Benefícios das Expressões Artísticas numa Criança do 1º Ciclo com Síndrome de Asperger
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/3030 |
Resumo: | A existência de crianças com Síndrome de Asperger – SA é um facto que não pode ser ignorado nem esquecido. Após várias análises, diversos autores compilaram e fizeram referência às principais caraterísticas desta síndrome, dando-nos preciosas indicações e informações. Ao longo deste estudo foi nossa preocupação procedermos à revisão da literatura para compreendermos em que consiste a Síndrome de Asperger, focando também a importância da linguagem artística da criança, da família e do professor / escola no desenvolvimento e crescimento pessoal, escolar e social da criança com SA, permitindo-lhe uma educação inclusiva e de qualidade. O desafio proposto consistiu na descoberta dos benefícios das expressões artísticas, especificamente das áreas de Expressão Plástica, Expressão Dramática e Expressão Físico-Motora, na promoção de aprendizagens numa criança do 1º Ciclo com SA e as conclusões obtidas permitiram verificar que existem variadas estratégias / atividades artísticas que permitem não só a verdadeira inclusão da criança com SA na sala de aula, como também a realização de aprendizagens significativas e a aquisição de competências necessárias à vida futura, proporcionando-lhe oportunidades de expressão. |
id |
RCAP_abdb0079f92153e833cf64b9bc6b2d9a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ulusofona.pt:10437/3030 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Benefícios das Expressões Artísticas numa Criança do 1º Ciclo com Síndrome de AspergerEDUCAÇÃOEDUCAÇÃO ESPECIALSÍNDROME DE ASPERGEREDUCAÇÃO INCLUSIVAMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTORARTEEDUCATIONSPECIAL EDUCATIONASPERGER SYNDROMEINCLUSIVE EDUCATIONARTA existência de crianças com Síndrome de Asperger – SA é um facto que não pode ser ignorado nem esquecido. Após várias análises, diversos autores compilaram e fizeram referência às principais caraterísticas desta síndrome, dando-nos preciosas indicações e informações. Ao longo deste estudo foi nossa preocupação procedermos à revisão da literatura para compreendermos em que consiste a Síndrome de Asperger, focando também a importância da linguagem artística da criança, da família e do professor / escola no desenvolvimento e crescimento pessoal, escolar e social da criança com SA, permitindo-lhe uma educação inclusiva e de qualidade. O desafio proposto consistiu na descoberta dos benefícios das expressões artísticas, especificamente das áreas de Expressão Plástica, Expressão Dramática e Expressão Físico-Motora, na promoção de aprendizagens numa criança do 1º Ciclo com SA e as conclusões obtidas permitiram verificar que existem variadas estratégias / atividades artísticas que permitem não só a verdadeira inclusão da criança com SA na sala de aula, como também a realização de aprendizagens significativas e a aquisição de competências necessárias à vida futura, proporcionando-lhe oportunidades de expressão.The fact that children with Asperger Syndrome – AS exist can neither be ignored nor forgotten. After developing several studies about this issue, many authors have compiled and made reference to the main features of this syndrome, facilitating valuable advice and information. Throughout this study related literature was reviewed in order to understand AS. The emphasis stands on the importance of the artistic language of the child, family and teacher / school in the development and personal growth, educational and social development of the AS child, allowing him/her an inclusive education and an education of quality. The challenge was to discover the benefits of artistic languages, mainly Arts, Drama and Physical-Motor expression in promoting AS children learning in primary school. Findings helped to confirm that there are several artistic strategies / activities that allow, not only the true inclusion of children with AS in the classroom, but also the achievement of significant learning and the development of life skills, providing them, at the same time, opportunities to express themselves.2013-02-01T15:13:11Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/3030porBaptista, Sandra Isabel Marcosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-06T11:55:01Zoai:recil.ulusofona.pt:10437/3030Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-06T11:55:01Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Benefícios das Expressões Artísticas numa Criança do 1º Ciclo com Síndrome de Asperger |
title |
Benefícios das Expressões Artísticas numa Criança do 1º Ciclo com Síndrome de Asperger |
spellingShingle |
Benefícios das Expressões Artísticas numa Criança do 1º Ciclo com Síndrome de Asperger Baptista, Sandra Isabel Marcos EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO ESPECIAL SÍNDROME DE ASPERGER EDUCAÇÃO INCLUSIVA MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR ARTE EDUCATION SPECIAL EDUCATION ASPERGER SYNDROME INCLUSIVE EDUCATION ART |
title_short |
Benefícios das Expressões Artísticas numa Criança do 1º Ciclo com Síndrome de Asperger |
title_full |
Benefícios das Expressões Artísticas numa Criança do 1º Ciclo com Síndrome de Asperger |
title_fullStr |
Benefícios das Expressões Artísticas numa Criança do 1º Ciclo com Síndrome de Asperger |
title_full_unstemmed |
Benefícios das Expressões Artísticas numa Criança do 1º Ciclo com Síndrome de Asperger |
title_sort |
Benefícios das Expressões Artísticas numa Criança do 1º Ciclo com Síndrome de Asperger |
author |
Baptista, Sandra Isabel Marcos |
author_facet |
Baptista, Sandra Isabel Marcos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Baptista, Sandra Isabel Marcos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO ESPECIAL SÍNDROME DE ASPERGER EDUCAÇÃO INCLUSIVA MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR ARTE EDUCATION SPECIAL EDUCATION ASPERGER SYNDROME INCLUSIVE EDUCATION ART |
topic |
EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO ESPECIAL SÍNDROME DE ASPERGER EDUCAÇÃO INCLUSIVA MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR ARTE EDUCATION SPECIAL EDUCATION ASPERGER SYNDROME INCLUSIVE EDUCATION ART |
description |
A existência de crianças com Síndrome de Asperger – SA é um facto que não pode ser ignorado nem esquecido. Após várias análises, diversos autores compilaram e fizeram referência às principais caraterísticas desta síndrome, dando-nos preciosas indicações e informações. Ao longo deste estudo foi nossa preocupação procedermos à revisão da literatura para compreendermos em que consiste a Síndrome de Asperger, focando também a importância da linguagem artística da criança, da família e do professor / escola no desenvolvimento e crescimento pessoal, escolar e social da criança com SA, permitindo-lhe uma educação inclusiva e de qualidade. O desafio proposto consistiu na descoberta dos benefícios das expressões artísticas, especificamente das áreas de Expressão Plástica, Expressão Dramática e Expressão Físico-Motora, na promoção de aprendizagens numa criança do 1º Ciclo com SA e as conclusões obtidas permitiram verificar que existem variadas estratégias / atividades artísticas que permitem não só a verdadeira inclusão da criança com SA na sala de aula, como também a realização de aprendizagens significativas e a aquisição de competências necessárias à vida futura, proporcionando-lhe oportunidades de expressão. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01T00:00:00Z 2012 2013-02-01T15:13:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/3030 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/3030 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817544057044336640 |