As TIC como ambientes virtuais abertos de aprendizagem na sociedade em rede
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/11348 |
Resumo: | Produção científica Integrada no âmbito de projeto da UID4372/FCT Laboratório de Educação a Distância e Elearning, Universidade Aberta. |
id |
RCAP_ac16cf1eeb7c7fa5887b4637b02f2e2f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/11348 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As TIC como ambientes virtuais abertos de aprendizagem na sociedade em redeICT as open virtual learning environments in the networked societyCiberculturaInteligência coletivaBlended learningAmbientes virtuais de aprendizagemTecnologias educacionais em redeCybercultureCollective intelligenceVirtual learning environmentsNetworked educational technologiesProdução científica Integrada no âmbito de projeto da UID4372/FCT Laboratório de Educação a Distância e Elearning, Universidade Aberta.No contexto da sociedade globalizada, as tecnologias da informação e comunicação dão corpo à cibercultura e, mais concretamente, permitem promover a inteligência coletiva. Tais dinâmicas estão presentes em muitos eixos da atividade humana, nomeadamente na educação, incluindo na educação aberta. Assim, e posicionando-nos neste eixo, refletimos sobre o impacto das tecnologias nos sistemas educativos, em particular no contexto dos ambientes virtuais de aprendizagem. Para o efeito, consideramos uma tecnologia educacional em rede específica – a Wikipédia –, explorando o seu potencial, quer enquanto resultado da sabedoria das multidões, quer como uma comunidade de prática. E, da integração curricular que temos vindo a fazer desta enciclopédia, exemplo paradigmático da Web 2.0, salienta-se que por via da COVID-19, na atualidade, adquire uma outra dimensão no campo educativo, seja totalmente a distância ou na modalidade de blended learning.In the context of a globalized society, information and communication technologies embody cyberculture and, more specifically, allow the promotion of collective intelligence. Such dynamics are present in many axes of human activity, namely in education, including open education. Thus, and assuming that axis, we reflect on the impact of technologies on educational systems, particularly in the context of virtual learning environments. To that end, we consider a specific networked educational technology – Wikipedia –, exploring its potential both as a result of the wisdom of the crowds and as a community of practice. And, from the curricular integration we have been considering of this encyclopedia, a paradigmatic example of Web 2.0, it is noteworthy that, because of COVID-19, currently, it acquires a different dimension in the educational field, whether entirely at a distance or in the blended learning modality.Revista UFGRepositório AbertoCardoso, Teresa Margarida LoureiroPestana, Filomena2021-11-05T12:38:00Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/11348porCardoso, T. & Pestana, F. (2021). As TIC como Ambientes Virtuais Abertos de Aprendizagem na Sociedade em Rede. Revista UFG, 21, pp. 1-26.2179-2925info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:38:59Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/11348Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:50:47.091482Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As TIC como ambientes virtuais abertos de aprendizagem na sociedade em rede ICT as open virtual learning environments in the networked society |
title |
As TIC como ambientes virtuais abertos de aprendizagem na sociedade em rede |
spellingShingle |
As TIC como ambientes virtuais abertos de aprendizagem na sociedade em rede Cardoso, Teresa Margarida Loureiro Cibercultura Inteligência coletiva Blended learning Ambientes virtuais de aprendizagem Tecnologias educacionais em rede Cyberculture Collective intelligence Virtual learning environments Networked educational technologies |
title_short |
As TIC como ambientes virtuais abertos de aprendizagem na sociedade em rede |
title_full |
As TIC como ambientes virtuais abertos de aprendizagem na sociedade em rede |
title_fullStr |
As TIC como ambientes virtuais abertos de aprendizagem na sociedade em rede |
title_full_unstemmed |
As TIC como ambientes virtuais abertos de aprendizagem na sociedade em rede |
title_sort |
As TIC como ambientes virtuais abertos de aprendizagem na sociedade em rede |
author |
Cardoso, Teresa Margarida Loureiro |
author_facet |
Cardoso, Teresa Margarida Loureiro Pestana, Filomena |
author_role |
author |
author2 |
Pestana, Filomena |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardoso, Teresa Margarida Loureiro Pestana, Filomena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cibercultura Inteligência coletiva Blended learning Ambientes virtuais de aprendizagem Tecnologias educacionais em rede Cyberculture Collective intelligence Virtual learning environments Networked educational technologies |
topic |
Cibercultura Inteligência coletiva Blended learning Ambientes virtuais de aprendizagem Tecnologias educacionais em rede Cyberculture Collective intelligence Virtual learning environments Networked educational technologies |
description |
Produção científica Integrada no âmbito de projeto da UID4372/FCT Laboratório de Educação a Distância e Elearning, Universidade Aberta. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-05T12:38:00Z 2021 2021-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/11348 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/11348 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Cardoso, T. & Pestana, F. (2021). As TIC como Ambientes Virtuais Abertos de Aprendizagem na Sociedade em Rede. Revista UFG, 21, pp. 1-26. 2179-2925 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista UFG |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista UFG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135096658198528 |