der Rohe ou Alvar Aalto, Frank Lloyd Wright que em diferentes tempos e países, criarão diferentes interpretações formais do Moderno, influenciando várias gerações de arquitetos em vários países. Em Portugal, por questões de isolamento, a influência terá um maior impacto nos anos 50 do século XX. Com a mudança de paradigma na forma de projetar a Cidade, que do modelo mecanicista passa ao modelo aberto, com um enquadramento local de vertente natural ou vernacular, terá um destaque nas intervenções urbanas, principalmente na Cidade do Porto. De facto as tendências artísticas presentes no trabalho de alguns arquitetos modernos moldaram e influenciaram a obra e método do arquiteto José Carlos Loureiro, tendo feito o arquiteto se debruçar sobre os novos modelos para as Cidades Parque, Habitação/Equipamento em Altura, e as novas Formas de Habitar. A liberdade relativa dos arquitetos no Porto, demostrada por uma relativa abertura da Escola de Belas Artes do Porto às novas experimentações formais modernas, terão dado origem a novos profissionais, com a força necessária para a criação de um movimento fundador de divulgação dos ideais modernos, a Segunda Geração de Arquitetos Modernos, tendo esta geração deixado marcas no 1.º Congresso de Arquitetura Portuguesa em 1948. Por consequência, os novos arquitetos modernos formados neste período, alguns pertencentes ao grupo ODAM, apresentaram novas soluções urbanas, relacionando as novas formas modernas com as condições locais, dando origem a projetos como o Edifício Parnaso ou o Conjunto Luso, do Arquiteto José Carlos Loureiro.
id RCAP_abbb1706ae9eb46bb0daa5e527bca2c6
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/9124
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Propostas do arquiteto José Loureiro para a mudança do perfil da cidade do Porto na década de 50 e 60MESTRADO EM ARQUITETURAARQUITETURAARQUITETOSHISTÓRIA DA ARQUITETURAARCHITECTUREARCHITECTSHISTORY OF ARCHITECTUREEsta dissertação pretende analisar a importância dos fundamentos modernos, na formação do Arquiteto José Carlos Loureiro e da consequente utilização dessas influências nas suas primeiras obras. Não podemos realizar uma correta analise dessas obras, sem avaliar ainda de que de forma limitada, os fundamentos modernos internacionais e as condicionantes Portuguesas, especialmente a situação da Escola do Porto, local de formação do Arquiteto e docência. Os avanços tecnológicos do início do século XX permitem o surgimento do fenómeno moderno na arquitetura e nas artes, sustentado pelo crescimento das cidades e pela consequente necessidade de habitações e equipamentos. Este crescimento origina problemas de espaço e organização urbana. Em função dos novos desafios os arquitetos organizam-se, de forma a acompanhar o processo evolutivo das cidades, com o recurso às novas técnicas construtivas disponíveis. Faltava no entanto uma fórmula que permitisse resolver os problemas das cidades do fim do séc. XIX. Para isso os arquitetos formaram o movimento denominado CIAM «Os Congressos Internacionais de Arquitetura Moderna», com o objetivo de criação de regras e princípios, em resultado do debate de ideias e na experimentação, que permitissem solucionar os problemas das cidades. Este debate terá dado origem á Carta de Atenas, que servirá durante alguns anos como regulamento geral para a arquitetura e urbanismo das cidades modernas. É nesse panorama que surgem nomes como Le Corbusier, Mies Van der Rohe ou Alvar Aalto, Frank Lloyd Wright que em diferentes tempos e países, criarão diferentes interpretações formais do Moderno, influenciando várias gerações de arquitetos em vários países. Em Portugal, por questões de isolamento, a influência terá um maior impacto nos anos 50 do século XX. Com a mudança de paradigma na forma de projetar a Cidade, que do modelo mecanicista passa ao modelo aberto, com um enquadramento local de vertente natural ou vernacular, terá um destaque nas intervenções urbanas, principalmente na Cidade do Porto. De facto as tendências artísticas presentes no trabalho de alguns arquitetos modernos moldaram e influenciaram a obra e método do arquiteto José Carlos Loureiro, tendo feito o arquiteto se debruçar sobre os novos modelos para as Cidades Parque, Habitação/Equipamento em Altura, e as novas Formas de Habitar. A liberdade relativa dos arquitetos no Porto, demostrada por uma relativa abertura da Escola de Belas Artes do Porto às novas experimentações formais modernas, terão dado origem a novos profissionais, com a força necessária para a criação de um movimento fundador de divulgação dos ideais modernos, a Segunda Geração de Arquitetos Modernos, tendo esta geração deixado marcas no 1.