Sistema de Gestão Energética e de Controlo de uma Solução de Segurança Rodoviária
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/19806 |
Resumo: | Nos dias que correm, morrem, em média a nível mundial, 3 mil pessoas diariamente devido a acidentes rodoviários, o que os coloca na lista das 10 maiores causas de morte, segundo a Organização Mundial de Saúde. Os atropelamentos representam, aproximadamente, 40% dos acidentes rodoviários fatais e é a partir deste valor que surge a necessidade de desenvolver soluções eficazes para promover uma maior segurança rodoviária para os peões que circulam na estrada. Este projeto surge no âmbito de desenvolver uma solução rodoviária que promova a segurança nas travessias de peões. Pretende-se criar uma solução capaz de evitar que os atropelamentos ocorram, através da execução de efeitos luminosos para que os condutores sejam alertados para a presença de peões na passadeira. Para isso, pretende-se implementar sensores à entrada da travessia de peões, que sejam capazes de detetar os peões a entrar na passadeira, e atuadores, que sejam capazes de produzir efeitos luminosos, de forma a advertir os condutores para o facto de existir pessoas a atravessar a passadeira. Além da criação da solução rodoviária, pretende-se que esta seja sustentável e para que isso aconteça, espera-se implementar um sistema capaz de alimentar a solução, mas que seja, preferencialmente, realizado através de energia limpa, isto é, através de um sistema fotovoltaico. No entanto, quando o sistema fotovoltaico não for capaz de alimentar a solução, esta não pode ficar sem estar a funcionar e será necessário ligar o mesmo à rede pública de energia. |
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Sistema de Gestão Energética e de Controlo de uma Solução de Segurança RodoviáriaSegurança RodoviáriaSustentabilidadePeõesPassadeiraSensoresAtuadoresMicrocontroladoresComunicaçãoRoad SafetySustainabilityPedestriansCrosswalkSensorsActuatorsMicrocontrollersCommunicationNos dias que correm, morrem, em média a nível mundial, 3 mil pessoas diariamente devido a acidentes rodoviários, o que os coloca na lista das 10 maiores causas de morte, segundo a Organização Mundial de Saúde. Os atropelamentos representam, aproximadamente, 40% dos acidentes rodoviários fatais e é a partir deste valor que surge a necessidade de desenvolver soluções eficazes para promover uma maior segurança rodoviária para os peões que circulam na estrada. Este projeto surge no âmbito de desenvolver uma solução rodoviária que promova a segurança nas travessias de peões. Pretende-se criar uma solução capaz de evitar que os atropelamentos ocorram, através da execução de efeitos luminosos para que os condutores sejam alertados para a presença de peões na passadeira. Para isso, pretende-se implementar sensores à entrada da travessia de peões, que sejam capazes de detetar os peões a entrar na passadeira, e atuadores, que sejam capazes de produzir efeitos luminosos, de forma a advertir os condutores para o facto de existir pessoas a atravessar a passadeira. Além da criação da solução rodoviária, pretende-se que esta seja sustentável e para que isso aconteça, espera-se implementar um sistema capaz de alimentar a solução, mas que seja, preferencialmente, realizado através de energia limpa, isto é, através de um sistema fotovoltaico. No entanto, quando o sistema fotovoltaico não for capaz de alimentar a solução, esta não pode ficar sem estar a funcionar e será necessário ligar o mesmo à rede pública de energia.These days, an average of 3,000 people die every day as a result of road accidents, which places them in the top 10 leading causes of death, according to the World Health Organization. Runovers represent approximately 40% of fatal road accidents and it’s from this figure that urges the need to develop effective solutions to promote greater road safety for pedestrians on the road arises. This project comes within the scope of developing a road solution that promotes safety in pedestrian crosswalks. The aim is to create a solution capable of preventing pedestrians from being run over, through the execution of light effects so that drivers are alerted to the presence of pedestrians on the crosswalk. During the development of this project it’s intended to implement sensors at the entrance of the pedestrian crossing, to detect pedestrians entering the crossing, and actuators, to produce light effects, in order to warn drivers of the fact that there are pedestrian crossing the crosswalk. In addition to creating the road solution, it is intended that it be sustainable and for that to happen, it is expected to implement a system capable of feeding the solution, but which is preferably carried out through clean energy, in this case, a photovoltaic system. However, when the photovoltaic system is not capable of supplying the solution, it cannot be out of order and it will be necessary to connect the solution to the electrical grid.Santos, Veríssimo Manuel Brandão LimaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoBarbosa, Maria Eduarda Pinto de Sousa20212024-11-17T00:00:00Z2021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/19806TID:202796833porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:14:41Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/19806Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:39:52.723370Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Nos dias que correm, morrem, em média a nível mundial, 3 mil pessoas diariamente devido a acidentes rodoviários, o que os coloca na lista das 10 maiores causas de morte, segundo a Organização Mundial de Saúde. Os atropelamentos representam, aproximadamente, 40% dos acidentes rodoviários fatais e é a partir deste valor que surge a necessidade de desenvolver soluções eficazes para promover uma maior segurança rodoviária para os peões que circulam na estrada. Este projeto surge no âmbito de desenvolver uma solução rodoviária que promova a segurança nas travessias de peões. Pretende-se criar uma solução capaz de evitar que os atropelamentos ocorram, através da execução de efeitos luminosos para que os condutores sejam alertados para a presença de peões na passadeira. Para isso, pretende-se implementar sensores à entrada da travessia de peões, que sejam capazes de detetar os peões a entrar na passadeira, e atuadores, que sejam capazes de produzir efeitos luminosos, de forma a advertir os condutores para o facto de existir pessoas a atravessar a passadeira. Além da criação da solução rodoviária, pretende-se que esta seja sustentável e para que isso aconteça, espera-se implementar um sistema capaz de alimentar a solução, mas que seja, preferencialmente, realizado através de energia limpa, isto é, através de um sistema fotovoltaico. No entanto, quando o sistema fotovoltaico não for capaz de alimentar a solução, esta não pode ficar sem estar a funcionar e será necessário ligar o mesmo à rede pública de energia. |
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