As universidades públicas portuguesas e a capacitação na área da educação em ciências no âmbito da cooperação internacional para o desenvolvimento: do mapeamento à problematização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva-Lopes, Betina
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/31861
Resumo: Neste artigo identifica-se e problematiza-se o contributo que as universidades públicas portuguesas (UPP) têm dado no domínio da capacitação, na área das Ciências, na qualidade de agentes de cooperação para o desenvolvimento, nomeadamente através de protocolos estabelecidos com os seis países de Língua Portuguesa da região de África, Caraíbas e Pacífico (ACP). Metodologicamente a investigação identifica-se como estudo misto sequencial. A primeira fase do estudo consistiu no levantamento de 189 protocolos (2000-2015) e respetiva categorização, a partir da análise da informação disponível nas páginas oficiais das UPP. Na segunda fase da investigação, assente na metodologia de estudo de caso, identificam-se e discutem-se as principais fragilidades e ameaças referidas por um conjunto de 17 profissionais universitários de uma UPP no âmbito de dois protocolos de cooperação (cluster). Os testemunhos foram recolhidos através de inquérito por entrevista individual semiestruturada. Os resultados apontam, por um lado, para um papel de relevo das UPP no domínio da Educação em Ciências, em particular na formação de professores. Por outro, é consolidada a perceção da importância de investir em estratégias de formação na área da cooperação internacional para o desenvolvimento (CID) dirigida a profissionais universitários e, ainda, em estratégias de disseminação do trabalho desenvolvido, no sentido de potenciar a qualidade e o impacto de protocolos futuros.
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spelling As universidades públicas portuguesas e a capacitação na área da educação em ciências no âmbito da cooperação internacional para o desenvolvimento: do mapeamento à problematizaçãoCapacitação em CiênciasCaraíbas e Pacífico (ACP)Cooperação portuguesa para o desenvolvimentoPaíses de Língua PortuguesaRegião de ÁfricaUniversidades públicasNeste artigo identifica-se e problematiza-se o contributo que as universidades públicas portuguesas (UPP) têm dado no domínio da capacitação, na área das Ciências, na qualidade de agentes de cooperação para o desenvolvimento, nomeadamente através de protocolos estabelecidos com os seis países de Língua Portuguesa da região de África, Caraíbas e Pacífico (ACP). Metodologicamente a investigação identifica-se como estudo misto sequencial. A primeira fase do estudo consistiu no levantamento de 189 protocolos (2000-2015) e respetiva categorização, a partir da análise da informação disponível nas páginas oficiais das UPP. Na segunda fase da investigação, assente na metodologia de estudo de caso, identificam-se e discutem-se as principais fragilidades e ameaças referidas por um conjunto de 17 profissionais universitários de uma UPP no âmbito de dois protocolos de cooperação (cluster). Os testemunhos foram recolhidos através de inquérito por entrevista individual semiestruturada. Os resultados apontam, por um lado, para um papel de relevo das UPP no domínio da Educação em Ciências, em particular na formação de professores. Por outro, é consolidada a perceção da importância de investir em estratégias de formação na área da cooperação internacional para o desenvolvimento (CID) dirigida a profissionais universitários e, ainda, em estratégias de disseminação do trabalho desenvolvido, no sentido de potenciar a qualidade e o impacto de protocolos futuros.This article identifies and questions the contribution that Portuguese public universities (PPU) have made in Sciences and Science Education, as agents of development cooperation, namely through protocols established with institutions from the six Portuguese-speaking countries in the Africa, Caribbean and Pacific (ACP) region. Methodologically the investigation is identified as a mixed sequential study. The first phase of the study consisted in a survey of 189 protocols (2000-2015) and respective categorization, based on the analysis of the information available on the official webpages of the PPU. In the second phase of the investigation, based on a case study methodology, the main weaknesses and threats mentioned by a group of 17 university professionals from one PPU are identified and discussed. The testimonies, associated to two cooperation protocols (cluster), were collected through semi-structured individual interviews. Results point to a prominent role of PPU in the field of Science Education, particularly in teacher training considering the six Portuguese speaking countries of the ACP region. Furthermore, the importance of investing in academic staff training strategies, in the area of international cooperation for development (CID), emerged. Finally, in order to enhance quality and impact of future protocols it is also important to invest in broader dissemination strategies of the work that has been developed so far.Cet article identifie et questionne la contribution des universités publiques portugaises (UPP) au niveau de la formation, dans le domaine des sciences, en tant qu’agents de la coopération au développement, notamment au travers des protocoles établis avec les six pays lusophones de la région Afrique, Caraïbes et Pacifique (ACP). Du point de vue méthodologique, l’enquête est identifiée comme une étude séquentielle mixte. La première phase de l’étude s’appuie sur la collecte de données provenant des 189 protocoles (2000-2015) et leur catégorisation respective, sur la base de l’analyse des informations disponibles sur les pages officielles des UPP. Dans la deuxième phase de l’enquête, sur la base de la méthodologie des études de cas, les principales faiblesses et menaces mentionnées par un groupe de 17 professionnels universitaires d’une UPP sont identifiées et discutées dans le cadre de deux protocoles de coopération (cluster). Les témoignages ont été recueillis lors d’un entretien individuel semi-structuré. Les résultats indiquent, d’une part, un rôle de premier plan de l’UPP dans le domaine de l’enseignement des sciences, en particulier dans la formation des enseignants. D’autre part, la perception de l’importance d’investir dans des stratégies de formation dans le domaine de la coopération internationale pour le développement (CID) à destination des professionnels universitaires est consolidée, ainsi que des stratégies de diffusion des travaux développés, afin d’améliorer la qualité et l’impact de futurs protocoles.Este artículo identifica y cuestiona la contribución que las universidades públicas portuguesas (UPP) han hecho en el campo de la capacitación, en el área de las Ciencias, como agentes de cooperación para el desarrollo, a través de protocolos establecidos con seis países de habla portuguesa en la región de África, Caribe y Pacífico (ACP). Metodológicamente, la investigación se identifica como un estudio secuencial mixto. La primera fase del estudio consistió en la recolección de 189 protocolos (2000-2015) y su respectiva categorización, basada en el análisis de la información disponible en las páginas oficiales de las UPP. En la segunda fase de la investigación, basada en la metodología del estudio de caso, las principales debilidades y amenazas mencionadas por un grupo de 17 profesionales universitarios de una UPP se identifican y discuten en el ámbito de dos protocolos de cooperación (cluster). Los testimonios fueron recopilados a través de una encuesta por entrevista individual semiestructurada. Los resultados apuntan, por un lado, a un papel destacado de la UPP en el campo de la Educación en Ciencias, particularmente en la formación de docentes. Por otro lado, se consolida la percepción de la importancia de invertir en estrategias de capacitación en el área de la cooperación internacional para el desarrollo (CID) dirigida a profesionales universitarios, así como estrategias para la difusión del trabajo desarrollado, con el fin de mejorar la calidad bien como el impacto de futuros protocolos.Edições Universitárias Lusófonas2021-08-25T15:35:18Z2020-04-01T00:00:00Z2020-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/31861por10.24140/issn.1645-7250.rle47.09Silva-Lopes, Betinainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:01:43Zoai:ria.ua.pt:10773/31861Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:03:46.597487Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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