As TIC como ambientes virtuais abertos de aprendizagem na sociedade em rede

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Teresa Margarida Loureiro
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Pestana, Filomena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/11348
Resumo: Produção científica Integrada no âmbito de projeto da UID4372/FCT Laboratório de Educação a Distância e Elearning, Universidade Aberta.
id RCAP_ac16cf1eeb7c7fa5887b4637b02f2e2f
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/11348
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As TIC como ambientes virtuais abertos de aprendizagem na sociedade em redeICT as open virtual learning environments in the networked societyCiberculturaInteligência coletivaBlended learningAmbientes virtuais de aprendizagemTecnologias educacionais em redeCybercultureCollective intelligenceVirtual learning environmentsNetworked educational technologiesProdução científica Integrada no âmbito de projeto da UID4372/FCT Laboratório de Educação a Distância e Elearning, Universidade Aberta.No contexto da sociedade globalizada, as tecnologias da informação e comunicação dão corpo à cibercultura e, mais concretamente, permitem promover a inteligência coletiva. Tais dinâmicas estão presentes em muitos eixos da atividade humana, nomeadamente na educação, incluindo na educação aberta. Assim, e posicionando-nos neste eixo, refletimos sobre o impacto das tecnologias nos sistemas educativos, em particular no contexto dos ambientes virtuais de aprendizagem. Para o efeito, consideramos uma tecnologia educacional em rede específica – a Wikipédia –, explorando o seu potencial, quer enquanto resultado da sabedoria das multidões, quer como uma comunidade de prática. E, da integração curricular que temos vindo a fazer desta enciclopédia, exemplo paradigmático da Web 2.0, salienta-se que por via da COVID-19, na atualidade, adquire uma outra dimensão no campo educativo, seja totalmente a distância ou na modalidade de blended learning.In the context of a globalized society, information and communication technologies embody cyberculture and, more specifically, allow the promotion of collective intelligence. Such dynamics are present in many axes of human activity, namely in education, including open education. Thus, and assuming that axis, we reflect on the impact of technologies on educational systems, particularly in the context of virtual learning environments. To that end, we consider a specific networked educational technology – Wikipedia –, exploring its potential both as a result of the wisdom of the crowds and as a community of practice. And, from the curricular integration we have been considering of this encyclopedia, a paradigmatic example of Web 2.0, it is noteworthy that, because of COVID-19, currently, it acquires a different dimension in the educational field, whether entirely at a distance or in the blended learning modality.Revista UFGRepositório AbertoCardoso, Teresa Margarida LoureiroPestana, Filomena2021-11-05T12:38:00Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/11348porCardoso, T. & Pestana, F. (2021). As TIC como Ambientes Virtuais Abertos de Aprendizagem na Sociedade em Rede. Revista UFG, 21, pp. 1-26.2179-2925info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:38:59Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/11348Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:50:47.091482Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As TIC como ambientes virtuais abertos de aprendizagem na sociedade em rede
ICT as open virtual learning environments in the networked society
title As TIC como ambientes virtuais abertos de aprendizagem na sociedade em rede
spellingShingle As TIC como ambientes virtuais abertos de aprendizagem na sociedade em rede
Cardoso, Teresa Margarida Loureiro
Cibercultura
Inteligência coletiva
Blended learning
Ambientes virtuais de aprendizagem
Tecnologias educacionais em rede
Cyberculture
Collective intelligence
Virtual learning environments
Networked educational technologies
title_short As TIC como ambientes virtuais abertos de aprendizagem na sociedade em rede
title_full As TIC como ambientes virtuais abertos de aprendizagem na sociedade em rede
title_fullStr As TIC como ambientes virtuais abertos de aprendizagem na sociedade em rede
title_full_unstemmed As TIC como ambientes virtuais abertos de aprendizagem na sociedade em rede
title_sort As TIC como ambientes virtuais abertos de aprendizagem na sociedade em rede
author Cardoso, Teresa Margarida Loureiro
author_facet Cardoso, Teresa Margarida Loureiro
Pestana, Filomena
author_role author
author2 Pestana, Filomena
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Teresa Margarida Loureiro
Pestana, Filomena
dc.subject.por.fl_str_mv Cibercultura
Inteligência coletiva
Blended learning
Ambientes virtuais de aprendizagem
Tecnologias educacionais em rede
Cyberculture
Collective intelligence
Virtual learning environments
Networked educational technologies
topic Cibercultura
Inteligência coletiva
Blended learning
Ambientes virtuais de aprendizagem
Tecnologias educacionais em rede
Cyberculture
Collective intelligence
Virtual learning environments
Networked educational technologies
description Produção científica Integrada no âmbito de projeto da UID4372/FCT Laboratório de Educação a Distância e Elearning, Universidade Aberta.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-05T12:38:00Z
2021
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/11348
url http://hdl.handle.net/10400.2/11348
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cardoso, T. & Pestana, F. (2021). As TIC como Ambientes Virtuais Abertos de Aprendizagem na Sociedade em Rede. Revista UFG, 21, pp. 1-26.
2179-2925
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista UFG
publisher.none.fl_str_mv Revista UFG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135096658198528