As tecnologias de informação e a criação de vantagens competitivas na indústria de cartões de crédito

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alagoa, Humberto Jorge Pólvora Pires
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/15068
Resumo: Mestrado em Gestão e Estratégia Industrial
id RCAP_ac1083d87da6133a261a5979becccab8
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/15068
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As tecnologias de informação e a criação de vantagens competitivas na indústria de cartões de créditoEstratégiaCartão de créditoSistemas de InformaçãoVantagem competitivaMetodologiaIndicadoresStrategyCredit cardInformation systemsCompetitive advantageMethodologyIndicatorsMestrado em Gestão e Estratégia Industrial·A indústria de cartões de crédito tem apenas quatro décadas de existência e já é actualmente o produto ·financeiro mais conhecido e utilizado em todo o Mundo. É, igualmente, considerado cada vez mais um · produto com elevado conteúdo de informação fazendo apelo crescentemente dos mais recentes avanços. . no domínio das tecnologias de informação. O presente trabalho começa por identificar as evoluções mais recentes nesta indústria na qual a utilização das tecnologias de informação assume um papel preponderante. É devido a essa importância : · que a definição de uma metodologia de implementação de um sistema de informação se torna num . factor crítico de sucesso no negócio de cartões de crédito. Seguidamente, identificam-se as . necessidades de negócio actuais e futuras e a articulação destas com a concepção dos sistemas de informação. A identificação clara dos objectivos de negócio, o contexto da organização e a utilização dos sistemas de informação permite cultivar situações de vantagem competitiva sobre as outras organizações na indústria. Tendo em consideração o impacte dos sistemas de informação, descreve-se uma metodologia de análise estratégica dos sistemas de informação envolvendo uma interacção entre as variáveis de negócio e a gestão da informação, apoiada em indicadores cujo comportamento permite acompanhar a ·evolução estratégica da empresa não só em termos de nível de desempenho como de evolução da própria gestão da informação. .· . .: .'The credit card industry has just four decades of existence and is already the financial product most widely used and known ali over the World. It is also assumed that it is a product with a high information content and increasingly adopting the latest advances from.the information technology. · This document starts by identifying the most recent trends in this industry in which the use of the . information technologies plays a very important role. It is due to that importance that a defmition of a methodology to implement inforrnation systems becomes a criticai success factor in the credit card business. Afterwards, the present and future business needs are identified as well as the relationship between them and the information systems. The clear identification of the business goals, the organisation environment and the use of the · ·inforrnation systems allow the establishment of competitive advantages towards other organisations in · 'the industry. Considering the impact of the information systems, it is suggested a methodology of , "strategic analysis of information systems involving the business variables and the management of lnformation, supported by indicators that monitor the performance and strategical evolution of the organisation both under economic and information systems perspectives.Jordão, Jorge M. VieiraRepositório da Universidade de LisboaAlagoa, Humberto Jorge Pólvora Pires2018-03-09T12:22:06Z2000-072000-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/15068porAlagoa, Humberto Jorge Pólvora Pires (2000). " As tecnologias de informação e a criação de vantagens competitivas na indústria de cartões de crédito". Tese de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:45:03Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/15068Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:00:48.701325Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As tecnologias de informação e a criação de vantagens competitivas na indústria de cartões de crédito
title As tecnologias de informação e a criação de vantagens competitivas na indústria de cartões de crédito
spellingShingle As tecnologias de informação e a criação de vantagens competitivas na indústria de cartões de crédito
Alagoa, Humberto Jorge Pólvora Pires
Estratégia
Cartão de crédito
Sistemas de Informação
Vantagem competitiva
Metodologia
Indicadores
Strategy
Credit card
Information systems
Competitive advantage
Methodology
Indicators
title_short As tecnologias de informação e a criação de vantagens competitivas na indústria de cartões de crédito
title_full As tecnologias de informação e a criação de vantagens competitivas na indústria de cartões de crédito
title_fullStr As tecnologias de informação e a criação de vantagens competitivas na indústria de cartões de crédito
title_full_unstemmed As tecnologias de informação e a criação de vantagens competitivas na indústria de cartões de crédito
title_sort As tecnologias de informação e a criação de vantagens competitivas na indústria de cartões de crédito
author Alagoa, Humberto Jorge Pólvora Pires
author_facet Alagoa, Humberto Jorge Pólvora Pires
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Jordão, Jorge M. Vieira
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Alagoa, Humberto Jorge Pólvora Pires
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégia
Cartão de crédito
Sistemas de Informação
Vantagem competitiva
Metodologia
Indicadores
Strategy
Credit card
Information systems
Competitive advantage
Methodology
Indicators
topic Estratégia
Cartão de crédito
Sistemas de Informação
Vantagem competitiva
Metodologia
Indicadores
Strategy
Credit card
Information systems
Competitive advantage
Methodology
Indicators
description Mestrado em Gestão e Estratégia Industrial
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000-07
2000-07-01T00:00:00Z
2018-03-09T12:22:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/15068
url http://hdl.handle.net/10400.5/15068
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Alagoa, Humberto Jorge Pólvora Pires (2000). " As tecnologias de informação e a criação de vantagens competitivas na indústria de cartões de crédito". Tese de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131096898600960