Online tutorial – meeting students’ needs
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.15/3919 |
Resumo: | Pretendemos dar a conhecer um estudo piloto que foi desenvolvido com alunos do ensino superior e cujo objectivo passou pelo ensejo de potenciar o trabalho colaborativo entre os mesmos, bem como as suas capacidades de pesquisa. Os recursos informáticos utilizados foram espaços virtuais de colaboração, uma vez que são espaços com grandes potencialidades ao nível da colaboração e da interacção. O grupo-alvo foi constituído por estudantes de primeiro ano do ensino superior politécnico. Os estudantes estavam divididos em turmas: um grupo a tempo inteiro e outro em pós aboral, ambos frequentando o mesmo curso e a mesma unidade curricular. A estratégia de tutória adoptada iniciou-se com a apresentação de um desafio por parte da docente. Após o desafio lançado os estudantes pesquisaram acerca da temática e partilharam, no Diigo, os links/documentos que encontraram e consideraram serem pertinentes para o desenvolvimento do tema. No final, os estudantes tinham que escrever um artigo acerca do tema, tendo em conta as pesquisas desenvolvidas, as leituras efectuadas e as discussões colaborativas realizadas. Para facilitar o desenvolvimento de uma compreensão partilhada, os estudantes, além de disponibilizarem e comentarem a informação no Diigo, também participaram em sessões virtuais de discussão na plataforma Second Life®. O estudo piloto conduzido, e descrito neste documento, permitiu reunir indicadores sobre as mais valias das ferramentas online utilizadas, nomeadamente no que se refere ao grau e qualidade da participação, colaboração e interacção dos estudantes, aliados à inexistência de constrangimentos de ordem temporal e/ou física. |
id |
RCAP_773418dab00ea7ecab3e9146f8bda364 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/3919 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Online tutorial – meeting students’ needsambientes virtuais colaborativosblended learningcontextos de aprendizagemSecond Life®tutoria onlineblended learningcollaborative virtual environmentslearning contextsonline tutorialPretendemos dar a conhecer um estudo piloto que foi desenvolvido com alunos do ensino superior e cujo objectivo passou pelo ensejo de potenciar o trabalho colaborativo entre os mesmos, bem como as suas capacidades de pesquisa. Os recursos informáticos utilizados foram espaços virtuais de colaboração, uma vez que são espaços com grandes potencialidades ao nível da colaboração e da interacção. O grupo-alvo foi constituído por estudantes de primeiro ano do ensino superior politécnico. Os estudantes estavam divididos em turmas: um grupo a tempo inteiro e outro em pós aboral, ambos frequentando o mesmo curso e a mesma unidade curricular. A estratégia de tutória adoptada iniciou-se com a apresentação de um desafio por parte da docente. Após o desafio lançado os estudantes pesquisaram acerca da temática e partilharam, no Diigo, os links/documentos que encontraram e consideraram serem pertinentes para o desenvolvimento do tema. No final, os estudantes tinham que escrever um artigo acerca do tema, tendo em conta as pesquisas desenvolvidas, as leituras efectuadas e as discussões colaborativas realizadas. Para facilitar o desenvolvimento de uma compreensão partilhada, os estudantes, além de disponibilizarem e comentarem a informação no Diigo, também participaram em sessões virtuais de discussão na plataforma Second Life®. O estudo piloto conduzido, e descrito neste documento, permitiu reunir indicadores sobre as mais valias das ferramentas online utilizadas, nomeadamente no que se refere ao grau e qualidade da participação, colaboração e interacção dos estudantes, aliados à inexistência de constrangimentos de ordem temporal e/ou física.This article will present a pilot study that was developed with students from higher education on approaches to increase the collaborative work between students, and to enhance their research skills. The methodology we are evaluating is designed around collaborative virtual spaces which offer some benefits for deeper collaboration and interaction. The target group was students from the 1st year of a Higher Level Course. One group of students was in full-time education and a second group was mature students in part-time education. Both groups are engaged on an identical course. The tutorial strategy adopted began with the teacher setting the class a challenge. Students were then invited to research the question and post whatever links/documents they consider relevant using a Diigo group, and comment on what they found (using the share and comment capabilities). The task for students was to write an article about the topic based on their research, readings and collaborative discussions. To facilitate the development of a shared understanding the students posted information and participated in virtual on-line meetings (Second Life®). The pilot study implemented, and described in this article, demonstrated