As tecnologias de informação e a criação de vantagens competitivas na indústria de cartões de crédito
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/15068 |
Resumo: | Mestrado em Gestão e Estratégia Industrial |
id |
RCAP_ac1083d87da6133a261a5979becccab8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/15068 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As tecnologias de informação e a criação de vantagens competitivas na indústria de cartões de créditoEstratégiaCartão de créditoSistemas de InformaçãoVantagem competitivaMetodologiaIndicadoresStrategyCredit cardInformation systemsCompetitive advantageMethodologyIndicatorsMestrado em Gestão e Estratégia Industrial·A indústria de cartões de crédito tem apenas quatro décadas de existência e já é actualmente o produto ·financeiro mais conhecido e utilizado em todo o Mundo. É, igualmente, considerado cada vez mais um · produto com elevado conteúdo de informação fazendo apelo crescentemente dos mais recentes avanços. . no domínio das tecnologias de informação. O presente trabalho começa por identificar as evoluções mais recentes nesta indústria na qual a utilização das tecnologias de informação assume um papel preponderante. É devido a essa importância : · que a definição de uma metodologia de implementação de um sistema de informação se torna num . factor crítico de sucesso no negócio de cartões de crédito. Seguidamente, identificam-se as . necessidades de negócio actuais e futuras e a articulação destas com a concepção dos sistemas de informação. A identificação clara dos objectivos de negócio, o contexto da organização e a utilização dos sistemas de informação permite cultivar situações de vantagem competitiva sobre as outras organizações na indústria. Tendo em consideração o impacte dos sistemas de informação, descreve-se uma metodologia de análise estratégica dos sistemas de informação envolvendo uma interacção entre as variáveis de negócio e a gestão da informação, apoiada em indicadores cujo comportamento permite acompanhar a ·evolução estratégica da empresa não só em termos de nível de desempenho como de evolução da própria gestão da informação. .· . .: .'The credit card industry has just four decades of existence and is already the financial product most widely used and known ali over the World. It is also assumed that it is a product with a high information content and increasingly adopting the latest advances from.the information technology. · This document starts by identifying the most recent trends in this industry in which the use of the . information technologies plays a very important role. It is due to that importance that a defmition of a methodology to implement inforrnation systems becomes a criticai success factor in the credit card business. Afterwards, the present and future business needs are identified as well as the relationship between them and the information systems. The clear identification of the business goals, the organisation environment and the use of the · ·inforrnation systems allow the establishment of competitive advantages towards other organisations in · 'the industry. Considering the impact of the information systems, it is suggested a methodology of , "strategic analysis of information systems involving the business variables and the management of lnformation, supported by indicators that monitor the performance and strategical evolution of the organisation both under economic and information systems perspectives.Jordão, Jorge M. VieiraRepositório da Universidade de LisboaAlagoa, Humberto Jorge Pólvora Pires2018-03-09T12:22:06Z2000-072000-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/15068porAlagoa, Humberto Jorge Pólvora Pires (2000). " As tecnologias de informação e a criação de vantagens competitivas na indústria de cartões de crédito". Tese de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:45:03Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/15068Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:00:48.701325Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As tecnologias de informação e a criação de vantagens competitivas na indústria de cartões de crédito |
title |
As tecnologias de informação e a criação de vantagens competitivas na indústria de cartões de crédito |
spellingShingle |
As tecnologias de informação e a criação de vantagens competitivas na indústria de cartões de crédito Alagoa, Humberto Jorge Pólvora Pires Estratégia Cartão de crédito Sistemas de Informação Vantagem competitiva Metodologia Indicadores Strategy Credit card Information systems Competitive advantage Methodology Indicators |
title_short |
As tecnologias de informação e a criação de vantagens competitivas na indústria de cartões de crédito |
title_full |
As tecnologias de informação e a criação de vantagens competitivas na indústria de cartões de crédito |
title_fullStr |
As tecnologias de informação e a criação de vantagens competitivas na indústria de cartões de crédito |
title_full_unstemmed |
As tecnologias de informação e a criação de vantagens competitivas na indústria de cartões de crédito |
title_sort |
As tecnologias de informação e a criação de vantagens competitivas na indústria de cartões de crédito |
author |
Alagoa, Humberto Jorge Pólvora Pires |
author_facet |
Alagoa, Humberto Jorge Pólvora Pires |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Jordão, Jorge M. Vieira Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alagoa, Humberto Jorge Pólvora Pires |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estratégia Cartão de crédito Sistemas de Informação Vantagem competitiva Metodologia Indicadores Strategy Credit card Information systems Competitive advantage Methodology Indicators |
topic |
Estratégia Cartão de crédito Sistemas de Informação Vantagem competitiva Metodologia Indicadores Strategy Credit card Information systems Competitive advantage Methodology Indicators |
description |
Mestrado em Gestão e Estratégia Industrial |
publishDate |
2000 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2000-07 2000-07-01T00:00:00Z 2018-03-09T12:22:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/15068 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/15068 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Alagoa, Humberto Jorge Pólvora Pires (2000). " As tecnologias de informação e a criação de vantagens competitivas na indústria de cartões de crédito". Tese de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131096898600960 |