º Congresso de Arquitetura Portuguesa em 1948. Por consequência, os novos arquitetos modernos formados neste período, alguns pertencentes ao grupo ODAM, apresentaram novas soluções urbanas, relacionando as novas formas modernas com as condições locais, dando origem a projetos como o Edifício Parnaso ou o Conjunto Luso, do Arquiteto José Carlos Loureiro.architect José Carlos Loureiro and consequent use of these influences in his early works. We cannot make a correct analysis of these works, without assessing still in a limited way, the international foundations and modern Portuguese constraints, especially the situation of the Porto School, Local Architect training and teaching. The technological advances of the early twentieth century allow the emergence of the modern phenomenon in architecture and the arts, supported by the growth of cities and the consequent need of housing and equipment. This growth creates problems of space and urban organization. In light of the new challenges architects organize themselves, in order to follow the evolution process of the cities, with the use of new construction techniques available. However lacked a formula to answer the problems of the cities of the end of the century. XIX. For that architects formed the CIAM movement called 'The International Congresses of Modern Architecture ', with the goal of creating rules and principles, as a result of brainstorming and experimentation, enabling solve the problems of the cities. This debate will have given rise to the Athens Charter, which will serve for several years as a general regulation for architecture and urbanism of modern cities. It is in this scenario that arise names like Le Corbusier, Mies Van der Rohe and Alvar Aalto, Frank Lloyd Wright in different times and countries, creating different interpretations of the Modern, influencing several generations of architects in various countries. In Portugal, for reasons of isolation, the influence will have a bigger impact in the 50s of the twentieth century. With the paradigm shift in how to design the City that the mechanistic model to the open models the natural or vernacular framework will have an emphasis on urban interventions, mainly in the Port City. Artistic trends present in the work of some modern architects have shaped and influenced the work method and the architect José Carlos Loureiro, having made the architect to look into new models for City Park, Housing / Equipment in height, and new forms of dwell. The relative freedom of the architects in Porto, demonstrated by a relative aperture of the School of Fine Arts in Porto to the new modern forms, have given rise to new professionals with the necessary force in the creation of a founder movement for the dissemination of modern ideals, The Second Generation of Modern Architects, leaving marks on the First Portuguese Congress of Architecture in 1948. Consequently, the new modern architects formed in this period, some belonging to ODAM group presented new urban solutions, relating the new modern forms with local conditions, giving rise to projects like Parnaso or Luso building, the architect José Carlos Loureiro.2018-11-13T19:09:28Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/9124TID:201364654pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessValente, José Manuel Portugal Coutoreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:07:40Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/9124Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:14:58.979324Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Propostas do arquiteto José Loureiro para a mudança do perfil da cidade do Porto na década de 50 e 60
title Propostas do arquiteto José Loureiro para a mudança do perfil da cidade do Porto na década de 50 e 60
spellingShingle Propostas do arquiteto José Loureiro para a mudança do perfil da cidade do Porto na década de 50 e 60
Valente, José Manuel Portugal Couto
MESTRADO EM ARQUITETURA
ARQUITETURA
ARQUITETOS
HISTÓRIA DA ARQUITETURA
ARCHITECTURE
ARCHITECTS
HISTORY OF ARCHITECTURE
