Entre a atenção individualizada e a gestão de um grupo de crianças em contextos de Creche e jardim de infância – estratégias de Intervenção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Sara Raquel Rodrigues Leal De
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/3992
Resumo: Relatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-Escolar
id RCAP_abd91564beccdad70f4fc7b55ad3b3f5
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/3992
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Entre a atenção individualizada e a gestão de um grupo de crianças em contextos de Creche e jardim de infância – estratégias de IntervençãoEducação pré-escolarIndisciplinaConflitoAutorregulaçãoComportamentos disruptivosPre-school educationIndisciplineConflictSelf-regulationDisruptive behaviorsRelatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-EscolarEnquadrado no Mestrado de Educação Pré-Escolar, este relatório, intitulado por “Entre a atenção individualizada e a gestão de um grupo de crianças em contextos de creche e Jardim de Infância – Estratégias de Intervenção”, resultou da Prática Profissional Supervisionado, realizada nos contextos de Creche e Jardim de Infância. Em contexto de Creche, a prática pedagógica decorreu numa Instituição Particular de Solidariedade Social, ao longo do mês de janeiro, e foi realizada com um grupo constituído por 16 crianças, com idades compreendidas entre os 24 e os 36 meses. Em contexto de Jardim de Infância, decorreu numa instituição pública, com a duração de três meses, e foi realizada com um grupo constituído por 25 crianças, com idades compreendidas entre os 4 e os 6 anos. O presente relatório contempla uma análise fundamentada e uma avaliação reflexiva da ação pedagógica desenvolvida e a investigação e aprofundamento daquela que foi a problemática mais significativa da Prática Profissional Supervisionada. A dificuldade sentida na gestão do grupo, em contexto de JI, perante situações de indisciplina e conflito foram a génese do tema de aprofundamento deste relatório. A abordagem a este tema é realizada através da construção de um quadro conceptual que partiu dos conceitos de disciplina, indisciplina, conflito e autorregulação, com o objetivo de encontrar e verificar os impactos de estratégias que auxiliassem a regulação de um grupo de crianças, em geral, e de uma criança, em particular. De um modo geral, os resultados desta investigação foram positivos, pois foi encontrado um conjunto de estratégias, adequadas a este contexto, que auxiliou na regulação do grupo, diminuindo as situações de indisciplina e conflito. Deste modo, as dificuldades sentidas ao nível da gestão diminuíram significativamente.Abstract As part of the Master’s Degree in Preschool Education, this report, titled as "Among the individualized attention and the children’s group management in Infant Daycare and kindergarten contexts - Intervention Strategies", resulted from the Supervised Professional Practice, held in Infant Daycare and Kindergarten contexts. In the Infant Daycare context, the pedagogical practice held in one Private Institution of Social Solidarity, during the month of January, and it was performed with a group of 16 children, aged 24 and 36 months. In context of Kindergarten, held in one public institution, lasting three months, and it was performed with a group of 25 children, aged 4 and 6 years. This report includes a reasoned analysis and a reflexive assessment of the developed pedagogical action and the investigation and deepening of the most significant problematic of the Supervised Professional Practice. The difficulty experienced in the group management, in conflict and indiscipline situations was the genesis of the deepening theme of this report. The approach to this theme is performed by building a conceptual framework that emerged to the concepts of discipline, indiscipline, conflict and self-regulation, in order to find and verify the strategies impacts that could help in a children’s group regulation, in general, and of a child, in particular. In general, the investigation results were positive, it was found a set of strategies, appropriate to the context, that assisted in group regulation, decreasing indiscipline and conflict situations. Therefore, the difficulties experienced at management level reduced significantly.Gomes, ElisabeteRCIPLSousa, Sara Raquel Rodrigues Leal De2014-12-03T16:00:29Z2014-072014-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/3992TID:201349540porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:45:24Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/3992Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:13:30.572073Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Entre a atenção individualizada e a gestão de um grupo de crianças em contextos de Creche e jardim de infância – estratégias de Intervenção
title Entre a atenção individualizada e a gestão de um grupo de crianças em contextos de Creche e jardim de infância – estratégias de Intervenção
spellingShingle Entre a atenção individualizada e a gestão de um grupo de crianças em contextos de Creche e jardim de infância – estratégias de Intervenção
Sousa, Sara Raquel Rodrigues Leal De
Educação pré-escolar
Indisciplina
Conflito
Autorregulação
Comportamentos disruptivos
Pre-school education
Indiscipline
Conflict
Self-regulation
Disruptive behaviors
title_short Entre a atenção individualizada e a gestão de um grupo de crianças em contextos de Creche e jardim de infância – estratégias de Intervenção
title_full Entre a atenção individualizada e a gestão de um grupo de crianças em contextos de Creche e jardim de infância – estratégias de Intervenção
title_fullStr Entre a atenção individualizada e a gestão de um grupo de crianças em contextos de Creche e jardim de infância – estratégias de Intervenção
title_full_unstemmed Entre a atenção individualizada e a gestão de um grupo de crianças em contextos de Creche e jardim de infância – estratégias de Intervenção
title_sort Entre a atenção individualizada e a gestão de um grupo de crianças em contextos de Creche e jardim de infância – estratégias de Intervenção
author Sousa, Sara Raquel Rodrigues Leal De
author_facet Sousa, Sara Raquel Rodrigues Leal De
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gomes, Elisabete
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Sara Raquel Rodrigues Leal De
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Indisciplina
Conflito
Autorregulação
Comportamentos disruptivos
Pre-school education
Indiscipline
Conflict
Self-regulation
Disruptive behaviors
topic Educação pré-escolar
Indisciplina
Conflito
Autorregulação
Comportamentos disruptivos
Pre-school education
Indiscipline
Conflict
Self-regulation
Disruptive behaviors
description Relatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-Escolar
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-03T16:00:29Z
2014-07
2014-07-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/3992
TID:201349540
url http://hdl.handle.net/10400.21/3992
identifier_str_mv TID:201349540
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133391974563840