Online tutorial – meeting students’ needs

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Loureiro, Ana
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Wood, David, Bettencourt da Cruz, Teresa Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/3919
Resumo: Pretendemos dar a conhecer um estudo piloto que foi desenvolvido com alunos do ensino superior e cujo objectivo passou pelo ensejo de potenciar o trabalho colaborativo entre os mesmos, bem como as suas capacidades de pesquisa. Os recursos informáticos utilizados foram espaços virtuais de colaboração, uma vez que são espaços com grandes potencialidades ao nível da colaboração e da interacção. O grupo-alvo foi constituído por estudantes de primeiro ano do ensino superior politécnico. Os estudantes estavam divididos em turmas: um grupo a tempo inteiro e outro em pós aboral, ambos frequentando o mesmo curso e a mesma unidade curricular. A estratégia de tutória adoptada iniciou-se com a apresentação de um desafio por parte da docente. Após o desafio lançado os estudantes pesquisaram acerca da temática e partilharam, no Diigo, os links/documentos que encontraram e consideraram serem pertinentes para o desenvolvimento do tema. No final, os estudantes tinham que escrever um artigo acerca do tema, tendo em conta as pesquisas desenvolvidas, as leituras efectuadas e as discussões colaborativas realizadas. Para facilitar o desenvolvimento de uma compreensão partilhada, os estudantes, além de disponibilizarem e comentarem a informação no Diigo, também participaram em sessões virtuais de discussão na plataforma Second Life®. O estudo piloto conduzido, e descrito neste documento, permitiu reunir indicadores sobre as mais valias das ferramentas online utilizadas, nomeadamente no que se refere ao grau e qualidade da participação, colaboração e interacção dos estudantes, aliados à inexistência de constrangimentos de ordem temporal e/ou física.
id RCAP_773418dab00ea7ecab3e9146f8bda364
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/3919
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Online tutorial – meeting students’ needsambientes virtuais colaborativosblended learningcontextos de aprendizagemSecond Life®tutoria onlineblended learningcollaborative virtual environmentslearning contextsonline tutorialPretendemos dar a conhecer um estudo piloto que foi desenvolvido com alunos do ensino superior e cujo objectivo passou pelo ensejo de potenciar o trabalho colaborativo entre os mesmos, bem como as suas capacidades de pesquisa. Os recursos informáticos utilizados foram espaços virtuais de colaboração, uma vez que são espaços com grandes potencialidades ao nível da colaboração e da interacção. O grupo-alvo foi constituído por estudantes de primeiro ano do ensino superior politécnico. Os estudantes estavam divididos em turmas: um grupo a tempo inteiro e outro em pós aboral, ambos frequentando o mesmo curso e a mesma unidade curricular. A estratégia de tutória adoptada iniciou-se com a apresentação de um desafio por parte da docente. Após o desafio lançado os estudantes pesquisaram acerca da temática e partilharam, no Diigo, os links/documentos que encontraram e consideraram serem pertinentes para o desenvolvimento do tema. No final, os estudantes tinham que escrever um artigo acerca do tema, tendo em conta as pesquisas desenvolvidas, as leituras efectuadas e as discussões colaborativas realizadas. Para facilitar o desenvolvimento de uma compreensão partilhada, os estudantes, além de disponibilizarem e comentarem a informação no Diigo, também participaram em sessões virtuais de discussão na plataforma Second Life®. O estudo piloto conduzido, e descrito neste documento, permitiu reunir indicadores sobre as mais valias das ferramentas online utilizadas, nomeadamente no que se refere ao grau e qualidade da participação, colaboração e interacção dos estudantes, aliados à inexistência de constrangimentos de ordem temporal e/ou física.This article will present a pilot study that was developed with students from higher education on approaches to increase the collaborative work between students, and to enhance their research skills. The methodology we are evaluating is designed around collaborative virtual spaces which offer some benefits for deeper collaboration and interaction. The target group was students from the 1st year of a Higher Level Course. One group of students was in full-time education and a second group was mature students in part-time education. Both groups are engaged on an identical course. The tutorial strategy adopted began with the teacher setting the class a challenge. Students were then invited to research the question and post whatever links/documents they consider relevant using a Diigo group, and comment on what they found (using the share and comment capabilities). The task for students was to write an article about the topic based on their research, readings and collaborative discussions. To facilitate the development of a shared understanding the students posted information