Incumpridores versus indisciplinados no 1º ciclo do ensino básico (estudo de caso de dois alunos duma escola urbana portuguesa)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/2743 |
Resumo: | Objetivo deste estudo (metodologia qualitativa), na modalidade estudo caso de 2 alunos 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, duma escola pública portuguesa, foi o de analisar a indisciplina e/ou incumprimento das normas disciplinares que, cada vez mais, se reflete no rendimento escolar e que constitui uma preocupação para professores. Tendo em conta as teorias fundamentadas da indisciplina versus disciplina escolar indagamos as causas e os motivos que levam essas crianças a cometerem atos indisciplinares ou de incumprimento das normas, na sala de aula. As técnicas de recolha de dados utilizadas foram: inventário de tipos de atos a 9 professores; observação (documental, natural, participante); entrevistas a 2 professores e aos pais dos alunos em estudo; notas de campo; triangulação dos dados. Aplicámos um programa de intervenção aos 2 alunos para atenuar ou suprimir essas tendências e melhorar o seu rendimento. Sugerimos estratégias psicoeducativa aos professores para gerir e controlar a disciplina. |
id |
RCAP_fb9f1a942a27916d19d4e1fcffd3dcba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/2743 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Incumpridores versus indisciplinados no 1º ciclo do ensino básico (estudo de caso de dois alunos duma escola urbana portuguesa)Delay versus undisciplined in the first cycle of basic education (case study of two students in an urban school portuguese)Comportamentos disruptivosIndisciplina escolarEnsino BásicoIntervenção pedagógicaEstratégia psicoeducativaDisruptive behaviorsSchool indisciplineBasic EducationPedagogical interventionPsicoeducativa strategyObjetivo deste estudo (metodologia qualitativa), na modalidade estudo caso de 2 alunos 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, duma escola pública portuguesa, foi o de analisar a indisciplina e/ou incumprimento das normas disciplinares que, cada vez mais, se reflete no rendimento escolar e que constitui uma preocupação para professores. Tendo em conta as teorias fundamentadas da indisciplina versus disciplina escolar indagamos as causas e os motivos que levam essas crianças a cometerem atos indisciplinares ou de incumprimento das normas, na sala de aula. As técnicas de recolha de dados utilizadas foram: inventário de tipos de atos a 9 professores; observação (documental, natural, participante); entrevistas a 2 professores e aos pais dos alunos em estudo; notas de campo; triangulação dos dados. Aplicámos um programa de intervenção aos 2 alunos para atenuar ou suprimir essas tendências e melhorar o seu rendimento. Sugerimos estratégias psicoeducativa aos professores para gerir e controlar a disciplina.Abstract - Aim of this study (qualitative methodology), 2 case study mode students ' 3rd year of the first Cycle of basic education, a Portuguese public school, was to analyze the indiscipline and/or breach of disciplinary rules that, increasingly, is reflected in academic achievement and that is a concern for teachers. Taking into account the well-founded theories of indiscipline versus school discipline, we discussed the causes and reasons that lead these children to commit indiscipline acts or of failure to comply with the standards in the classroom. Data collection techniques used were: inventory of types of acts the 9 teachers; Note (desk, natural, end); interviews with 2 teachers and parents of students in study; field notes; Triangulation of the data. We applied a intervention program to 2 students to mitigate or eliminate these trends and improve your income. We suggest psicoeducativa strategies for teachers to manage and control the discipline.Universidade Estadual de Mato Grosso do SulRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoMartins, Ernesto Candeias2015-03-17T10:37:56Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/2743porMARTINS, Ernesto (2014) - Incumpridores versus indisciplinados no 1º ciclo do ensino básico (estudo de caso de dois alunos duma escola urbana portuguesa). Interfaces da educação. ISSN 2177-7691. Vol. 5, nº 15, p. 165-187.2177-7691info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:40:50Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/2743Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:33:59.512719Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Incumpridores versus indisciplinados no 1º ciclo do ensino básico (estudo de caso de dois alunos duma escola urbana portuguesa) Delay versus undisciplined in the first cycle of basic education (case study of two students in an urban school portuguese) |
title |
Incumpridores versus indisciplinados no 1º ciclo do ensino básico (estudo de caso de dois alunos duma escola urbana portuguesa) |
spellingShingle |
Incumpridores versus indisciplinados no 1º ciclo do ensino básico (estudo de caso de dois alunos duma escola urbana portuguesa) Martins, Ernesto Candeias Comportamentos disruptivos Indisciplina escolar Ensino Básico Intervenção pedagógica Estratégia psicoeducativa Disruptive behaviors School indiscipline Basic Education Pedagogical intervention Psicoeducativa strategy |
title_short |
Incumpridores versus indisciplinados no 1º ciclo do ensino básico (estudo de caso de dois alunos duma escola urbana portuguesa) |
title_full |
Incumpridores versus indisciplinados no 1º ciclo do ensino básico (estudo de caso de dois alunos duma escola urbana portuguesa) |
title_fullStr |
Incumpridores versus indisciplinados no 1º ciclo do ensino básico (estudo de caso de dois alunos duma escola urbana portuguesa) |
title_full_unstemmed |
Incumpridores versus indisciplinados no 1º ciclo do ensino básico (estudo de caso de dois alunos duma escola urbana portuguesa) |
title_sort |
Incumpridores versus indisciplinados no 1º ciclo do ensino básico (estudo de caso de dois alunos duma escola urbana portuguesa) |
author |
Martins, Ernesto Candeias |
author_facet |
Martins, Ernesto Candeias |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Ernesto Candeias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comportamentos disruptivos Indisciplina escolar Ensino Básico Intervenção pedagógica Estratégia psicoeducativa Disruptive behaviors School indiscipline Basic Education Pedagogical intervention Psicoeducativa strategy |
topic |
Comportamentos disruptivos Indisciplina escolar Ensino Básico Intervenção pedagógica Estratégia psicoeducativa Disruptive behaviors School indiscipline Basic Education Pedagogical intervention Psicoeducativa strategy |
description |
Objetivo deste estudo (metodologia qualitativa), na modalidade estudo caso de 2 alunos 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, duma escola pública portuguesa, foi o de analisar a indisciplina e/ou incumprimento das normas disciplinares que, cada vez mais, se reflete no rendimento escolar e que constitui uma preocupação para professores. Tendo em conta as teorias fundamentadas da indisciplina versus disciplina escolar indagamos as causas e os motivos que levam essas crianças a cometerem atos indisciplinares ou de incumprimento das normas, na sala de aula. As técnicas de recolha de dados utilizadas foram: inventário de tipos de atos a 9 professores; observação (documental, natural, participante); entrevistas a 2 professores e aos pais dos alunos em estudo; notas de campo; triangulação dos dados. Aplicámos um programa de intervenção aos 2 alunos para atenuar ou suprimir essas tendências e melhorar o seu rendimento. Sugerimos estratégias psicoeducativa aos professores para gerir e controlar a disciplina. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2014-01-01T00:00:00Z 2015-03-17T10:37:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.11/2743 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.11/2743 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
MARTINS, Ernesto (2014) - Incumpridores versus indisciplinados no 1º ciclo do ensino básico (estudo de caso de dois alunos duma escola urbana portuguesa). Interfaces da educação. ISSN 2177-7691. Vol. 5, nº 15, p. 165-187. 2177-7691 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130800637083648 |