As universidades públicas portuguesas e a capacitação na área da Educação em Ciências no âmbito da cooperação internacional para o desenvolvimento : do mapeamento à problematização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Betina Silva
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/10284
Resumo: Neste artigo identifica-se e problematiza-se o contributo que as universidades públicas portuguesas (UPP) têm dado no domínio da capacitação, na área das Ciências, na qualidade de agentes de cooperação para o desenvolvimento, nomeadamente através de protocolos estabelecidos com os seis países de Língua Portuguesa da região de África, Caraíbas e Pacífico (ACP). Metodologicamente a investigação identifica-se como estudo misto sequencial. A primeira fase do estudo consistiu no levantamento de 189 protocolos (2000-2015) e respetiva categorização, a partir da análise da informação disponível nas páginas oficiais das UPP. Na segunda fase da investigação, assente na metodologia de estudo de caso, identificam-se e discutem-se as principais fragilidades e ameaças referidas por um conjunto de 17 profissionais universitários de uma UPP no âmbito de dois protocolos de cooperação (cluster). Os testemunhos foram recolhidos através de inquérito por entrevista individual semiestruturada. Os resultados apontam, por um lado, para um papel de relevo das UPP no domínio da Educação em Ciências, em particular na formação de professores. Por outro, é consolidada a perceção da importância de investir em estratégias de formação na área da cooperação internacional para o desenvolvimento (CID) dirigida a profissionais universitários e, ainda, em estratégias de disseminação do trabalho desenvolvido, no sentido de potenciar a qualidade e o impacto de protocolos futuros. Palavras-chave: cooperação portuguesa para o desenvolvimento; países de Língua Portuguesa; região de África, Caraíbas e Pacífico (ACP); capacitação em Ciências; universidades públicas.
id RCAP_f7e01fa62cd5dcb01ab81182616af123
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/10284
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As universidades públicas portuguesas e a capacitação na área da Educação em Ciências no âmbito da cooperação internacional para o desenvolvimento : do mapeamento à problematizaçãoEDUCAÇÃOUNIVERSIDADES PÚBLICASUNIVERSIDADES PORTUGUESASCOOPERAÇÃO INTERNACIONALINTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOREDUCATIONPUBLIC UNIVERSITIESPORTUGUESE UNIVERSITIESINTERNATIONAL COOPERATIONHIGHER EDUCATION INTERNATIONALISATIONNeste artigo identifica-se e problematiza-se o contributo que as universidades públicas portuguesas (UPP) têm dado no domínio da capacitação, na área das Ciências, na qualidade de agentes de cooperação para o desenvolvimento, nomeadamente através de protocolos estabelecidos com os seis países de Língua Portuguesa da região de África, Caraíbas e Pacífico (ACP). Metodologicamente a investigação identifica-se como estudo misto sequencial. A primeira fase do estudo consistiu no levantamento de 189 protocolos (2000-2015) e respetiva categorização, a partir da análise da informação disponível nas páginas oficiais das UPP. Na segunda fase da investigação, assente na metodologia de estudo de caso, identificam-se e discutem-se as principais fragilidades e ameaças referidas por um conjunto de 17 profissionais universitários de uma UPP no âmbito de dois protocolos de cooperação (cluster). Os testemunhos foram recolhidos através de inquérito por entrevista individual semiestruturada. Os resultados apontam, por um lado, para um papel de relevo das UPP no domínio da Educação em Ciências, em particular na formação de professores. Por outro, é consolidada a perceção da importância de investir em estratégias de formação na área da cooperação internacional para o desenvolvimento (CID) dirigida a profissionais universitários e, ainda, em estratégias de disseminação do trabalho desenvolvido, no sentido de potenciar a qualidade e o impacto de protocolos futuros. Palavras-chave: cooperação portuguesa para o desenvolvimento; países de Língua Portuguesa; região de África, Caraíbas e Pacífico (ACP); capacitação em Ciências; universidades públicas.This article identifies and questions the contribution that Portuguese public universities (PPU) have made in Sciences and Science Education, as agents of development cooperation, namely through protocols established with institutions from the six Portuguese-speaking countries in the Africa, Caribbean and Pacific (ACP) region. Methodologically the investigation is identified as a mixed sequential study. The first phase of the study consisted in a survey of 189 protocols (2000-2015) and respective categorization, based on the analysis of the information available on the official webpages of the PPU. In the second phase of the investigation, based on a case study methodology, the main weaknesses and threats mentioned by a group of 17 university professionals from one PPU are identified and discussed. The testimonies, associated to two cooperation protocols (cluster), were collected through semi-structured individual interviews. Results point to a prominent role of PPU in the field of Science Education, particularly in teacher training considering the six Portuguese speaking countries of the ACP region. Furthermore, the importance of investing in academic staff training