title_short Propostas do arquiteto José Loureiro para a mudança do perfil da cidade do Porto na década de 50 e 60
title_full Propostas do arquiteto José Loureiro para a mudança do perfil da cidade do Porto na década de 50 e 60
title_fullStr Propostas do arquiteto José Loureiro para a mudança do perfil da cidade do Porto na década de 50 e 60
title_full_unstemmed Propostas do arquiteto José Loureiro para a mudança do perfil da cidade do Porto na década de 50 e 60
title_sort Propostas do arquiteto José Loureiro para a mudança do perfil da cidade do Porto na década de 50 e 60
author Valente, José Manuel Portugal Couto
author_facet Valente, José Manuel Portugal Couto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Valente, José Manuel Portugal Couto
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM ARQUITETURA
ARQUITETURA
ARQUITETOS
HISTÓRIA DA ARQUITETURA
ARCHITECTURE
ARCHITECTS
HISTORY OF ARCHITECTURE
topic MESTRADO EM ARQUITETURA
ARQUITETURA
ARQUITETOS
HISTÓRIA DA ARQUITETURA
ARCHITECTURE
ARCHITECTS
HISTORY OF ARCHITECTURE
description Esta dissertação pretende analisar a importância dos fundamentos modernos, na formação do Arquiteto José Carlos Loureiro e da consequente utilização dessas influências nas suas primeiras obras. Não podemos realizar uma correta analise dessas obras, sem avaliar ainda de que de forma limitada, os fundamentos modernos internacionais e as condicionantes Portuguesas, especialmente a situação da Escola do Porto, local de formação do Arquiteto e docência. Os avanços tecnológicos do início do século XX permitem o surgimento do fenómeno moderno na arquitetura e nas artes, sustentado pelo crescimento das cidades e pela consequente necessidade de habitações e equipamentos. Este crescimento origina problemas de espaço e organização urbana. Em função dos novos desafios os arquitetos organizam-se, de forma a acompanhar o processo evolutivo das cidades, com o recurso às novas técnicas construtivas disponíveis. Faltava no entanto uma fórmula que permitisse resolver os problemas das cidades do fim do séc. XIX. Para isso os arquitetos formaram o movimento denominado CIAM «Os Congressos Internacionais de Arquitetura Moderna», com o objetivo de criação de regras e princípios, em resultado do debate de ideias e na experimentação, que permitissem solucionar os problemas das cidades. Este debate terá dado origem á Carta de Atenas, que servirá durante alguns anos como regulamento geral para a arquitetura e urbanismo das cidades modernas. É nesse panorama que surgem nomes como Le Corbusier, Mies Van der Rohe ou Alvar Aalto, Frank Lloyd Wright que em diferentes tempos e países, criarão diferentes interpretações formais do Moderno, influenciando várias gerações de arquitetos em vários países. Em Portugal, por questões de isolamento, a influência terá um maior impacto nos anos 50 do século XX. Com a mudança de paradigma na forma de projetar a Cidade, que do modelo mecanicista passa ao modelo aberto, com um enquadramento local de vertente natural ou vernacular, terá um destaque nas intervenções urbanas, principalmente na Cidade do Porto. De facto as tendências artísticas presentes no trabalho de alguns arquitetos modernos moldaram e influenciaram a obra e método do arquiteto José Carlos Loureiro, tendo feito o arquiteto se debruçar sobre os novos modelos para as Cidades Parque, Habitação/Equipamento em Altura, e as novas Formas de Habitar. A liberdade relativa dos arquitetos no Porto, demostrada por uma relativa abertura da Escola de Belas Artes do Porto às novas experimentações formais modernas, terão dado origem a novos profissionais, com a força necessária para a criação de um movimento fundador de divulgação dos ideais modernos, a Segunda Geração de Arquitetos Modernos, tendo esta geração deixado marcas no 1.º Congresso de Arquitetura Portuguesa em 1948. Por consequência, os novos arquitetos modernos formados neste período, alguns pertencentes ao grupo ODAM, apresentaram novas soluções urbanas, relacionando as novas formas modernas com as condições locais, dando origem a projetos como o Edifício Parnaso ou o Conjunto Luso, do Arquiteto José Carlos Loureiro.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2013
2018-11-13T19:09:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/9124
TID:201364654
url http://hdl.handle.net/10437/9124
identifier_str_mv TID:201364654
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131247272787968