Passadeiras de peões de nova geração
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/29726 |
Resumo: | Nos últimos anos temos assistido a uma grande aposta na segurança rodoviária por parte de muitos países ao redor do mundo, incluindo Portugal. Ainda assim, segundo a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, são atropeladas cerca de catorze pessoas por dia [1]. Tendo em vista a redução destes valores, e como resposta aos novos perigos que advém dos peões se deslocarem a olhar para os telemóveis, ou dos veículos elétricos se deslocarem silenciosamente, propomos um novo tipo de passadeiras designado de Sinalização Transversal Ativa de Passadeiras (STAP). STAP é uma solução para o alerta de condutores e peões, mediante a identificação de situações de perigo nas proximidades das passadeiras, por meio da deteção em tempo real de pessoas e veículos. Utiliza a projeção de iluminação sobre a estrada para delimitar o acesso e captar a atenção dos intervenientes com perfis luminosos específicos, de acordo com a presença do peão, a velocidade das viaturas e a visibilidade. No decorrer projeto foi dado ênfase à deteção de pessoas através de uma rede neuronal, à aquisição de velocidades com recurso a um radar e ao controlo das luminárias de acordo com a iluminação do local. Neste momento a sinalização luminosa é feita com tiras de LED RGB endereçáveis aplicadas nos postes, mas considerando a projeção de luz na estrada num futuro próximo. Foram realizados diversos testes para comprovar a eficácia e as limitações do sistema, tais como contagem e classificação de veículos, exatidão na deteção de peões, otimização dos tempos de autorização e proibição de passagem e controlo de luminosidade, tendo em vista a criação de um protótipo em tamanho real. |
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Nos últimos anos temos assistido a uma grande aposta na segurança rodoviária por parte de muitos países ao redor do mundo, incluindo Portugal. Ainda assim, segundo a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, são atropeladas cerca de catorze pessoas por dia [1]. Tendo em vista a redução destes valores, e como resposta aos novos perigos que advém dos peões se deslocarem a olhar para os telemóveis, ou dos veículos elétricos se deslocarem silenciosamente, propomos um novo tipo de passadeiras designado de Sinalização Transversal Ativa de Passadeiras (STAP). STAP é uma solução para o alerta de condutores e peões, mediante a identificação de situações de perigo nas proximidades das passadeiras, por meio da deteção em tempo real de pessoas e veículos. Utiliza a projeção de iluminação sobre a estrada para delimitar o acesso e captar a atenção dos intervenientes com perfis luminosos específicos, de acordo com a presença do peão, a velocidade das viaturas e a visibilidade. No decorrer projeto foi dado ênfase à deteção de pessoas através de uma rede neuronal, à aquisição de velocidades com recurso a um radar e ao controlo das luminárias de acordo com a iluminação do local. Neste momento a sinalização luminosa é feita com tiras de LED RGB endereçáveis aplicadas nos postes, mas considerando a projeção de luz na estrada num futuro próximo. Foram realizados diversos testes para comprovar a eficácia e as limitações do sistema, tais como contagem e classificação de veículos, exatidão na deteção de peões, otimização dos tempos de autorização e proibição de passagem e controlo de luminosidade, tendo em vista a criação de um protótipo em tamanho real. |
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