some gains from the use of online tools, in particular related with the level and quality of participation, collaboration and interaction among students. The use of virtual environments allows students to participate in richer interactions at times that are more convenient to their work/study patterns, with no physical restrictionsInstituto de Educação da Universidade de LisboaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémLoureiro, AnaWood, DavidBettencourt da Cruz, Teresa Maria2022-03-26T16:00:54Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/3919engLoureiro, A., Wood, D. & Bettencourt, T. (2010). Online tutorial - meeting students' needs. In: COSTA, Fernando; MIRANDA, Guilhermina; MATOS, João; CHAGAS, Isabel & CRUZ, Elisabete (Orgs.) (2010). Actas do I Encontro Internacional TIC e Educação. Inovação Curricular com TIC [Edição em CD-Rom]. Lisboa. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. ISBN: 978-989-96999-1-5978-989-96999-1-5info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:36:19Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/3919Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:55:36.304577Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Online tutorial – meeting students’ needs |
title |
Online tutorial – meeting students’ needs |
spellingShingle |
Online tutorial – meeting students’ needs Loureiro, Ana ambientes virtuais colaborativos blended learning contextos de aprendizagem Second Life® tutoria online blended learning collaborative virtual environments learning contexts online tutorial |
title_short |
Online tutorial – meeting students’ needs |
title_full |
Online tutorial – meeting students’ needs |
title_fullStr |
Online tutorial – meeting students’ needs |
title_full_unstemmed |
Online tutorial – meeting students’ needs |
title_sort |
Online tutorial – meeting students’ needs |
author |
Loureiro, Ana |
author_facet |
Loureiro, Ana Wood, David Bettencourt da Cruz, Teresa Maria |
author_role |
author |
author2 |
Wood, David Bettencourt da Cruz, Teresa Maria |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Loureiro, Ana Wood, David Bettencourt da Cruz, Teresa Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ambientes virtuais colaborativos blended learning contextos de aprendizagem Second Life® tutoria online blended learning collaborative virtual environments learning contexts online tutorial |
topic |
ambientes virtuais colaborativos blended learning contextos de aprendizagem Second Life® tutoria online blended learning collaborative virtual environments learning contexts online tutorial |
description |
Pretendemos dar a conhecer um estudo piloto que foi desenvolvido com alunos do ensino superior e cujo objectivo passou pelo ensejo de potenciar o trabalho colaborativo entre os mesmos, bem como as suas capacidades de pesquisa. Os recursos informáticos utilizados foram espaços virtuais de colaboração, uma vez que são espaços com grandes potencialidades ao nível da colaboração e da interacção. O grupo-alvo foi constituído por estudantes de primeiro ano do ensino superior politécnico. Os estudantes estavam divididos em turmas: um grupo a tempo inteiro e outro em pós aboral, ambos frequentando o mesmo curso e a mesma unidade curricular. A estratégia de tutória adoptada iniciou-se com a apresentação de um desafio por parte da docente. Após o desafio lançado os estudantes pesquisaram acerca da temática e partilharam, no Diigo, os links/documentos que encontraram e consideraram serem pertinentes para o desenvolvimento do tema. No final, os estudantes tinham que escrever um artigo acerca do tema, tendo em conta as pesquisas desenvolvidas, as leituras efectuadas e as discussões colaborativas realizadas. Para facilitar o desenvolvimento de uma compreensão partilhada, os estudantes, além de disponibilizarem e comentarem a informação no Diigo, também participaram em sessões virtuais de discussão na plataforma Second Life®. O estudo piloto conduzido, e descrito neste documento, permitiu reunir indicadores sobre as mais valias das ferramentas online utilizadas, nomeadamente no que se refere ao grau e qualidade da participação, colaboração e interacção dos estudantes, aliados à inexistência de constrangimentos de ordem temporal e/ou física. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2010-01-01T00:00:00Z 2022-03-26T16:00:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.15/3919 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.15/3919 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Loureiro, A., Wood, D. & Bettencourt, T. (2010). Online tutorial - meeting students' needs. In: COSTA, Fernando; MIRANDA, Guilhermina; MATOS, João; CHAGAS, Isabel & CRUZ, Elisabete (Orgs.) (2010). Actas do I Encontro Internacional TIC e Educação. Inovação Curricular com TIC [Edição em CD-Rom]. Lisboa. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. ISBN: 978-989-96999-1-5 978-989-96999-1-5 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817553961149792256 |