and participated in virtual on-line meetings (Second Life®). The pilot study implemented, and described in this article, demonstrated some gains from the use of online tools, in particular related with the level and quality of participation, collaboration and interaction among students. The use of virtual environments allows students to participate in richer interactions at times that are more convenient to their work/study patterns, with no physical restrictionsInstituto de Educação da Universidade de LisboaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémLoureiro, AnaWood, DavidBettencourt da Cruz, Teresa Maria2022-03-26T16:00:54Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/3919engLoureiro, A., Wood, D. & Bettencourt, T. (2010). Online tutorial - meeting students' needs. In: COSTA, Fernando; MIRANDA, Guilhermina; MATOS, João; CHAGAS, Isabel & CRUZ, Elisabete (Orgs.) (2010). Actas do I Encontro Internacional TIC e Educação. Inovação Curricular com TIC [Edição em CD-Rom]. Lisboa. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. ISBN: 978-989-96999-1-5978-989-96999-1-5info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:36:19Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/3919Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:55:36.304577Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Online tutorial – meeting students’ needs
title Online tutorial – meeting students’ needs
spellingShingle Online tutorial – meeting students’ needs
Loureiro, Ana
ambientes virtuais colaborativos
blended learning
contextos de aprendizagem
Second Life®
tutoria online
blended learning
collaborative virtual environments
learning contexts
online tutorial
title_short Online tutorial – meeting students’ needs
title_full Online tutorial – meeting students’ needs
title_fullStr Online tutorial – meeting students’ needs
title_full_unstemmed Online tutorial – meeting students’ needs
title_sort Online tutorial – meeting students’ needs
author Loureiro, Ana
author_facet Loureiro, Ana
Wood, David
Bettencourt da Cruz, Teresa Maria
author_role author
author2 Wood, David
Bettencourt da Cruz, Teresa Maria
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Loureiro, Ana
Wood, David
Bettencourt da Cruz, Teresa Maria
dc.subject.por.fl_str_mv ambientes virtuais colaborativos
blended learning
contextos de aprendizagem
Second Life®
tutoria online
blended learning
collaborative virtual environments
learning contexts
online tutorial
topic ambientes virtuais colaborativos
blended learning
contextos de aprendizagem
Second Life®
tutoria online
blended learning
collaborative virtual environments
learning contexts
online tutorial
description Pretendemos dar a conhecer um estudo piloto que foi desenvolvido com alunos do ensino superior e cujo objectivo passou pelo ensejo de potenciar o trabalho colaborativo entre os mesmos, bem como as suas capacidades de pesquisa. Os recursos informáticos utilizados foram espaços virtuais de colaboração, uma vez que são espaços com grandes potencialidades ao nível da colaboração e da interacção. O grupo-alvo foi constituído por estudantes de primeiro ano do ensino superior politécnico. Os estudantes estavam divididos em turmas: um grupo a tempo inteiro e outro em pós aboral, ambos frequentando o mesmo curso e a mesma unidade curricular. A estratégia de tutória adoptada iniciou-se com a apresentação de um desafio por parte da docente. Após o desafio lançado os estudantes pesquisaram acerca da temática e partilharam, no Diigo, os links/documentos que encontraram e consideraram serem pertinentes para o desenvolvimento do tema. No final, os estudantes tinham que escrever um artigo acerca do tema, tendo em conta as pesquisas desenvolvidas, as leituras efectuadas e as discussões colaborativas realizadas. Para facilitar o desenvolvimento de uma compreensão partilhada, os estudantes, além de disponibilizarem e comentarem a informação no Diigo, também participaram em sessões virtuais de discussão na plataforma Second Life®. O estudo piloto conduzido, e descrito neste documento, permitiu reunir indicadores sobre as mais valias das ferramentas online utilizadas, nomeadamente no que se refere ao grau e qualidade da participação, colaboração e interacção dos estudantes, aliados à inexistência de constrangimentos de ordem temporal e/ou física.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-01-01T00:00:00Z
2022-03-26T16:00:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/3919
url http://hdl.handle.net/10400.15/3919
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv Loureiro, A., Wood, D. & Bettencourt, T. (2010). Online tutorial - meeting students' needs. In: COSTA, Fernando; MIRANDA, Guilhermina; MATOS, João; CHAGAS, Isabel & CRUZ, Elisabete (Orgs.) (2010). Actas do I Encontro Internacional TIC e Educação. Inovação Curricular com TIC [Edição em CD-Rom]. Lisboa. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. ISBN: 978-989-96999-1-5
978-989-96999-1-5
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817553961149792256