strategies, in the area of international cooperation for development (CID), emerged. Finally, in order to enhance quality and impact of future protocols it is also important to invest in broader dissemination strategies of the work that has been developed so far. Keywords: Portuguese cooperation for development; Portuguese-speaking countries; Africa, Caribbean and Pacific (ACP) region; Sciences and Science Education; public universities.Edições Universitárias Lusófonas2020-07-02T15:03:38Z2020-01-01T00:00:00Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/10284por1646-401XLopes, Betina Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-08T01:32:16Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/10284Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:13:37.371380Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As universidades públicas portuguesas e a capacitação na área da Educação em Ciências no âmbito da cooperação internacional para o desenvolvimento : do mapeamento à problematização
title As universidades públicas portuguesas e a capacitação na área da Educação em Ciências no âmbito da cooperação internacional para o desenvolvimento : do mapeamento à problematização
spellingShingle As universidades públicas portuguesas e a capacitação na área da Educação em Ciências no âmbito da cooperação internacional para o desenvolvimento : do mapeamento à problematização
Lopes, Betina Silva
EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADES PÚBLICAS
UNIVERSIDADES PORTUGUESAS
COOPERAÇÃO INTERNACIONAL
INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR
EDUCATION
PUBLIC UNIVERSITIES
PORTUGUESE UNIVERSITIES
INTERNATIONAL COOPERATION
HIGHER EDUCATION INTERNATIONALISATION
title_short As universidades públicas portuguesas e a capacitação na área da Educação em Ciências no âmbito da cooperação internacional para o desenvolvimento : do mapeamento à problematização
title_full As universidades públicas portuguesas e a capacitação na área da Educação em Ciências no âmbito da cooperação internacional para o desenvolvimento : do mapeamento à problematização
title_fullStr As universidades públicas portuguesas e a capacitação na área da Educação em Ciências no âmbito da cooperação internacional para o desenvolvimento : do mapeamento à problematização
title_full_unstemmed As universidades públicas portuguesas e a capacitação na área da Educação em Ciências no âmbito da cooperação internacional para o desenvolvimento : do mapeamento à problematização
title_sort As universidades públicas portuguesas e a capacitação na área da Educação em Ciências no âmbito da cooperação internacional para o desenvolvimento : do mapeamento à problematização
author Lopes, Betina Silva
author_facet Lopes, Betina Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Betina Silva
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADES PÚBLICAS
UNIVERSIDADES PORTUGUESAS
COOPERAÇÃO INTERNACIONAL
INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR
EDUCATION
PUBLIC UNIVERSITIES
PORTUGUESE UNIVERSITIES
INTERNATIONAL COOPERATION
HIGHER EDUCATION INTERNATIONALISATION
topic EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADES PÚBLICAS
UNIVERSIDADES PORTUGUESAS
COOPERAÇÃO INTERNACIONAL
INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR
EDUCATION
PUBLIC UNIVERSITIES
PORTUGUESE UNIVERSITIES
INTERNATIONAL COOPERATION
HIGHER EDUCATION INTERNATIONALISATION
description Neste artigo identifica-se e problematiza-se o contributo que as universidades públicas portuguesas (UPP) têm dado no domínio da capacitação, na área das Ciências, na qualidade de agentes de cooperação para o desenvolvimento, nomeadamente através de protocolos estabelecidos com os seis países de Língua Portuguesa da região de África, Caraíbas e Pacífico (ACP). Metodologicamente a investigação identifica-se como estudo misto sequencial. A primeira fase do estudo consistiu no levantamento de 189 protocolos (2000-2015) e respetiva categorização, a partir da análise da informação disponível nas páginas oficiais das UPP. Na segunda fase da investigação, assente na metodologia de estudo de caso, identificam-se e discutem-se as principais fragilidades e ameaças referidas por um conjunto de 17 profissionais universitários de uma UPP no âmbito de dois protocolos de cooperação (cluster). Os testemunhos foram recolhidos através de inquérito por entrevista individual semiestruturada. Os resultados apontam, por um lado, para um papel de relevo das UPP no domínio da Educação em Ciências, em particular na formação de professores. Por outro, é consolidada a perceção da importância de investir em estratégias de formação na área da cooperação internacional para o desenvolvimento (CID) dirigida a profissionais universitários e, ainda, em estratégias de disseminação do trabalho desenvolvido, no sentido de potenciar a qualidade e o impacto de protocolos futuros. Palavras-chave: cooperação portuguesa para o desenvolvimento; países de Língua Portuguesa; região de África, Caraíbas e Pacífico (ACP); capacitação em Ciências; universidades públicas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-02T15:03:38Z
2020-01-01T00:00:00Z
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/10284
url http://hdl.handle.net/10437/10284
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-401X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131233244938240