Incumpridores versus indisciplinados no 1º ciclo do ensino básico (estudo de caso de dois alunos duma escola urbana portuguesa)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Ernesto Candeias
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/2743
Resumo: Objetivo deste estudo (metodologia qualitativa), na modalidade estudo caso de 2 alunos 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, duma escola pública portuguesa, foi o de analisar a indisciplina e/ou incumprimento das normas disciplinares que, cada vez mais, se reflete no rendimento escolar e que constitui uma preocupação para professores. Tendo em conta as teorias fundamentadas da indisciplina versus disciplina escolar indagamos as causas e os motivos que levam essas crianças a cometerem atos indisciplinares ou de incumprimento das normas, na sala de aula. As técnicas de recolha de dados utilizadas foram: inventário de tipos de atos a 9 professores; observação (documental, natural, participante); entrevistas a 2 professores e aos pais dos alunos em estudo; notas de campo; triangulação dos dados. Aplicámos um programa de intervenção aos 2 alunos para atenuar ou suprimir essas tendências e melhorar o seu rendimento. Sugerimos estratégias psicoeducativa aos professores para gerir e controlar a disciplina.
id RCAP_fb9f1a942a27916d19d4e1fcffd3dcba
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/2743
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Incumpridores versus indisciplinados no 1º ciclo do ensino básico (estudo de caso de dois alunos duma escola urbana portuguesa)Delay versus undisciplined in the first cycle of basic education (case study of two students in an urban school portuguese)Comportamentos disruptivosIndisciplina escolarEnsino BásicoIntervenção pedagógicaEstratégia psicoeducativaDisruptive behaviorsSchool indisciplineBasic EducationPedagogical interventionPsicoeducativa strategyObjetivo deste estudo (metodologia qualitativa), na modalidade estudo caso de 2 alunos 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, duma escola pública portuguesa, foi o de analisar a indisciplina e/ou incumprimento das normas disciplinares que, cada vez mais, se reflete no rendimento escolar e que constitui uma preocupação para professores. Tendo em conta as teorias fundamentadas da indisciplina versus disciplina escolar indagamos as causas e os motivos que levam essas crianças a cometerem atos indisciplinares ou de incumprimento das normas, na sala de aula. As técnicas de recolha de dados utilizadas foram: inventário de tipos de atos a 9 professores; observação (documental, natural, participante); entrevistas a 2 professores e aos pais dos alunos em estudo; notas de campo; triangulação dos dados. Aplicámos um programa de intervenção aos 2 alunos para atenuar ou suprimir essas tendências e melhorar o seu rendimento. Sugerimos estratégias psicoeducativa aos professores para gerir e controlar a disciplina.Abstract - Aim of this study (qualitative methodology), 2 case study mode students ' 3rd year of the first Cycle of basic education, a Portuguese public school, was to analyze the indiscipline and/or breach of disciplinary rules that, increasingly, is reflected in academic achievement and that is a concern for teachers. Taking into account the well-founded theories of indiscipline versus school discipline, we discussed the causes and reasons that lead these children to commit indiscipline acts or of failure to comply with the standards in the classroom. Data collection techniques used were: inventory of types of acts the 9 teachers; Note (desk, natural, end); interviews with 2 teachers and parents of students in study; field notes; Triangulation of the data. We applied a intervention program to 2 students to mitigate or eliminate these trends and improve your income. We suggest psicoeducativa strategies for teachers to manage and control the discipline.Universidade Estadual de Mato Grosso do SulRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoMartins, Ernesto Candeias2015-03-17T10:37:56Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/2743porMARTINS, Ernesto (2014) - Incumpridores versus indisciplinados no 1º ciclo do ensino básico (estudo de caso de dois alunos duma escola urbana portuguesa). Interfaces da educação. ISSN 2177-7691. Vol. 5, nº 15, p. 165-187.2177-7691info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:40:50Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/2743Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:33:59.512719Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Incumpridores versus indisciplinados no 1º ciclo do ensino básico (estudo de caso de dois alunos duma escola urbana portuguesa)
Delay versus undisciplined in the first cycle of basic education (case study of two students in an urban school portuguese)
title Incumpridores versus indisciplinados no 1º ciclo do ensino básico (estudo de caso de dois alunos duma escola urbana portuguesa)
spellingShingle Incumpridores versus indisciplinados no 1º ciclo do ensino básico (estudo de caso de dois alunos duma escola urbana portuguesa)
Martins, Ernesto Candeias
Comportamentos disruptivos
Indisciplina escolar
Ensino Básico
Intervenção pedagógica
Estratégia psicoeducativa
Disruptive behaviors
School indiscipline
Basic Education
Pedagogical intervention
Psicoeducativa strategy
title_short Incumpridores versus indisciplinados no 1º ciclo do ensino básico (estudo de caso de dois alunos duma escola urbana portuguesa)
title_full Incumpridores versus indisciplinados no 1º ciclo do ensino básico (estudo de caso de dois alunos duma escola urbana portuguesa)
title_fullStr Incumpridores versus indisciplinados no 1º ciclo do ensino básico (estudo de caso de dois alunos duma escola urbana portuguesa)
title_full_unstemmed Incumpridores versus indisciplinados no 1º ciclo do ensino básico (estudo de caso de dois alunos duma escola urbana portuguesa)
title_sort Incumpridores versus indisciplinados no 1º ciclo do ensino básico (estudo de caso de dois alunos duma escola urbana portuguesa)
author Martins, Ernesto Candeias
author_facet Martins, Ernesto Candeias
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Ernesto Candeias
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamentos disruptivos
Indisciplina escolar
Ensino Básico
Intervenção pedagógica
Estratégia psicoeducativa
Disruptive behaviors
School indiscipline
Basic Education
Pedagogical intervention
Psicoeducativa strategy
topic Comportamentos disruptivos
Indisciplina escolar
Ensino Básico
Intervenção pedagógica
Estratégia psicoeducativa
Disruptive behaviors
School indiscipline
Basic Education
Pedagogical intervention
Psicoeducativa strategy
description Objetivo deste estudo (metodologia qualitativa), na modalidade estudo caso de 2 alunos 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, duma escola pública portuguesa, foi o de analisar a indisciplina e/ou incumprimento das normas disciplinares que, cada vez mais, se reflete no rendimento escolar e que constitui uma preocupação para professores. Tendo em conta as teorias fundamentadas da indisciplina versus disciplina escolar indagamos as causas e os motivos que levam essas crianças a cometerem atos indisciplinares ou de incumprimento das normas, na sala de aula. As técnicas de recolha de dados utilizadas foram: inventário de tipos de atos a 9 professores; observação (documental, natural, participante); entrevistas a 2 professores e aos pais dos alunos em estudo; notas de campo; triangulação dos dados. Aplicámos um programa de intervenção aos 2 alunos para atenuar ou suprimir essas tendências e melhorar o seu rendimento. Sugerimos estratégias psicoeducativa aos professores para gerir e controlar a disciplina.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
2015-03-17T10:37:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/2743
url http://hdl.handle.net/10400.11/2743
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv MARTINS, Ernesto (2014) - Incumpridores versus indisciplinados no 1º ciclo do ensino básico (estudo de caso de dois alunos duma escola urbana portuguesa). Interfaces da educação. ISSN 2177-7691. Vol. 5, nº 15, p. 165-187.
2177-7691
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130800637083648